Olá...Eu sei o que é sofrer com isso pois tenho um familiar com o mesmo problena.
Aqui deixo alguma informacao util acerca do reumatismo.
Espero ter ajudado
as melhoras
REUMATISMO - O QUE É ?
O termo reumatismo toma frequentemente um cariz generalizado a todo o tipo de dores ósseas ou articulares, o que é manifestamente incorrecto. É habitual ouvirmos dizer, "Tenho reumático...", expressão que, querendo dizer tudo, como veremos, quer dizer muito pouco. Na verdade as doenças reumáticas são um conjunto numeroso e diversificado de entidades, expressando-se de forma extremamente diferente quanto à incapacidade, intensidade da dor ou mesmo quanto ao risco de vida. É pois errado designa-las genericamente por "reumatismo".
Grosseiramente podemos dividir as "doenças reumáticas" nos seguintes grupos:
1. Artrites
Doenças que originam uma inflamação das articulações. De causa diversa (auto-imunes, infecciosas, microcristalinas), são as que põem maiores questões quanto à urgência do tratamento e à possibilidade de atingimento de outros órgãos do corpo além das articulações.
2. Artroses
Frequentemente de evolução crónica, devem-se a um desgaste contínuo das superfícies articulares, apresentando poucos sinais de inflamação. O seu aparecimento é quase inevitável como um processo natural do envelhecimento do organismo.
3. As doenças da coluna vertebral
Pela sua frequência merecem um chamamento particular. São de todos conhecidas as dores na coluna cervical (cervicalgias) ou na coluna lombar (lombalgias). Por detrás destas queixas poderão estar processos de desgaste articular (artrose) ou de artrite (inflamação) das articulações da coluna, neste último caso o diagnóstico é necessariamente urgente para exclusão de doenças graves (ex.: tuberculose da coluna ou outras infecções).
4. As doenças dos tendões
Causadas muitas vezes por esforços de sobrecarga (ex.: desporto, actividades profissionais ), mas podem também ocorrer em doenças inflamatórias (ex.: espondilite anquilosante).
5. As doenças do osso
As infecções, os tumores (benignos e malignos) ou a descalcificação (osteoporose) podem ser causa de dor "reumática". No caso de osteoporose primária a dor só existe quando ocorre uma fractura óssea.
Como referimos esta é apenas uma classificação superficial, não descriminando as centenas de "doenças reumáticas" hoje bem individualizadas.
As doenças reumáticas são frequentes na nossa sociedade como demonstram os números que se seguem referentes ao nosso país:
8 a 10 por cento da população portuguesa sofre de alguma doença reumática;
As doenças reumáticas são responsáveis por 20 por cento do total de baixas e por 50 por cento dos pedidos de reforma antecipada;
Apesar de, na imensa maioria dos casos, as doenças reumáticas serem doenças crónicas e medicamente incuráveis, é possível minorar os efeitos e a intensidade dos problemas que provocam. Para tal são importantes algumas medidas básicas com o objectivo de proteger o nosso aparelho locomotor, eis alguns conselhos:
Emagreça se tem peso a mais;
Durma em cama dura (não necessariamente uma pedra ou uma tábua), de preferência de costas e sem almofada ou com um pequeno rolo por de baixo do pescoço;
Evite saltos altos e prefira sapatos de boa qualidade com sola de couro e com contrafortes resistentes;
Distribua os pesos que transporta de forma equilibrada por ambas as mãos;
Adapte os utensílios de trabalho ou de lazer às suas características individuais (ex.: tábuas de passar a ferro com altura regulável);
Não permaneça muito tempo na mesma posição;
Sempre que possível, faça pequenos períodos de repouso, sensivelmente trinta minutos, pelo menos a meio da manhã e da tarde, deitado de costas;
Respire "pelo" peito e não pela barriga;
Em conclusão podemos dizer que o termo "Reumatismo" é incorrecto pois as "doenças reumáticas", são variadas na sua expressão e nas suas características. As doenças reumáticas são frequentes mas algumas medidas simples podem minorar os seus efeitos nocivos.
2006-09-07 22:49:24
·
answer #1
·
answered by Teodoro 3
·
0⤊
0⤋