English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se Deus existe, de onde Ele veio? Porque Ele existe? Se não existisse, faria alguma diferença? Se vc e nem ninguém existisse, pra que existiria Deus?

Vc concorda q Deus possa ser criação da mente humana, pelo fato de não se conformar com a morte, de não querer se sentir sozinho, de precisar acreditar em algo sobrenatural para manter o equilíbrio em situações extremas, que seja uma questão de cultura?

Vc concorda q se vc tivesse nascido num país budista, onde sua família fosse budista, vc tb seria? Vc acha q as pessoas que não acreditam em um Deus único estão erradas, se o q elas aprenderam, assim como o q nós aprendemos, foi passado pela sociedade? Quem garante q nós estamos certos? Quem garante q Jesus não era um louco psicodélico, com poderes de hipnose, q acabou virando o q é?

Isto é uma pergunta séria... Não respondam baboseiras... Não seja idiota, responda somente a pergunta dando sua opnião, e não critique quem a fez nem queira saber os motivos que o levaram a faze-la. GRATO

2006-09-07 04:51:40 · 34 respostas · perguntado por idealmind 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Eu disse bem claro: "não critique quem a fez nem queira saber os motivos que o levaram a faze-la.".

Outra coisa, se estamos questionando a existencia de Deus, a bíblia não serve de prova, pois se Deus é fruto da imaginação humana, a biblia tb pode ser.

Em relação a "ter nascido", o q eu quis dizer é sobre as influências da sociedade ao qual o indivíduo está inserido. Afinal, quem é q sai do catolicismo e vai ser evangélico sem nenhum tipo de influência???? Queria ver vc virar evangélico se vc morasse no Iraque.

2006-09-07 05:39:05 · update #1

O fato de eu existir não quer dizer que deus exista... Afinal, cada um pode ser Deus e, assim como Deus apareceu do nada, tb aparecemos... Podemos ser vários deuses, assim como juntos podemos ser Deus... Mas se vc concordar com isso vc desmente a Biblia q vc tem tanta fé...

Agora pare e reflita por um minuto, com a mente aberta (ñ seja mente fechada, abra-a!):
Se vc tivesse certeza de q Deus ñ existe, vc mudaria o seu caráter? Você acha q o q é bom ou ruim depende de cada um, q cada um tem um ponto de vista diferente, enfim, uma personalidade diferente?

O problema das pessoas é não refletir... So acreditam no q ta escrito, q qualquer maluco pode ter escrito... Isso se chama preguiça...
Quem é q tah preso no mundinho? Quem acredita ou quem não acredita e Deus? Ou cada um está preso em seu mundinho, um com e outro sem Deus? Q diferença isso faz em nós uns para com os outros? Mas pelo q vemos, é + fácil uma pessoa q acredita em Deus matar uma pessoa q ñ acredita ou q duvide de seu Deus

2006-09-07 06:00:33 · update #2

MAIS UMA PERGUNTINHA? De onde vcs tiraram essas afirmações? Refletindo ou alguém que falou, ou vcs leram em algum lugar? Qual é a base de vossa argumentação? Qualquer coisa escrita pode ter sido escrita por qualquer coisa, seja essa coisa pessoa ou Deus.

Não estou criticando religião alguma, apenas quero ver reflexões sobre a nossa própria mente, e não sobre o que nos falaram. Pq simplesmente pegar e falar: Deus existe e ponto final é mole... vence a maioria, e a maioria acredita.

O IMPORTANTE EH QUE COM DEUS OU SEM DEUS ESTE MUNDO SOMENTE PODERÁ SER MELHOR SE NÓS FORMOS MELHORES, PQ PARA AMAR O PRÓXIMO NÃO É NECESSÁRIO UMA FORÇA DIVINA, MAS SOMENTE A NOSSA VONTADE.

2006-09-07 06:25:38 · update #3

Vamos então há uma lei de causa e efeito, provada cientificamente, e que nos mostra q eh possível chegar à matéria a partir do nada, e, se bem compreendido, mostra o que é Deus. Uma fórmula de física bastante conhecida:

F = m.a => m = F/a, onde m = massa, F = força, a = aceleração. Esta fórmula simples e de fácil compreensão nos diz que massa é igual a força dividida pela velocidade. Esta equação se torna muito mais complexa na teoria de onda, nas equações de schroedinger. Mas o que é F/a? Vamos usar uma outra equação conhecida, de Einstein: E = mc², => m = E/c², o que quer dizer que massa = energia / quadrado da velocidade da luz. Agora temos uma melhor compreensão: A massa (matéria) existe a partir do movimento da energia numa velocidade absurda (calcule o quadrado da vel da luz!). E o q é essa energia e o que coloca ela em velocidade? Será que é Deus? Ou será que este acontecimento é Deus em si? Essa é a energia que forma o universo e, com certeza, a sua origem. Ela está em tudo.

