Primeiramente vc pode tentar o sebrae, mas eles dão uma visão bem geral do assunto.
Antes de mais nada , faça pesquisa de campo :
Verifique aqui alguns passos da pesquisa de campo:
01-) Acessos:
02-) Como são os hábitos de compra dos seus clientes nesta região:
03-) Meios de locomoção
04-) Precisa de estacionamento?:
05-) Classe social desta região bate com seu produto e preço?:
06-) Concorrentes
07-) Gravitacionais
08-) Lojas Complementares ao ramo de atividade
09-) População
10-) Passagem de pedestres / carros / ônibus / lotação / metrô / trem
11-) Propaganda
12-) Pesquisas
13-) Melhoramentos na região:
14-) Parcerias
15-) Cuidado com as fofocas
16-) Layout da empresa
17-) Tem certeza que obterá um alvará de funcionamento?: Você sabe o que é um "Habite-se" ? Se não sabe é melhor começar a se preocupar.
18-) Já tem um plano para economizar?: Isso inicia mesmo antes de abrir a sua empresa. Lembre-se sempre desta palavra: "Custo-benefício" e decore.
Vejá vários mapas e exemplos no link:
http://www.gregonet.com.br/imoveis/imo1.htm
----------------------------
Pense depois em vários detalhes antes de abrir empresa:
01-) Acessos
Verifique primeiramente como é que os seu clientes passam pela frente do seu ponto e como eles fariam para chegar a seu comércio. É importante saber como é o costume de compras nesta região, principalmente se você depende da passagem de pedestres ou de veículos. Vivemos em um país com várias barreiras naturais, que são ladeiras, grandes avenidas sem pontos fáceis de passagem, etc. Verifique o que faria o seu cliente NÃO ir para seu ponto em estudo. Lembre-se que se tiver um concorrente com mais fácil acesso que o seu, mesmo que tenha o preço mais caro, ele está vendendo a facilidade para seu cliente, e você sairá perdendo com isso.
02-) Como são os hábitos de compra dos seus clientes nesta região
Verifique se os seus clientes tem o costume de fazer esse tipo de compras (que se refere ao seu comércio) na região, ou se o seu produto será uma novidade na região. Neste caso verifique antecipadamente a probabilidade de aceitação.
Claro que se seu negócio não depende disso fica mais fácil, ou se vai criar um costume na região, isso pode ser muito bom por que vai ser o pioneiro no ramo. Faça dessa forma estudo em nicho de mercado para não investir seu dinheiro sem ter certeza do que está fazendo.
03-) Meios de locomoção
Como é que seus clientes fazem compras de um produto igual ao seu? Depende de pontos de ônibus, lotação, carro, metro, etc ? Caso não necessitem, será mais fácil e barato achar o ponto, caso contrário, lembrem que no Brasil, é mais difícil que os seus clientes andem nas ruas paralelas ou nas transversais da rua principal.
04-) Precisa de estacionamento?
É muito importante verificar se suas vendas estarão afetadas se você não tiver estacionamento. Lembre-se que um ponto com estacionamento é bem mais valorizado, portanto mais caro. Caso venha localizar o ponto ideal, mas não possua estacionamento, verifique a possibilidade de fazer um convênio, mas lembre-se que o cliente prefere comodidade, e se seu produto for pesado ou caro, o cliente vai preferir o concorrente que tenha estacionamento na porta da loja.
05-) Classe social desta região bate com seu produto e preço?
Não esqueça de verificar a tendência e a aceitação do seu produto nessa região. Verifique se o preço está de acordo com a necessidade do bairro; por exemplo, uma filia de sua empresa nos jardins pode ter um preço mais elevado, justificado pelos custos fixos mais caros; enquanto que na Brasilandia , o preço terá que ser menor. As vezes em bairros aparentemente com classe social que possuem um custo de vida mais alto, esperam um produto mais barato. Tudo depende como vai ser a propaganda para ele. Perdizes é um bom exemplo, pois apesar de ser considerado um bairro de classe média e classe média alta, existem muitos prédios antigos, ao qual pessoas que residem lá possuem um poder aquisitivo menor, e buscam mais a economia do que a conveniência.
06-) Concorrentes
É fundamental antes de fechar negócio com seu ponto, fazer um estudo de seus concorrentes, verificando o preço , a quantidade de produtos que oferece, os serviços que dispõe, o treinamento de funcionários, a opinião dos clientes perante ele, quanto tempo ele está naquele ponto, a tecnologia que ele dispõe, se tem um plano de logística, etc.
