Emos são vítimas da intolerância social
Quem são esses jovens que curtem som pesado com letras românticas? Meninos e meninas capazes de misturar botas punks com camisetas Hello Kitty? Talvez por isso, muitos são vítimas do preconceito e são discriminados. Comunidades no orkut convidam jovens para "tirar sangue da boca de emos".
Rafael Laffranchi , terceira série matutino
A expressão emocore é uma abreviação de 'emotional hardcore', uma vertente do punk, que mescla o som pesado da guitarra e a batida frenética da bateria, com letras introspectivas, que abordam os problemas do cotidiano. O gênero nasceu na cidade em Washington, nos Estados Unidos, Nos anos 1980. Hoje, as principais bandas intituladas emocore são Good Charlote, The Used, My Chemical Romance e Simple Plan. No Brasil, a banda preferida pelos emos é a Frenso, de Porto Alegre.
"A demonstração explícita de carinho e a recriminação à violência são as principais características dessa tribo", explicou a psicóloga Fernanda Brandão. Segundo ela, os emos são expansivos, gostam de troca de elogios, abraços e beijos em público. "Entre eles dizer 'eu te amo', é um ato comum."
Fernanda comentou que esse tipo de atitude não é considerado preocupante, desde que seja feito com moderação. "Um jovem expressar seus sentimentos é muito bom, principalmente, nessa faixa etária que compreende os emos , entre 11 e 18 anos. O que preocupa, segundo ela, é o fato dos jovens se tornarem melancólicos e sempre estarem necessitando de atenção e carinho o tempo todo.
Esse tom melancólico pode ser conferido num trecho da música "Orgulho" da banda gaúcha Fresno. "Já tentei fazer com que você voltasse / Também já tentei sozinho encontrar a solução / Pra acabar com essa dor que hoje assola o meu coração..."
Apesar de terem se inspirados no movimento punk, os emos têm muitas semelhanças com o hippes dos anos 1970, que também entoavam a liberdade sexual e a livre expressão dos sentimentos.
Em função dessa liberdade de sentimentos, não é incomum que os emos sejam insultados e agredidos por outros jovens. "A atitude dos emos de expressar os sentimentos acaba irritado outros adolescentes que na busca pelo afeto optam pela agressividade", disse a psicóloga.
Talvez por esse motivo, muitos jovens não assumem a condição emo porque ficam com receio da reação dos amigos e dos pais. A jovem A.F.S, de 15 anos, disse que, por muitas vezes, foi insultada e classificada como "sapatão" por causa do jeito de se vestir e de se relacionar com outras meninas. "**** mais preconceito com os meninos que são chamados de gays só porque eles são mais sensíveis", disse A.F.S. Ela contou que já presenciou casos de agressões físicas no colégio onde estuda.
A convite da jovem, a nossa reportagem pesquisou no orkut comunidades que incentivam a violência e a discriminação aos emos, e o número de endereços com tais conteúdos é alarmante. Em alguns casos, jovens marcam encontros em lugares freqüentados por emos, para promover uma verdadeira pancadaria. Em outro caso mais chocante, uma comunidade convida jovens para "tirar sangue da boca de emos".
Para Fernanda Brandão, essas atitudes são extremamente preocupantes, pois revelam que com o passar dos anos, os jovens estão se tornando mais violentos e cada vez menos tolerantes com as diferenças.
O estilo emo
Para Jany Carla Silva, estudante de Design de Moda da UEL, mesmo que você nunca tenha visto um emo, fica fácil de identificar em função de alguns aspectos.
Segundo ela, a marca característica da tribo está no cabelo, com a franja sendo usada mais comprida, acima dos olhos e somente de um lado do rosto. "Esse tipo de corte de cabelo, reflete uma certa timidez e melancolia, próprias dessa tribo."
Outro fator interessante apontado pela universitária é o fato de mesmo sendo inspirados pelos punks, que simboliza rebeldia, os emos têm também uma vontade de se manter na infância, ao usarem ícones infantis, como camisetas da gatinha Hello Kitty e acessórios no estilo Wilma Flintstone.
Normalmente, as calças são bem justas ao corpo, principalmente, nos calcanhares. Tem aspecto de ser uma peça velha, surrada. Nos pés, botas e coturnos em estilo militar ou tênis nacional Mad Rats.
Outra característica dessa tribo são os olhos e as unhas pintadas de preto, tanto pelos meninos quanto pelas meninas, sem contar os piercings e tatoos que também fazem sucesso entre os emos.
O curioso de tudo isso, cometa Jany, é que um look emo, ao contrário do que se parece, não é nada barato. "Hoje, as roupas e os acessórios emos estão na moda, alguns looks completos não saem por menos de R$ 300,00".
2006-09-07 05:20:51
·
answer #1
·
answered by Alice S 2
·
1⤊
0⤋
são pessoas emotivas, que choram até se ver uma folha cair de uma arvore. expõe todos seus sentimentos, e escuta linkin park e cpm22.
bastante discriminado no brasil e no mundo por serem uma classe de frescos, que se acham conscientes da vida, revoltados pelo choro, e ameaçam se matar todo tempo.
não se ligam pelo que a sociedade pensa, e amigo beija boca de amigo.
os integrantes do KLB podem ser considerados EMOs
2006-09-07 11:51:15
·
answer #3
·
answered by fabiodantas84 3
·
0⤊
0⤋