2006-09-07 08:40:29 · update #4

34 respostas

olha tche!!! pra mim deus existe sim, e adoro esse nome, mas detesto o que as pessoas acreditam, no geral, por ser deus. pra mim a propria palavra ja fala tudo DE EUs...tudo o que eh subjetivo em mim, toda a forca de vontade ou falta dela esta em mim e isso eh deus ou deuses...eu sou varios de mim e cada forca que me faz ser um pouco de cada eh deus...sim, se ele nao existisse (em mim) faria diferenca porque eu nao teria nada, nao seria nada, talvez uma pessoa em estado vegetativo nao tenha deus, bah, nao penso que sou deus, mas penso que a forca pra fazer ou nao esta comigo e nao em algo fora de mim...complexo e muito bom.

2006-09-13 14:11:20 · answer #1 · answered by fernanda 1 · 0 0

Parabéns pela forma clara de seu questionamento que merece sem dúvida uma resposta decente, apesar de sua pergunta já ter sido feita aqui no YR diversas vezes.
Eu sou um dos que pensam da seguinte forma, não confio em religiões e acredito numa força maior, sem nome, sem identidade que possa ser definida pela sabedoria mortal e que gerou qualquer coisa que possamos imaginar e infinitas outras que ainda levará muito tempo até nos questionemos sobre as mesmas. Que existe algo, sim, penso que existe, como esse algo interage com nossas vidas, ainda é para mim um mistério. Só sei que não é da forma como é apregoado por religiosos, dá para sentir isso. Impossível não existir um começo que gerou toda essa maravilhosa inteligência que possuímos (apesar de ainda a usarmos muito mal) e que espero não seja a única forma de vida inteligente nesse inifnito universo. Esse ínicio é o que devemos respeitar, agora, se ele nos pune, nos prêmia, escreveu livros, fundou seitas ou pré-estabelece caminhos para nossa existência...tem umas pessoas que juram e morrem dizendo que sim....eu não acredito nisso...

2006-09-07 05:09:29 · answer #2 · answered by SCBrasil 4 · 1 0

Wellington, acho que você está totalmente confuso, sua cabeça está um cáos. Acho tão simples crer em Deus, em Jesus, senti-lo em nosso coração, cada minuto do nosso dia, nos consolando quando estamos tristes, nos abençoando quando queremos algo que pensamos ser impossível e Ele nos dá, de forma inexplicável e maravilhosa. Eu posso te dizer que já tive MUITAS experiências com Deus e Jesus, posso te dizer que Deus mudou totalmente a minha vida e para muito melhor e hoje eu tenho a paz que só Ele pode dar. Se você quer a verdade, vai à fonte, busque de todo o coração e com certeza você a encontrará. Não pensa muito não, tá lindinho, senão funde o motor da sua cabeça.

2006-09-14 09:44:28 · answer #3 · answered by marppelli 5 · 0 0

essa sua pergunta é uma pura babaquice veja bem se êle não existisse será que você estaria fazendo uma pergunta boba dessas vá procure no livro do velho testamento por nome DETEURONOMIO e veja o que está escrito lá e reflita nas coisas que você fala por ai

2006-09-14 07:37:16 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Meu caro Wellington, não pretendo provar nada mas apenas tentar ajudá-lo a chegar a uma conclusão. Espero que consiga tempo para, além de ler todas as respostas anteriores, ler também essa historinha, cujo personagem central é o grande físico e matemático, Sir Isaac Newton:

"Sir Isaac Newton pediu a um perito mecânico para produzir uma réplica em miniatura do nosso sistema solar, com esferas representando os planetas, conjugadas por engrenagens e correias para se moverem harmonicamente quando se aciona a manivela.
Certo dia, quando Newton estava sentado no seu estúdio, lendo, com seu mecanismo perto de si, entrou um cientista muito seu amigo que era ateu. Este reconheceu imediatamente o que tinha em sua frente.
Chegando-se perto moveu vagarosamente a manivela e observou com indisfarçada admiração os corpos celestes movendo-se, todos na sua velocidade relativa nas órbitas. Afastando-se alguns passos, exclamou:
-Oh! Que coisa primorosa! Quem fez isso?
Newton, sem levantar os olhos de seu livro, respondeu:
-Ninguém!
Voltando-se rapidamente para Newton, o incrédulo disse:
-Evidentemente não entendeste minha pergunta. Eu perguntei-te quem fez isto? Levantando então os olhos Newton assegurou-lhe solenemente que ninguém o fizera, assumira por acaso a forma que tinha. Mas o cientista replicou um pouco acaloradamente:
-Deves pensar que sou tolo. Evidentemente foi feito por alguém, e este é um gênio, e eu gostaria de saber quem é.
Pondo de lado o livro, Newton levantou-se e pôs a mão no ombro de seu amigo e disse:
-Este mecanismo é somente uma imitação insignificante de um sistema muito mais grandioso cujas leis conheces, e eu não posso convencê-lo de que este mero brinquedo não tenha sido projetado nem feito por alguém, no entanto professas que o grandioso original, de onde se copiou o desenho, veio a existir sem ter sido projetado e feito por alguém! Ora, diga-me, de que espécie de raciocínio chegaste a tal conclusão?"