07-) Gravitacionais
Verifique a gravidade do ponto que está. Por exemplo: Imagine que possui uma loja de roupas ; o Bom Retiro é um local conhecido para lojas de roupas, e como existem várias lá, as pessoas já conhecem e tem o costume de fazer compras desse produto. Assim cabe a você identificar como iria usar isso a seu favor, principalmente se o seu produto for diferenciado em preço , ou qualidade, ou serviço (ou quem sabe nos três) !
Se você possui um outro comércio , que dependa de passagem de pedestres , verifique outros gravitacionais, como bancos por exemplo, que atraem muitas pessoas.
Caso tenha um açougue, por exemplo, pode ficar perto de um supermercado de bairro , ou uma padaria, oferecendo conveniência aos seus clientes.
Em alguns casos, até os seus concorrentes podem ser gravitacionais. Tudo é uma questão de estudo.
08-) Lojas Complementares ao ramo de atividade
Verifique se tem lojas próximas a sua que complementam sua atividade e a dele. As vezes o ponto possui tendência do público a estar indo fazer compras do seu produto por causa de lojas vizinhas a você que possuam atividades correlatas a sua. Por exemplo, se vai instalar uma mercearia, e verifica que em frente ao seu ponto existe uma feira, e ao lado um açougue conhecido na região, e que o supermercado mais próximo dali é careiro e fica longe dali, ou tem uma barreira natural que atrapalha a locomoção dos clientes dele, isso pode ser interessante, pois com esses gravitacionais você cria um hábito de consumo de alimentos.
09-) População
Um fator muito importante para o sucesso da maioria dos comércios é a quantidade de pessoas que residem em volta dele. Quanto mais pessoas, mais dinheiro em volta que poderá ser gasto na sua loja. Nem sempre é necessário ficar no meio de tramos comerciais aquecidos, como por exemplo o centro da cidade ou a 12 de outubro ! As vezes ficar somente no meio da população pode ser muito interessante.
10-) Passagem de pedestres / carros / ônibus / lotação / metrô / trem
Quanto maior o fluxo de pessoas e automóveis, maior é a probabilidade de pessoas estarem entrando na sua loja ou visualizando sua logomarca; e assim terá como resultado fixar a sua marca dela junto aos seus clientes.
11-) Propaganda
Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio. Identifique os pontos mais próximos para fazer propaganda na região , que provavelmente trarão um retorno mais rápido, e a seguir, veja também a possibilidade de "atacar" os clientes de seu concorrente.
12-) Pesquisas
Pesquise tudo que é relevante ao seu negócio. Veja os focos de atração, os gravitacionais, como os acessos influenciam no hábito de compras da população, etc.
13-) Melhoramentos na região
Verifique se no ponto escolhido vai haver melhoramentos, que podem ser benéficos ou prejudiciais.
Por exemplo, se futuramente colocarem um estação de metrô na região, na maioria dos comércios e escritórios, se torna um ponto favorável. Um exemplo negativo é que se você escolher um ponto ao qual venha a ter alargamento na avenida , você pode sofrer uma desocupação total ou parcial de seu ponto.
14-) Parcerias
Verifique a possibilidade de fazer parcerias em seu negócio , que fortaleçam a principalmente a você e não esqueça do seu parceiro, pois se ele tem sucesso, a tendência é refletir esse sucesso , ou parte dele a você.
15-) Cuidado com as fofocas
Seja cauteloso quando iniciar seu comércio , ou prestação de serviços, principalmente em bairros. Uma má reputação causada por mau atendimento , ou por um produto estragado enviado pelo seu fornecedor, pode custar muito caro. Um funcionário mau preparado também pode causar o mesmo efeto.
16-) Layout da empresa
Claro que "vender o seu peixe" é muito importante , mas deixe sempre um layout limpo e confortável para seu cliente. Não adianta poluir o ambiente com propagandas e cores. Geralmente o tradicional agrada mais.
17-) Tem certeza que obterá um alvará de funcionamento?: Você sabe o que é um "Habite-se" ? Se não sabe é melhor começar a se preocupar.
Verifique toda documentação necessária antes de assinar qualquer contrato. Muitos imóveis podem ter o famoso habite-se, mas de qualquer forma podem não estar regularizados, geralmente pelo fato de fazer ampliação de ária sem comunicar a prefeitura , e muitas vezes , precisam de uma aprovação especial de bombeiros por causa disso.
Quanto menos nos preocuparmos com a fiscalização , melhor. Mesmo sendo um pequeno negociante; lembre-se, a tendência de um bom negociante é sempre ampliar.
Veja o link: http://www.gregonet.com.br/imoveis/imo2.htm
Espero ter ajudado
2006-09-06 16:53:13
·
answer #1
·
answered by Alexandre L 6
·
0⤊
0⤋