English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Com o acréscimo de 01 hora nos relógios, nosso bioritmo altera, isso atrabalha o nosso comportamento biológico. Quando o nosso organismo está adaptando o novo horário, muda novamente. Creio que de alguma forma afeta o nosso corpo.

2006-09-09 07:16:23 · 13 respostas · perguntado por Gallo Bravo 2 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

13 respostas

Olha, ao contrário de muita gente eu gosto do horário de verão e não sinto nada de diferente em mim, não acho que ele me afeta não. Só não gosto muito na parte da manhã, porque levanto cedo, por volta das 6 da manhã, e está muito escuro. É péssimo! Mas na parte da tarde... fica ótimo! Uma hora a mais de sol! É muito bom! Parece que o dia fica mais longo. Além disso, é verão, minha estação predileta!

2006-09-09 07:26:03 · answer #1 · answered by Lulu 3 · 0 0

Instituir a hora especial de verão consiste em adiantar os ponteiros do relógio em uma hora, sendo que a idéia surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos, cem anos antes da Conferência de Washington de 1884, com o fim de aproveitar a luz natural o mais possível durante os dias mais longos do ano. Em inglês a hora especial recebe a denominação de “daylight saving time” que retrata bem esse conceito.

O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Até 1967 sua implantação foi feita de forma esporádica e sem um critério científico mais apurado. Após 18 anos sem que o Horário de Verão fosse instituído, essa medida voltou a vigorar no verão de 1985/86, como parte de um elenco de ações tomadas pelo governo devido ao racionamento ocorrido na época por falta d’água nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então o horário de verão passou a ocorrer todos os anos. Estudos mais aprofundados foram realizados nos últimos anos, gerando critérios mais apurados para subsidiar sua implantação.

O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona substancial redução na geração da energia elétrica, em tese equivalente àquela que se destinaria à iluminação artificial de qualquer natureza, seja para logradouros e repartições públicas, uso residencial, comercial, de propaganda ou nos pátios das fábricas e indústrias. Observa-se que em algumas regiões do nosso país a duração dos dias e das noites sofre alterações significativas ao longo do ano, reunindo condições excelentes para a implantação da medida do período primavera-verão.

De fato, o Horário de Verão reduz a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21h quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico de consumo, denominado "horário de ponta". Portanto, adiantar os ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatro meses no ano, permite que se aproveite melhor a luz natural, obtendo-se uma redução da ponta (apurada por medição pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS), em média, de 4% a 5% e poupa o País de sofrer as conseqüências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ápice.

Em última instância, a implantação do Horário de Verão, ao permitir que entre 19 e 20 horas ainda se disponha de claridade no céu, evita que se ponha em operação as usinas que seriam necessárias para gerar a energia elétrica para iluminar, ao entardecer, as regiões onde o sistema de hora especial é implantado e que abrange os maiores centros consumidores do País.

O horário de verão traz mudanças para o relógio biológico.
Os efeitos do horário de verão são semelhantes ao de uma viagem de avião em que se cruza um fuso horário, sendo que no início essa viagem seria no sentido leste-oeste e no término, no sentido oeste-leste.

Em condições normais os diversos ritmos do nosso organismo (por ex. ciclo vigília-sono, ritmo de temperatura, etc..) estão sincronizados entre si (o que é chamado de ordem temporal interna) assim como ao claro-escuro ambiental.

Com o horário de verão ou a mudança de fusos horários, o organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, no entanto, como cada ritmo tem uma velocidade própria de ajuste ao novo horário, a relação de fase entre os ritmos é modificada (o que chamamos de desordem temporal interna).

Após alguns dias ou semanas (dependendo do indivíduo) a ordem temporal interna é restabelecida.
horário de verão traz mudanças para o relógio biológico.

Que tipo de alteração a pessoa pode apresentar?
Durante essa fase de desordem temporal interna o indivíduo pode experimentar um mal-estar, dificuldade para dormir no horário habitual (o horário do relógio) e sonolência diurna, o que pode levar também a alterações de humor e de hábitos alimentares.

Existem grupos de pessoas que sofrem mais, dependendo da regulagem de seu relógio biológico.
A resposta ao horário de verão é bastante variável entre os indivíduos.

Um estudo feito no Brasil, no qual foram entrevistadas 77 pessoas de SP, RS e RN revelou que cerca de 50% das pessoas queixam-se da qualidade de sono após a implantação do horário e as diferenças entre o antes e depois são mais significativas para pessoas que dormem pouco (os chamados pequenos dormidores).

Parece também que os indivíduos vespertinos teriam mais facilidade para se adaptar a entrada do horário do que os matutinos e na saída do horário a situação se inverteria, sendo mais fácil para os matutinos do que para os vespertinos, mas não existem estudos a esse respeito, trata-se de uma suposição.

Eu gosto e é muito bom para o nosso país!

2006-09-14 13:59:12 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

no incio n gosto muito, mas depois acostumo,e em janeiro é uma delícia ter sol até 19:00h,amo verão.

2006-09-13 02:09:24 · answer #3 · answered by LULUZINHA 2 · 0 0

Eu particularmente não me preocupo com isso,pois trabalho só a noite e meu bioritmo já se adptou à algumas mudanças. A única vantagem é na hora de jogar o futebol que da pra dar uma esticadinha, o resto normal !!!

2006-09-13 00:08:34 · answer #4 · answered by Merson 3 · 0 0

Só é bom pra quem está de férias, curtindo o dia até mais tarde, pra quem está trabalhando é uma hora á mais de sol rachando a nossa cuca. Afeta, mais o corpo se adapta facilmente e isso não traz consequencias à nossa saúde

2006-09-12 13:20:13 · answer #5 · answered by dvdd2 2 · 0 0

Vou ter dois verões este ano. Melhor que o ano que tive dois invernos.

2006-09-12 04:26:43 · answer #6 · answered by Sol Poente 5 · 0 0

Brother, eu odeio o tal de horário de verão... eu acho uma b.o.s.t.a...

2006-09-12 02:12:14 · answer #7 · answered by ze_frana 3 · 0 0

Felizmente aqui no nordeste acabaram com essa chatice. Acho muito ruim. Só faz atrapalhar nossas vidas. Não sei se compensa essa pequena economia, considerando-se os muitos transtornos que iso causa nas pessoas.

2006-09-09 09:21:24 · answer #8 · answered by Falco 7 · 0 0

acho q é útil pois ajuda a economizar um pouco de energia
mas nao gosto... fico cansada o dobro do normal.

2006-09-09 08:22:16 · answer #9 · answered by Tia Teffy 2 · 0 0

Acho horrível,quando a gente começa a se acostumar volta o normal...
E isso faz a gente se atrapalhar um bucado.

2006-09-09 07:27:36 · answer #10 · answered by Star_girl 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers