English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-09 12:35:40 · 26 respostas · perguntado por aléxia 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

26 respostas

DOUTRINA DA TRINDADE

Deus não tem três substâncias, mas sim uma só. Deus é Triúno em Sua forma de existir. Diz-se que o Filho é uma pessoa, o Espírito outra, e o Pai outra, mas a palávra pessoa denota individualidade substancial e moral. Por este motivo, é um pouco "perigoso" usar a palavra pessoa para descrever a Trindade. Não há distinção moral, ideal ou substancial na Divindade. Há distinção de ministério. Uma "Pessoa" da Divindade, nunca discorda da outra, pois há unidade. Não devemos confundir as pessoas(Jesus não é o Pai, o Pai não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é Jesus), mas não devemos dividir as substâncias. Pode parecer um pouco confuso, mas não é. As dúvidas serão dirimidas com o decorrer do estudo, verificando-se o que foi exposto acima, nas Escrituras Sagradas.


Mas vamos ao que interessa: a doutrina da Trindade. Partirei de argumentos que defendem e que negam a Trindade, e farei a exposição de contra-argumentos, mostrando qual a verdade diante das Escrituras. A STV afirma que a cristandade(como chamam os cristãos que não fazem parte da seita), por defender a Trindade, é politeísta. Isso ocorre devido ao fato da STV não entender e não estudar a doutrina. Eu afirmo que a STV que é politeísta, pois ela afirma que Jesus é um deus, que o diabo é um deus, e que homens podem ser deuses. É verdade que as Escrituras chamam o diabo (deus deste século), e algumas vezes homens de deuses. Mas tais não são deuses por natureza, mas o são por que alguém (ou eles próprioso) os consideram como tal.
"Outrora, quando não conhecíeis a Deus,
servíeis aos que por natureza não são deuses;"
Gálatas 4:8




A Bíblia afirma claramente que há um só Deus:
"um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos."
Efésios 4:5-6

" Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."
Isaías 43:10

"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus."
Isaías 44:6




Existe somente um Deus! É isso que a Bíblia afirma. Como as testemunhas de Jeová afirmam que Jesus é um deus menor que Jeová? É por que a crença da seita contradiz a Bíblia. As TJ consideram somente ao Pai como Jeová, mas Jeová é Triúno! Se não fosse assim, a Bíblia estaria se contradizendo, pois se há somente um Deus, como pode Jesus ser Deus, se ele não é Jeová? As Escrituras deixam bem clara a Deidade de Jesus, o que comprova a Trindade:
"de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém."
Romanos 9:5

"Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."
Hebreus 1:8

"aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,"
Tito 2:13




Podemos verificar claramente nos versículos acima, que Jesus é Deus. Isto confirma a doutrina da Trindade, pois como há somente um Deus, e Jesus é Deus, logo Deus Pai e Deus Filho fazem parte de uma Trindade. A STV geralmente anda em círculos, pulando de versículo em versículo (fora de contexto) para contradizer a Trindade. Mas se quisermos refutar a doutrina da Trindade deveremos refutar também a Bíblia. Jesus é Deus (Jo 20:28), o Pai é Deus (Sl 90:2); homens não são deuses (Ez 28:2; Ez 28:9).

Um argumento da STV, para negar que Jesus é Deus, é I Co 8:6:
"todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também."




A STV usa este versículo para afirmar que somente o Pai é Deus. Mas como todos os argumentos da STV são inconsistente, este não poderia fugir à regra. Se nós usarmos este versículo para dizer que somente o Pai é Deus, deveremos também afirmar que somente o Filho é Senhor, e isto contraria a Escritura (Mt 11:25)

STV (SOCIEDADE TORRE DE VIGIA - TEST. DE JEOVÁ)

2006-09-09 12:42:55 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 2

Politeísmo disfarçado.

2006-09-13 07:53:53 · answer #2 · answered by Vanessa O 2 · 1 0

1º = Pai

2º = Filho

3º = Espírito Santo.