O texto acima foi extraído do livro "Criou Deus Céus e Terra" de autoria do Dr. Gilead dos Reis Bergmann, Editora Vector Type Ltda.

2006-09-14 02:58:40 · answer #5 · answered by Roberto 7 · 0 0

Cara, vc esta num sério dilema existencial. Vou ser curto e rápido: Não há explicação para a fé. Diante dela, esqueça-se de que não ha energia tão poderosa e tão barata, basta apenas sentir. Ela, a fé, é o principal elo de ligação com o mundo superior, o restante, pode passar despercebido, ou virar polêmica como se fez agora nesta pergunta e nas respostas.
Vc deve ser uma pessoa muito inteligente, e certamente vai rever estas dúvidas logo logo, por que senão, seu dilema existencial vai aumentar. Aceite apenas, e deixe o tempo fazer o resto.

2006-09-13 23:44:39 · answer #6 · answered by SEM TOP 7 · 0 0

Pô cara tua pergunta é bem grande, mas tetarei responder parte dela.
Bom de início quero te dizer que eu antes de me converter ao evangélio tinhas as mesmas dúvidas que vc, também não quero com isso te evangelizar, mas sim tentar passar algumas experiências pessoais.
O contato com Deus é muito pessoal, exemplo niguem vai colocar na sua mente algo e vc irá fazer, a primeira vez que usei alcool, as pessoas me disseram que era legal, experimentei e pronto continuei por vários anos.
Já no caso da religião eu havia sido convidado várias vezes e sempre recusei, mas chegou um dia que fui e percebi algo diferente, a principio todos pensam que a pessoa que está na frente está tentando te enganar, mas com o tempo vc passa a perceber até dentro da sua casa, Deus começa a falar com tigo, até acontecer o que Jesus disse, que ele iria mas enviaria o consolador, que é o Espírito Santo aí vc não tem duvidas de que o Senhor Deus Existe, pois é um encontro muito pessoal, que ninguém consegue descrever, mas uma coisa vc sabe apartir daquele momento, Deus te tocou.
O que quero te dizer que nada do que já vi ou ouvi chegou perto do que sentí no dia em que Deus me tocou, mas não tenho como provar para vc, pois foi uma experiência pessoal.
Aí a Bíblia começa a fazer mais sentido para vc, mas isso não é do dia para noite, eu tive de deixar de fazer algumas coisas, mas não deixei nenhum de meus amigos.
Vc poderia orar, ou rezar, pedindo a Deus uma resposta tenho a certeza de que ele falará contigo, muitos dizem que somos doidos e coisa e tal, eu também já falei muito isso dos outros.
So gostaria que vc soubesse que quando Deus nos toca, ai, sim sabemos que somos muito pequeninos.

2006-09-12 10:16:58 · answer #7 · answered by vini 2 · 0 0

Meu amigo, eu posso lhe dizer no que eu não acredito, porém posso magoar aqueles que acreditam. Será como dizer a uma criança de 4 anos que Papai Noel não existe.
Também tem a fé que trago comigo e que muitos jogariam pedra.
Tenho meu próprio modo de ver. Se quiser trocar idéia a sério e não se magoar eu digo o que penso. Aqui eu iria desrespeitar a grande maioria.

2006-09-12 09:25:13 · answer #8 · answered by Siber 4 · 0 0

COM CERTEZA DEUS EXISTE, NÃO PRECISA SER INTELECTUAL PARA CRER, POIS QUANTO MAIS INTELECTUAL O HOMEM CRER MENOS, POIS ACHA-SE-Á ELE QUE É DEUS, FOI SEMPRE ASSIM DESDE A ANTIGUIDADE, O HOMEM SEMPRE QUANDO SE ACHAVA SOBERANO EM SEU REINADO QUERIA SER ADORADO, QUERIA SER DEUS, ENTÃO DEUS MOSTRAVA A PEQUENÊS DO HOMEM, E SE MOSTRAVA DEUS. OUTRA AFIRMAÇÃO É QUE DEUS NÃO ESCREVEU NENHUMA LETRA NA BÍBLIA, MAS O HOMEM INSPIRADO POR DEUS, VOCÊ PODE DIZER QUEM ESCREVEU A BÍBLIA FOI O HOMEM, É CLARO, DEUS USOU O QUE ELE TINHA DE MAIS PERFEITO, A COROA DE SUA CRIAÇÃO, OU VOCÊ ACHA QUE ELE USARIA UM BURRO PARA TAL; O HOMEM DIZIA QUE A TERRA ERA CHATA, E ERA POSTA SOBRE AS COSTAS DE UMA TARTARUGA, E NA PALAVRA DE DEUS JÁ FALAVA QUE ERA REDONDA E ERA SUSPENSA SOBRE O NADA, QUEM DETERMINOU QUE AS ONDAS DO MAR BATESSE E VOLTASSEM, JÁ MUITO SE TENTOU PROVAR QUE A BÍBLIA NÃO É VERDADEIRA, MAS, QUANTO MAIS SE TENTA PROVAR, MAIS SE TEM CERTEZA QUE É VERDADEIRA. LEIA E COMPREENDERÁ UM POUCO DO DEUS CRIADOR. CLARO QUE JAMAIS IRÁ TER TODAS AS RESPOSTAS SOBRE DEUS, POIS SOMOS LIMITADOS, E SE NÃO ELE NÃO SERIA DEUS DE FOSSE MOS CAPAZ DE COMPREENDE-LO NA SUA DIVINDADE.

2006-09-12 07:06:05 · answer #9 · answered by Patricio carlos 2 · 0 0

n se chegou a massa apartir do nada a propria formula mostra que havia a força e a velocidade que são algo em si seja o que seja, o fato é que o homem é dotado de grande intecto que se debruça sobre si mesmo para teorizar o tudo e o nada, particularmente creio que algo maior, superior que n é palpavel pelos falhos sentidos humanos ou pelas debeis teorias e ou pelas ilusorias formulas que nasceram da observação dos fenomenos externos a ele, logo estas hipotéticas criaçoes do homem n são criaçoes mas imitaçoes, pois tudo o que o homem cria. observe e compare, é nada mais que uma imitaçao de algo já existente na natureza, os carros avioes navios e naves em geral sao imitacoes de pernas, asas, nadadeiras, esguichos, ventos impulsionados por certos orgaos, imitacoes tao somente, atraves da minha propria observaçao da minha propria experiencia de vida concluo que há Deus, minha percepçaõ de valores n seria diferente pois n posso ser influenciado uma vez que a decisao de aceitar ou n algo é minha n de deus ou diabo como queiram chamar, o fato é que que cada homem é o responavel direto por sua gloria ou sua derrota de acordo com a propria lei de acao e reaçao. Se deus existe ou não, eu tento ser alguem melhor por mim mesmo e por quem merecer...

2006-09-08 13:50:45 · answer #10 · answered by lekan 1 · 0 0

1. Que é Deus?

"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas"

2. Que se deve entender por infinito?

"O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito."

3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?

"Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens."
Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não está mais do que a primeira.

Provas da existência de Deus

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

"Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?

"A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio - não há efeito sem causa."

6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas?

"Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?"

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.

7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas?

"Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária."

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.

8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?

"Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada."

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?

"Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!"

Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.



Atributos da divindade

10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?

"Não; falta-lhe para isso o sentido."

11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?

"Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."

A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.

12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos formar idéia de algumas de Suas perfeições?

"De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção que se eleva acima da matéria. Entrevê-as pelo pensamento."

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa de Seus atributos?

"Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber."

Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.

É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.

É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.

É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.

É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas.

As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.

É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.

Panteísmo

14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?

"Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.

"Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além.

Não vos percais num labirinto donde não lograríeis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, consequentemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável."

15. Que se deve pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina panteísta?

"Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus."

16. Pretendem os que professam esta doutrina achar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus: Sendo infinitos os mundos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo o vazio, ou o nada em parte alguma, Deus está por toda parte; estando Deus em toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, Ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. Que se pode opor a este raciocínio?

"A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo."

Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de suprema inteligência, seria em ponto grande o que somos em ponto pequeno. Ora, transformando-se a matéria incessantemente, Deus, se fosse assim, nenhuma estabilidade teria; achar-se-ia sujeito a todas as vicissitudes, mesmo a todas as necessidades da Humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. Não se podem aliar as propriedades da matéria à idéia de Deus, sem que Ele fique rebaixado ante a nossa compreensão e não haverá sutilezas de sofismas que cheguem a resolver o problema da Sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Ele é, mas sabemos o que Ele não pode deixar de ser e o sistema de que tratamos está em contradição com as suas mais essenciais propriedades. Ele confunde o Criador com a criatura, exatamente como o faria quem pretendesse que engenhosa máquina fosse parte integrante do mecânico que a imaginou.

A inteligência de Deus se revela em Suas obras como a de um pintor no seu quadro; mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.

2006-09-07 06:01:06 · answer #11 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers