Essa discussão sobre privatizar ou não é mais comum no Brasil do que no resto do mundo desenvolvido. Está mais do que definido que tudo que puder ser privatizado, deve ser privatizado pois o poder público não tem competência gerencial e quem paga o custo final é a sociedade como um todo.
Dito isso, gostaria de ressaltar que a privatização funciona melhor quando esta não cuida de áreas com monopólio e quando existem agências reguladoras fortes (essas sim estatais), coisa que o Lula e seu stalinismo ultrapassado está destruindo em nome do intervencionismo político.
Vamos comentar alguns pontos levantados nas respostas anteriores e ir respondendo sua pergunta:
1. Não, não acho que o correio deva ser privatizado. Para o bem o para o mal, é um fator de integração nacional, realizando serviços que, dificilmente, seriam de interesse da iniciativa privada. Portanto, defendo os correios como um "mal necessário". "Mal" no sentido do custo que é nosso suado dinheirinho paga em impostos para sustentar essa estrutura.
2. Entretanto, sou completamente a favor da quebra do monopólio, coisa que os correios tentam defender (por razões óbvias) a todo custo. Concorrência sempre é bom e quem for bom que se estabeleça.
3. Aí vem um funcionário dos correios e reclama que não dá pra competir tendo que entregar cartas em lugares economicamente inviáveis. Concordo com a reclamação só que a solução não é o monopólio que repassa o custo para a sociedade e sim o governo pagar um valor equivalente ao subsídio realizado. Desta forma, as bases de competitividade ficam iguais. Esse $ poderia inclusive vir de taxações das empresas privadas de entregas.
4. As pessoas reclamam que há demissões nas privatizações. É CLARO!!!!! AS ESTATAIS SÃO CABIDES DE EMPREGO!!! Quem não sabe disso? Só interessa não privatizar para os próprios funcionários das estatais que, na estrutura extremamente onerosa que trabalham, gastam nossos impostos.
5. Todos os serviços privados melhoraram. Passaram a gerar muito mais riqueza para o pais, sob forma de impostos. Não seria possível aumentar o número total de terminais telefônicos em 5x nos últimos 10 anos sem privatização.
6. Existem exemplos que são dolorosos, como estradas privadas que, além de funcionarem bem, tem responsabilidade legal. Isso significa que eu posso processar uma operadora de estradas privadas, enquanto, na rodovia do estado, dificilment eu consigo alguma vitória jurídica se eles tiverem culpa de um acidente que eu tenha incorrido.
7. Qualquer um que tenha trabalho na iniciativa privada e na estatal sabe da brutal diferença de eficiência entre os 2 serviços.
8. Na BA existe um serviço de atendimento de serviços públicos realizado pela iniciativa privada. A diferença de qualidade é tão gritante que eu não sei como isso não se tornou padrão no Brasil.
9. As ferrovias passaram a funcionar. Eram verdadeiras sucatas! As siderúrgicas dão lucro, ao invés de serem repartições públicas antiquadas.
10. A pergunta não é se devemos ou não privatizar. Volto a repetir que essa dúvida não mais existe. A pergunta é como - existem limites, regras e controles que fazem com que algumas privatizações dêem mais certo que outras.
2006-09-08 11:42:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
eu tenho vontade de tocar fogo na Agencia dos Correios do Bairro Tristeza aqui de Porto Alegre, é um inferno essa agência que gente preguiçosa, uns infeliz, se não estão satisfeito com o que ganha que vão arrumar outro emprego. que agência desgraçada essa. TEM QUE PRIVATIZAR SIM,
2006-09-06 14:21:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Aqui na agencia de Maracanaú-ce, é horrível, os carteiros trabalham bem, mais os atendentes são horríveis, eles acham que só pq fizeram uma prova e se tornaram dicionários públicos, podem tratar as pessoas do jeito que quiserem. Privatização, já!!!!!
2016-07-03 18:58:51
·
answer #3
·
answered by Jaime Nogueira 1
·
1⤊
0⤋
se for pra acabar com os maus politicos que tiram dos correios e não investem na estatal, pode privatizar, pois os correios dão lucro, a questão de quebrado é conversa pra boi dormir, todos os dias na agencias pelo brasil tem postagens, carteiros na entrega. em cada cidade tem carteiros que levam até ao cliente objetos de diversas partes, de várias empresas. a questão é que só tiram dos correios e depois vem com conversa fiada de querer privatizar, vcs já notaram que quem vai gerenciar a logistica das olimpiadas são os correios, se privatizarem os correios quem vai sair perdendo são todos os cidadãos do país, vendem a estatal pra uma empresa do estrangeiro, o governo recebe uma mixaria, sugaram os postalis dos trabalhadores, o mensalão começou nos correios, vai que essa questão de querer privatizar é pra tapar investigações talvez, porque acredito se tiver novas investigações nos correios, vai t muita gente envolvida e, isso ligado a politica, e por isso querem logo privatizar a gigante que só da lucro. se privatizar quem perde somos nós, pois daqui a algum tempo que vai da as cartas no brasil será outras empresas e do estrangeiro....
2016-07-17 16:36:21
·
answer #4
·
answered by lazaro 1
·
0⤊
0⤋
Olha privatizar não quer dizer resolver o problema. Veja o exemplo da telefonia fixa, a qualidade caiu muito, apesar do beneficio de ter um telefone hoje custar muito mais barato. Há pouco tempo atráz o telefone custava o equivalente a um carro usado hoje em dia. Acho que os correios está precisando é de um choque de gestão, e mais atendentes. Mas ainda acho que eles prestam um bom serviço ao brasil. Imagine se uma empresa vai interessar entregar uma correspondência para um tribo lá em Roraima. Temos que pensar também no lado social.
2006-09-06 16:27:06
·
answer #5
·
answered by Alberto 3
·
0⤊
2⤋
Todos sabemos que toda empresa privatizada reduz os salários de seus funcionários até pela metade, demite sem receios e, quando estrangeira, impõe sua metodologia e filosofia que nem sempre é benéfica. Por exemplo, exigir que um brasileiro fale inglês no Brasil ! Vá aos EUA falar apenas o português e tente ser bem-recebido !
Pois é, o Brasil é um "País de Todos", mas os países tido como de 1° mundo nem sempre !
Quem é a favor da privatização de qualquer que seja a empresa, assim age porque está insatisfeito com a sua prestação de serviços. Sendo assim, a solução não é privatizar, mas cobrar dos órgãos públicos responsáveis as devidas melhorias !
Essa coisa de privatizar é própria do partido de FHC, Alckmin e Serra, que só sabem fazer isso: privatizar, terceirizar, mandar embora e acabar com o funcionalismo público, como se a economia gerada a partir daí resultasse em benfeitorias para a sociedade !
Só na Prodam (www.prodam.sp.gov.br) José Serra demitiu em 2005 cerca de 300 funcionários, acreditem se quiser, concursados ! Sob regime CLT !
As pessoas a favor da privatização olham apenas para os maus funcionários. Esquecem-se que, entre esses, há muitas pessoas sérias, honestas e pais de famílias que precisam daquele trabalho para sustentarem os seus.
Lamentamos que muitos pobres votem no PSDB cuja filosofia é empresarial: privatizar, terceirizar e demitir friamente.
Há pessoas bem-intencionadas que defendem a privatização da antiga TELESP, por exemplo, sob a alegação de que hoje a atual TELEFONICA disponibiliza telefones para TODO MUNDO !
Pois é, todos tem telefone, mas, podem pagar ? A taxa de assinatura mensal é justa ? Os aumentos praticados pela Telefonica são coerentes ?
A solução para todo serviço público de qualquer país é investimento e melhoria ! Não privatização !
2006-09-06 15:10:06
·
answer #6
·
answered by Adriano Silva 3
·
0⤊
2⤋
O monopólio dos correios vale somente para cartas o que não é o seu caso pois a entrega de passaporte é um contrato entre os Correios e a Polícia Federal onde os Correios prestam os serviços porque o fazem pelo menor preço e melhor qualidade.
Coisa parecida acontece no norte do Brasil onde os Correios fazem leitura de água ou no Sul do país que os carteiros habilitam telefones celulares de uma companhia telefônica.
Realmente você demonstra uma grande miopia sobre o assunto pois traduzir a imagem de uma empresa que obteve mais de 95% de aprovação numa pesquisa da Vox Populis, levando em conta sua percepção por conta de uma agência é estranho.
Lembre-se quee essa empresa qu você propõe privatizar leva serviços bancários a lugares onde nenhum desses grandes capitalistas (que você está defendendo) quis levar porque não valia a pena financeiramente.
Lembre-se também que essa empresa que você quer privatizar oferece, muitas vezes, a única forma de comunicação entre algumas comunidades isoladas neste país de dimensões continentais.
Você já deve ter visto muitas imagens de Carteiros equilibrando-se sobre muros em enchentes e, tenha certeza de uma coisa, eles estavam entregando cartas, independentemente das adversidades impostas pela natureza.
Busque uma visão global sobre o assunto antes de se propor a julga-lo.
Away
2006-09-06 15:02:27
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Em minha cidade os correios funcionam e bem, talvez a sua agência seja uma das muitas que foram terceirizidas e que não estão funcionando a contento e que estão prestes a perder as concessões, todas elas, devido a falhas como as mencionadas por você.
2006-09-06 14:26:51
·
answer #8
·
answered by Clelio Medeiros 4
·
0⤊
2⤋
No seu ponto de vista, é legal. Mas você se lembra dos milhares de desempregos que surgiu quando privatizaram o Bavespa? Iria acontecer a mesma coisa com os Correios. A empresa compradora certamente contrataria gente nova, por que as pessoas que estão no Correios passaram através de concurso público. E eles tem seus empregos garantidos pela clausulas do contrato. Mas, se tornando privada, as normas se tornam inúteis, por que o governo não pode mais dizer nada, se tratando de uma empresa privada. Ou seja, milhares de empregados, de todo o Brasil estariam na rua...
2006-09-06 14:24:45
·
answer #9
·
answered by Ash! - @thedeiwz 5
·
0⤊
2⤋
Tbm concordo com a Landar... é um dos poucos serviços públicos do país que presta. Eles entregam rápido.
O que é ruim mesmo é a fila que vc tem que enfrentar para enviar uma simples cartinha.
2006-09-06 14:24:33
·
answer #10
·
answered by CaAaAa 5
·
0⤊
2⤋