Eis o mistério da Santíssima Trindade.L

2006-09-09 12:43:26 · answer #3 · answered by Paulo 7 · 1 0

são as três pessoas, ou devo dizer poderes que regem a criação. Deus pai, criador de todas as coisas, criou tudo por isso o nome Deus pai, Deus filho, Jesus Cristo, sua obra é salvar todos que aceitam como salvador.e Espírito Santo o consolador que interage em nós e nos convence acerca do pecado da justiça e do juízo, ambos os três são um; mas, sao três ações de Deus, mais do que isso seria impossível compreender-mos, se o compreendêssemos ele não seria Deus.

2006-09-16 16:51:46 · answer #4 · answered by Patricio carlos 2 · 0 0

A Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs que acredita no único Deus, preconizado em três pessoas distintas: referidas como o Pai; o Filho e o Espírito Santo.

Trata-se de vertente doutrinária da religião cristã, que professa o monoteísmo.

As outras duas grandes religiões monoteístas, o Judaísmo e o Islamismo, bem como algumas denominações cristãs, não acolhem a doutrina trinitária.

2006-09-15 06:42:07 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A trindade é Deus em uma única essência, formado por três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é Pai, Deus é Filho e Deus é Espírito Santo. Como exemplo, pense em sua mãe. Para você ela assume o papel de MÃE, porém para seu pai, ela é ESPOSA; contudo, para seus avós, ela é FILHA. Não é ela a mesma pessoa? Pois bem.. se aproveitarmos esse exemplo, podemos entender melhor o que é a trindade. Deus, em seu papel de PAI, criou o mundo e tudo que nele há. Como FILHO, ELE fez a redenção, vindo ao mundo e morrendo por mim e por você para nos salvar e, como ESPÍRITO SANTO, ELE nos santifica e nos ajuda a caminhar. É o mesmo Deus, exercendo funções diferentes!! Então, quando você for agradecer a Deus por tudo que Ele fez e faz por você, agradeça ao Deus Pai, ao Deus Filho e ao Deus Espírito Santo!! Bom, espero que tenha ajudado!!

2006-09-14 06:26:28 · answer #6 · answered by Marcela Paola 1 · 0 0

Passei um final de semana lá e adorei. Ilha da Trindade, que lugar lindo, vá conhecer!

2006-09-14 04:25:19 · answer #7 · answered by drakullyno 4 · 0 0

Pai (DEUS), Filho (Jesus) e Espirito Santo (O Consolador).

2006-09-14 04:18:44 · answer #8 · answered by vini 2 · 0 0

A origem do conceito de trindade é mais antiga que o cristianismo. Na mitologia celta, Ceridwen era a deusa que era três: a velha, a mãe e a donzela, representando assim o que os celtas consideravam ser as "fases" da vida de uma mulher.

O três, em muitas culturas, é considerado o "número perfeito", e assim frequentemente os deuses são associados a este número. Como o cristianismo, principalmente após a sua adoção pelo Império Romano como religião oficial, sempre teve a ambição de se tornar "a religião universal", diversos conceitos e mitos de outras religiões foram a ele incorporados e adaptados aos dogmas da religião cristã. O princípio da trindade foi muito útil, pois dava a jesus o status igual ao de deus, e com isso lhe delegava "autoridade" para reformar alguns princípios vistos no Velho Testamento (que teriam sido instituídos "diretamente por deus") e que não eram bem aceitos pelos povos pagãos que se queria converter. Tendo jesus o mesmo "status" ou "autoridade" que o deus pai, era possível forjar o que algumas linhas do cristianismo hoje chamam de "nova aliança", ou seja, a mudança de alguns postulados para que se tornassem mais aceitos para os homens, sem com isso "ir contra" a "autoridade de deus".

Pelo princípio da trindade, como bem explicou o Bento, deus seria tal qual um triângulo equilátero: um deus que se manifesta em três aspectos (deus pai, o criador; deus filho, ou jesus, o redentor; e o espírito santo, a vontade manifesta de deus), e ainda assim continuaria a ser um só deus.

2006-09-09 12:59:27 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Vc visualise um triangulo equilátero q em cada vértice corresponde às uma das Pessoas, Pai, Filho e Esp.Sto.
que vc entende o conceito.

2006-09-09 12:41:23 · answer #10 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

A palavra jah diz... TRINDADE... pai filho e espirito santo... tres pessoas em 1 só... onipotente, onisciente e onipresente!!

2006-09-09 12:38:51 · answer #11 · answered by Wanessa T 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers