English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Cada caso é cada caso, mas é realmente necessário extraí-lo?

2006-09-09 11:33:05 · 9 respostas · perguntado por Luiz 2 em Saúde Odontologia

9 respostas

Bom... depois da magnífica resposta extraída de três diferentes fontes aí acima, eu só tenho a dizer que ela está correta!

Os terceiros molares, popularmente conhecidos como "dentes do juízo, ou sisos", são perfeitamente passíveis de convivência harmônica com o restante dos nossos outros dentes desde que eles estejam posicionados corretamente na boca (alinhados junto com os outros, aparecendo direitinho na boca) e exerçam, assim, funções como a de mastigação.

Caso contrário, ou seja, se tiverem um posicionamento anômalo na arcada, ou se estiverem apenas parcialmente erupcionados, ou ainda se tiverem forma atípica (o que é muito comum nesses dentes) recomenda-se a exodontia, uma vez que eles podem causar problemas inflamatórios na gengiva e osso adjacentes, formar cistos, causar mudança na posição dos outros dentes (teoria controversa) ou outros transtornos.

Assim, caso essa pergunta seja por interesse pessoal, recomendo que procure seu dentista para avaliar a necessidade ou não de você extrair seus sisos.

É isso.

2006-09-09 13:15:35 · answer #1 · answered by Junior 2 · 0 0

Sim.Não precisa extrai-los,pois podem fazer falta em uma futura
perda de espaço,ou outra coisa que aconteça.Se houver necessidade, só com indicação Ortodontica.

2006-09-10 10:06:45 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Quem vai dizer isso com certeza é o dentista, depende do espaço que tem na sua boca, acho que é isso. Dois dos meus, nunca nasceram, acho que já estou meio evoluída, dizem que nas próximas gerações não terá o siso.....

2006-09-10 08:51:17 · answer #3 · answered by miosotis 7 · 0 0

sim, é possível conviver e muito bem. E u tenho os quatro. Todos foram feito obturação.

2006-09-09 21:42:47 · answer #4 · answered by Jesus é o Senhor 2 · 0 0

olha vou te dizer hein...tive q extrair um dente siso pq tive um carie,meu deus, como sofri. fiquei quase 2 hrs e meia na cadeira do dentista. ele teve q quebrar o dente todo p poder extrair.estou c ponto, c dores terriveis ha mais de 1 semana. p mim era dificil conviver c o siso e esta sendo dificil conviver sem o siso tb. ufa!

2006-09-09 18:59:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Possível é, mas ele não serve pra nada: não influencia na mastigação e só serve pra carear e doer.

2006-09-09 18:48:51 · answer #6 · answered by ? 7 · 0 0

Acho que não, os meus estavam ótimos e perfeitos mas derepente me deram o maior trabalho e tive que arrancá-los.

2006-09-09 18:41:46 · answer #7 · answered by **Kel** 2 · 0 0

Sim é possível conviver com os sisos, principalmente se todos estiverem erupcionados e não causando nenhum tipo de problema.

O que acontece se o dente do siso não erupcionar ou erupcionar parcialmente?

Caso não haja a erupção do dente do siso, esse pode ser reabsorvido pelos dentes vizinhos e causar transtornos dolorosos e possíveis degenerações. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.

Quando é recomendada e extração do dente do siso?

É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.

Dentes do Siso


Existem quatro dentes do siso:dois superiores, um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo. O nascimento destes dentes ocorrem normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a nascerem. Nem todo mundo possui os dentes do siso, algumas pessoas possuem os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, as vezes um ou nenhum.

Quando o dente do siso não nasce, ou é, por falta de espaço na arcada dentária, ou ainda pela posição horizontal do dente, o que dificulta seu nascimento. Se o dente ficar dentro do osso sem posição para nascer e não for retirado poderá produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

Quando ocorre do dente do siso nascer parcialmente, ou é, por falta de espaço na arcada, ou é, pela posição horizontal do dente também. Esse quadro pode provocar gengivite, que é inflamação da gengiva, abscessos na região, irritação do local, dor e edema.

Existem duas correntes, onde a primeira diz que, se houver espaço suficiente para o nascimento do dente do siso e o paciente não tiver tendência a apinhamento (mundança de posição do dente), não haverá problemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia e com tendência a apinhamentos, ou mesmo só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o próprio apinhamento de dentes.

Quando a gengiva do dente do siso que está nascendo, inflama, deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. O paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar uma higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas para resolver o problema o paciente tem que procurar um Cirurgião Dentista.

Enfim a extração do dente do siso será indicada na ausência de espaço para o seu nascimento, no posicionamento horizontal do dente, nos quadros de dor quando se inicia o nascimento e este não se completa, ou seja, há nascimento parcial do dente do siso. O ideal é fazer vizitas ao Dentista, radiografando o dente e fazendo uma radiografia panorâmica, numa visão mais abrangente, completando o exame radiográfico.

2006-09-09 18:38:32 · answer #8 · answered by Daniel 6 · 0 0

eu tenho os meus 4 bonitinhos, perfeitinhos...

2006-09-09 18:38:17 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers