English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-08 12:31:38 · 28 respostas · perguntado por Joe 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

28 respostas

Viver, ser feliz

2006-09-08 12:33:33 · answer #1 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

A Morte e o Sentido da Vida

Amanhã, e amanhã, e amanhã
Arrasta-se neste passo sorrateiro dia após dia
Até a última sílaba de tempo,
E todos os nossos dias passados mostraram-se tolos
Caminho direto para a morte sombria. Fora, fora breve vela!
A vida não é mais do que uma sombra errante, um pobre jogador
Que caminha e incomoda durante seus momentos sobre o tabuleiro
E então dele nada mais se ouve. É um conto
Contado por um idiota, cheio de barulho e fúria,
Significando nada.

Na verdade, é quase isso, tirando o nada.O homem é para a glória do seu Criador Deus.Sua finalidade é ser feliz, pois essa é a vontade do Grande Deus...

2006-09-08 19:37:49 · answer #2 · answered by jobson morais de medeiros 2 · 1 0

O Conceito da Bíblia

Qual é o sentido da vida?

“OS DARWINISTAS ALEGAM QUE A SELEÇÃO NATURAL É SUFICIENTE PARA EXPLICAR A EXISTÊNCIA DA VIDA ORGÂNICA. NO ENTANTO, PARECE LÓGICO CONCLUIR QUE, SE UM ORGANISMO DESENVOLVE MAIOR COMPLEXIDADE, CONSCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA, ISSO OCORRE PORQUE ESSAS QUALIDADES SÃO DESEJADAS.” — DYLAN THOMAS (1914-53, POETA E ESCRITOR GALÊS).

A BUSCA do sentido da vida não é coisa nova. Ela absorve as mentes inquisitivas já por séculos. Recente pesquisa mostra que hoje isso preocupa os neozelandeses mais do que há dez anos. Segundo informe publicado na revista Listener, 49% da população, de 15 anos ou mais de idade, “pensava com freqüência no sentido da vida”, proporção que é superior aos 32% detectados numa pesquisa semelhante realizada em 1985.

Os neozelandeses parecem expressar sentimentos compartilhados por pessoas de outras nações. Listener diz ainda: “A crescente tendência de questionar o sentido da nossa existência talvez indique que estamos mais ansiosos agora do que na década de 80, menos seguros do rumo certo.”

Pelo visto, é cada vez maior o número de pessoas que não acham satisfatórias as respostas que os evolucionistas dão à pergunta que todos se fazem: “Por que estamos aqui?” Será que a Bíblia pode fornecer a bússola, em sentido moral, para se encontrar sentido na vida?

“A principal força motivadora”

De todas as criaturas da terra, só o homem reflete no objetivo da vida. Sabe por quê? A Bíblia dá um motivo em Eclesiastes 3:11. Com relação ao Criador, esse versículo diz: “Ele deu aos homens o senso de tempo, passado e futuro.” (The New English Bible) Embora todos os seres vivos tendam a apegar-se à vida, parece que o homem é o único que tem noção de tempo — passado, presente e futuro. O homem pode refletir no passado e contemplar o futuro, fazendo planos e até desejando a todo custo tomar parte nisso. E pode ficar frustrado quando não consegue realizar seus sonhos em virtude da natureza transitória de sua curta existência.

Assim, só o homem se questiona; só ele quer saber por que está aqui e para onde está indo. O psiquiatra Viktor Frankl escreveu: “O empenho para dar à vida algum significado é a principal força motivadora do homem. . . . Não há nada no mundo, arrisco-me a dizer, que surtiria tanto efeito em ajudar alguém a superar mesmo as piores situações quanto saber que sua vida tem um sentido.”

Jesus confirmou o que Salomão descobriu

A necessidade de encontrar um sentido na vida intrigava os antigos. Voltemos três mil anos nas páginas da História, ao reino de Israel, sob o domínio de Salomão. Sobre ele, a Rainha de Sabá disse: “Veraz se mostrou a palavra que ouvi na minha própria terra a respeito dos teus assuntos e sobre a tua sabedoria. E eu não depositava fé nas palavras até que vim ver com os meus próprios olhos; e eis que não se me contou nem a metade. Ultrapassaste em sabedoria e em prosperidade as coisas ouvidas que escutei.” — 1 Reis 10:6, 7.

No livro bíblico de Eclesiastes, o Rei Salomão informou aos seus leitores os resultados do que fez na tentativa de esclarecer o objetivo da vida. Ele valeu-se das oportunidades de desfrutar a vida que só um típico rei do Oriente antigo tinha. No capítulo 2, versículos 1-10 , ele descreveu em pormenores uma vida de prazeres que é difícil conceber hoje em dia. Experimentou tudo que a vida oferecia em termos de riquezas materiais e prazeres carnais. Que avaliação ele fez da importância dessas coisas para dar sentido à vida? Suas palavras devem chocar os que confiam demais em si mesmos.

