A investigação das possibilidades da existência de um ser criador pela filosofia é inegável.
Todas as hipóteses esbarram nesta simples questão:
Pode existir um relógio de extremada precisão criar-se a si mesmo? Ora, se este simples objeto não pode construir-se a si mesmo, que diremos do universo? O universo é prova irretorquível de altíssima precisão, necessitando de "uma força ou SER pensante" que lhe tenha elaborado em detalhes.
Tem-se ainda que imaginar que esse SER é independente de sua criação, totalmente livre para se mover por toda a eternidade e criar quando bem lhe aprouver, sendo a criação parte da materia prima de si mesmo, porém diferenciada DAQUILO QUE CRIA, afim de não esbarrarmos numa idéa panteísta o que careceria de atributos especiais à matéria.
A idéia de que uma flor ou uma pedra é atualmente parte de Deus, não necessitaria de comprovação caso as flores ou pedras tivessem o poder de criar outras coisas. Como nada criam, tal idéia é um absurdo, ficando peremptoriamente provado que não são partes de Deus e sim, da sua criação.
Diz o filósofo:
"Poder pensar sempre tudo o que ele quer e operar sempre tudo o que ele quer" e continua....."No universo não há somente uma ordem, mas tudo parece tender para um fim........Sou pois forçado a confessar que há um Ser que existe necessariamente por si mesmo desde sempre e que está na origem de todos os outros seres" Voltaire.
O problema parece não estar na possibilidade imperiosa da existência de Deus, mas na forma como lhe dão impensadamente atributos diversos, sem ao menos qualquer investigação filosófica. É nesta hora que apaga-se aluz e sem lanterna ou bengala, segue o cego seu caminho de fé, permeando um terreno intangível, para um fim absurdamente incognoscível e, obviamente, inatingível. A fé, torna-se um afronte à razão na sua busca impensada por soluções impossíveis e afirmações inconcebíveis.
Tais afirmações impensadas sobre Deus é que estão no cerne da formação do pensamento ateísta.
A bíblia é repleta de afirmações sem qualquer embasamento prático e carente de investigação filosófica, daí afirmações considerdas verdadeiras, que levaram descrentes à fogueira no passado recente, serem tidas hoje como: metáforas, parábolas ou qualquer outra coisa que insista em sustentar o livro como sendo DIVINO.
( Deus fez o mundo em 6 dias, colocou os luminares e as estrelas no firmamento depois..... Adão e Eva e todo o resto do livro! )
Usando-me do filósofo Li Yutang, o sermão da montanha é, de longe o maior amontoado de palavras já proferidas, sem qualquer utilidade prática para esta curta vida!! Leia-o agora e comprove a sua "falta de praticidade".
Para os que tem dúvida sobre a possibilidade da existência de Deus, eu recomendaria o livro "O filósofo ignorante" de Voltaire.
Acredite que o filósofo o levará pelas mãos até quase tocar o Criador, mas faltar-lhes-ão o tato para Sentí-Lo e o filósofo o informará que não é possivel seguir avante de onde estão.
Perdoe-me intrometer-me em sua pergunta pois hoje não sou ateu, mas já fui e o fui justamente pelas respostas imbecís que me eram dadas pela fé.
Sendo este um assunto mui palpitante, participei com minhas parcas ponderações. Esta é uma pergunta, eternamente irresistível!
2006-09-09 23:18:23
·
answer #1
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
0⤊
1⤋
Quer dizer que, se você não sabe explicar, é só colocar um deus no meio? É o deus durepox, tampa qualquer buraco.
2006-09-10 04:45:19
·
answer #2
·
answered by quirky 2
·
2⤊
0⤋
Você escreveu: "Ao meu ver apenas acreditando em um ser maior, conseguiriamos explicar o instante que antencede ao primeiro momento cientifico."
Por quê???!!!... Por quê???!!!... Por quê tem-se que acreditar num ser maior pra explicar isso?!.. Eu não vejo NENHUM motivo para você chegar a essa conclusão!... NADA justifica esse raciocínio!... Dá a impressão que essa plantinha enraizou na sua cabeça!... Sem explicação nenhuma!... Alguém enfiou (ENFIOU) isso na sua cabeça!... Porque não tem nenhuma lógica!! Ilógico é imaginar que algo fez o Universo de forma pensada, arquitetada, planejada! Você conhece o tamanho do Universo?!!
Leia aqui e compreenda o que é o Universo: Dá uma clicadinha e saiba sobre o que você está falando... Fui eu quem fiz. Pode confiar. É muito bonito. Chama-se "O Divino Universo".
http://br.geocities.com/alfbern2006/
Depois me diga se a sua pergunta tem qualquer lógica!!! Como você pode imaginar algo ou alguém, construindo isso tudo que está aí??!!!
É claro que nós ateus, inteligente e racionais, como somos, com o pensamento livre de dogmas e lavagens cerebrais, sabemos que não podemos responder essas perguntas! Não sabemos! Ninguém sabe!!! Ninguém é obrigado a saber o que aconteceu há 14 bilhões de anos atrás!.. Não sabemos, e agora???!!! Vamos ficar chutando? Vamos ficar inventando?! Temos que, somos obrigados a, criar uma desculpa pela nossa ignorância? Vamos inventar um deus? Tem cabimento isso?
~´o vai piorar as coisas porque aí, teremos TAMBÉM, que explicar esse deus!... Responder onde está, como surgiu, como é? É feito de quê? Onde se esconde? Vocês naõ dizem que está no nosso coração? E esses ser apoteótico do nosso coração pode criar alguma coisa?
Olhe, querida... Com todo amor e carinho... ACORDE!...
2006-09-10 12:26:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
E quem criou o seu "Ser Maior"?
2006-09-10 04:59:26
·
answer #4
·
answered by Relógio 1
·
1⤊
0⤋
eu acho que eles vieram de natureza.
2006-09-10 04:47:05
·
answer #5
·
answered by Constancia B 2
·
1⤊
0⤋
Ninguem sabe a resposta para essas suas perguntas. Mas a diferenca entre ciencia e religiao eh que a ciencia admite isso, e esta sempre tentando achar as respostas.
Nao podemos nos contentar com a resposta padrao das religioes, que "deus fez tudo". Se assim fosse, nao teriamos a medicina, a engenharia, a tecnologia, etc.
E voce nao teria o seu computador, tambem. ;-)
.
.
2006-09-10 08:39:23
·
answer #6
·
answered by Júlio César 4
·
0⤊
0⤋
Olha aí, Tena R: no limite, a teoria do Big-Bang (e também a teoria da evolução) não exclui obrigatoriamente uma inteligência causadora -Deus, Manitu ou a Bruxa Má.
Por outro lado, a teoria do Big-Bang tem como uma das opositoras a teoria do pulso (o nome certo não é esse), pela qual o universo contrai-se ese expande continuamente. Esse Big-Bang aí foi só um de uma série - o que não invalida o 1º parágrafo.
2006-09-10 07:36:33
·
answer #7
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
0⤋
Tena vou lhe explicar da seguinte forma que tudo já existia em si mesmo, assim como a sua mente não percebe o porque você pensa que é amor quando tem uma compatibilidade genética com alguém e dela gera uma química de pele porque o teu espírito responsável por esta compatibilidade e que representa a evolução física apesar da sua inconsciência do que esta ocorrendo em seu interior que gera estes argumentos, porque o amor verdadeiro não tem nada haver com sexo e sim são argumentos de expressão do espírito dos sentidos de união virtudes e valores em cima da compatibilidade genética para que tudo se harmonize em três dimensões, dai a confusão em dizer eu ti amo, porque isso eu poderia estar dizendo para você e você para mim que estaria corretissimo mesmo que nos não nos conhecemos, porque a diferença entre nos é só física e mental, porque espiritual somos em equivalência de luz por isso, ame ao próximo como a ti mesmo, mas se nós alem disso ao nos conhecermos tiver esta compatibilidade, então nós começaremos a se completar tridimensionalmente, por isso a expressão eu ti amo, porque ela tem que ser completa em três dimensões. Vou deixa para voce um justificativa do que é verdade para que possas entender que tudo existe em si mesmo e é nos é que determinamos o que é tempo quando assumimos isso em nossas verdades, porque a nossa mente só percebe 180 graus e os outros 180 graus ele apenas conjectura de qual seria a resposta certa e o espirito percebe 360 graus de luz isso quer dizer de união, virtude e valores.
De minha autoria
Verdade é apenas um instrumento de justificativa que tudo existe e possui os seus argumentos em expressão em três dimensões, física mental e espiritual, mas a verdade não julga porque quem a assume somos nós e não é ela que nos assume como verdades.
Então se você perceber esta justificativa do que é verdade vai te responder o seguinte que é só uma questão de escolha do que é verdade. Onde também não se pode confundir dimensão espiritual com espíritos e sim somente com períodos de união, virtudes e valores em cima das outras duas dimensões física e mental para se chegar a uma justificativa correta de três dimensões em argumentos de expressão dos objetivos e realizações existentes.
Um grande abraço
2006-09-10 05:54:49
·
answer #8
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
A teoria do Big Ben encontra ecos remotos nas cosmogonias dos gregos antigos, com correlações impresionantes. Para os helenos, no princício era o Caos, que é representado como uma grande esfera, ou, às um grande ovo. Um dia o Amor se desenlaçou do Caos e começou a fazer com que as coisas fossem geradas a partiir de uma dinâmcia de opostos, que lembra muito o Taoísmo, os conceitos de "yin" e "yang", Os chamados físicos filósos acabam, todos eles falando em Deus, de uma forma menos alegórica, é claro, que aquele mais corrente. Eu acho que o seu tipo de interesse e curiosidade aponta mais para a Filosofia, ou as filosofias do que para as ciências e religiões. Um abraço.
2006-09-10 04:52:30
·
answer #9
·
answered by Rodrigo A 3
·
0⤊
0⤋
anti matéria e uma explicação viável existe um bom livro a falar do aparecimento do mundo e da anti matéria iluminado de Dan Brown (acho que e assim o título em Português)
2006-09-10 04:48:21
·
answer #10
·
answered by zurc69 2
·
0⤊
0⤋
Não acredito em bigbang, teoria da evoluçao nem no criacionismo.
São todas teorias, ninguem prova nada com elas.
Quando alguem provar algo concreto eu acredito.
2006-09-10 04:42:00
·
answer #11
·
answered by Presunto! 4
·
0⤊
0⤋