Quando ele parava para pensar em todas aquelas coisas, sua avaliação muitas vezes era negativa. Eram coisas fúteis, perda de tempo. Ele escreveu: “Eu, sim, eu me virei para todos os meus trabalhos que minhas mãos tinham feito e para a labuta em que eu tinha trabalhado arduamente para a realizar, e eis que tudo era vaidade e um esforço para alcançar o vento, e não havia nada de vantagem debaixo do sol.” — Eclesiastes 2:11.

Ele concluiu que, na melhor das hipóteses, prazeres terrenos proporcionam apenas prazeres temporários. Nem a sabedoria humana pode livrar o homem do sofrimento e das angústias da vida.

Diante da preocupação indevida de certo homem com uma herança material, Jesus Cristo tirou uma conclusão semelhante à de Salomão, ao dizer à multidão que o ouvia: “Mantende os olhos abertos e guardai-vos de toda sorte de cobiça, porque mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” — Lucas 12:15.

Só Jeová Deus pode vencer totalmente a fragilidade humana no dia-a-dia e dar às ações do homem um objetivo sensato. Assim, a vida sem Deus é fútil. Como registrado em Eclesiastes 12:13, Salomão explicou: “A conclusão do assunto, tudo tendo sido ouvido, é: Teme o verdadeiro Deus e guarda os seus mandamentos. Pois esta é toda a obrigação do homem.”

Para descobrir o sentido da vida

A conclusão a que Salomão chegou, de que o sentido da vida anda de mãos dadas com o temor salutar de Deus, foi confirmada várias e várias vezes por Jesus Cristo. Citando a Palavra de Deus, Jesus disse: “Está escrito: ‘O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.’” (Mateus 4:4; Deuteronômio 8:3) De fato, para a vida ser satisfatória, os aspectos espirituais não podem ser ignorados. Falando de si mesmo, Jesus ainda disse: “Meu alimento é eu fazer a vontade daquele que me enviou e terminar a sua obra.” (João 4:34) Servir obedientemente ao seu Pai celestial era fonte de alegria e satisfação. Isso o nutria. Dava objetivo a sua vida.

Portanto, será que a vida pode atingir seu pleno potencial sem Deus? Não! Vale notar o que o historiador Arnold Toynbee escreveu certa vez: “O verdadeiro objetivo duma religião superior é fazer os conselhos e verdades espirituais, que são sua essência, penetrar em tantas almas quantas puder, a fim de que cada uma destas almas fique assim habilitada a cumprir a verdadeira finalidade do Homem. A verdadeira finalidade do Homem é glorificar a Deus e alegrar-se Nele para sempre.” O profeta Malaquias expressou o conceito de Deus: “Vós haveis de ver novamente a diferença entre o justo e o iníquo, entre o que serve a Deus e o que não o serviu.” — Malaquias 3:18.

2006-09-12 19:23:52 · answer #3 · answered by Alexandre N 2 · 0 0

Se preparar para encontrar com Jesus, quando Ele vier.

2006-09-12 16:49:24 · answer #4 · answered by luciano lima 2 · 0 0

O sentido da vida é que ela acaba.

Vc pode esperar ela acabar ou escolher viver eternamente, seguindo a Deus.

2006-09-12 16:30:46 · answer #5 · answered by Vanessa O 2 · 0 0

viver e ñ ter a vergonha de ser feliz .

2006-09-12 14:15:40 · answer #6 · answered by vilaça 6 · 0 0

Comer,beber,dormir,trabalhar e criar filhos.

2006-09-12 01:00:18 · answer #7 · answered by GIRA_TRICOLOUCO 7 · 0 0

O sentido da vida está em saber o porque se existe, a origem e causa de sua existencia, para isso que fomos dotados de raciocínio, para podermos passar a conhecer nosso mundo de origem e saber como voltar para ele, deixando esta condição deformada de sofredores e mortais.

2006-09-10 11:27:34 · answer #8 · answered by Maurilio 2 · 0 0

Viver pra Deus!

2006-09-09 18:07:28 · answer #9 · answered by helle 1 · 0 0

A vida é uma sinfonia perfeita. Quando procuramos desafiná-la, no círculo das notas que devemos emitir para a sua máxima glorificação, somos compelidos a estacionar em pesado serviço de recomposição da harmonia quebrada.

2006-09-08 23:39:30 · answer #10 · answered by clara 3 · 0 0

olha, se parar pra pensar vai ver que essa pergunta não tem sentido. a vida não precisa de um sentido, a vida existe, assim como as coisas acontecem, simplesmente porque não tem nada a impedindo de ser assim, de fluir naturalmente...

2006-09-08 23:02:43 · answer #11 · answered by Leon 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers