Essa é uma das questões mais "confusas" dentro do cristianismo, pelo que eu pude perceber.
Além da pergunta (muito boa) que você fez, ainda tem mais uma coisa: os anjos, segundo a teogonia cristã, eram criados perfeitos. Por definição, algo perfeito é algo que não tem falhas. Então como lúcifer foi sentir ciúmes (ou raiva, dependendo da versão) dos humanos? Ele não era perfeito? Sem contar o fato de que lúcifer era o "preferido de deus" ou o "anjo mais perfeito" (também dependendo da versão).
Estranho isso mesmo. Queria que algum teólogo cristão explicasse esta questão.
2006-09-06 16:36:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se o deus cristão existe e é onisciente então não existe livre arbitrio
Com efeito,
Se existe um algo conhecedor de todas as leis do universo, conhecedor de todas as consequencias de seus atos e criador do mundo, então não pode haver livre arbitrio. Por onisciencia entende-se todo conhecimento de uma forma atemporal, sim, pois se não conhecesse tudo do passado ou do futuro não seria onisciente. Mas se sabe o futuro então não tenho nenhuma liberdade. Afinal eu não poderia surpreender um deus supostamente infinitamente poderoso.
Logo, se o deus cristão existe e é onisciente então não existe livre arbitrio.
2006-09-06 21:47:29
·
answer #2
·
answered by P4R4N01D 4
·
1⤊
0⤋
Acho que Lucifer é o lado mal de nossa mente que fica falando assim: "Faz isso, faz aquilo". (Instinto), e os Anjos são aqules que dizem: "Não faça, isso é errado" (racionalização). e DEUS é o criador, o motor de nosso mundo, a força da gravidade, a força entre os eletrons e os protons, ele é uma força maior que controla o mundo, simples não acha
2006-09-06 20:44:41
·
answer #3
·
answered by Senhor do Mar ( Senomar ) 2
·
1⤊
0⤋
Acho que de certo modo até os anjos têm Livre Arbítrio. Por isto Lúcifer caiu... Deus é Criador, Oniciente, mas não interfere na vontade de ninguém. Lucifér poderia virar o Capeta ou não... isto foi vontade dele... e Deus não interfere na vontade.
Seguindo a teoria que criou propositalmente... pensamos na filosofia oriental, do yin e yang... do equilíbrio... E também no valor que se deve dar ao lado bom das coisas. Se não existisse o "Encardido" como diz minha vó... Tudo seria perfeitinho! E não nos esforçarímos... Não teríamos tentações...
2006-09-06 20:39:45
·
answer #4
·
answered by Leticia 6
·
2⤊
1⤋
Por mais que o homem tente, jamais compreenderá a natureza de Deus, se o mesmo homem não sabe nem mesmo porque vive, é uma pretensão querer entender quem é Deus, o que pensa Deus, o porque Deus faz isso ou aquilo.Tente descrever um sonho seu, e verá que não encontra palavras para descrever locais, cores, animais, vegetais, habitos etc. etc. etc. e sabe porque? Porque o vocabulário do plano fisico é muito pobre, não existe palavras e espressões idiomáticas que descrevam com fidelidade as coisas existentes no mundo dos sonhos, e saiba que este mundo será nossa proxima morada, após a morte do corpo fisico. Se nós não temos como entender esse mundo dos sonhos que está tão perto de nós, como poderemos entender a Deus que está imensamente dostante de nós? No entanto Jesus ja nos dizia, bate que porta se abrirá, procure que você encontrará. Respondendo sua pergunta. Deus quando cria, embora Ele saiba de tudo, no entanto a descisão é sempre nossa, portanto existe duas possibilidade, ou escolho uma ou escolho outra e nessa escolha Deus não interfere. Um exemplo bem simples, quando nasce um filho nosso, sabemos ( ou deveriamos saber ) que ele pode escolher ser um homem bom ou um homem mau, no entanto nós queremos sempre que ele seja um bom homem, assim também Deus age com toda alma que ele cria, sabe que aquela alma irá escolher entre o bem e o mal. Assim foi com lucifer e assim é com todos nós. ELe não poderá fazer nada por nós, porque não pode quebrar a lei que Ele mesmo criou.
2006-09-10 10:18:54
·
answer #5
·
answered by Vitor W 2
·
0⤊
0⤋
Deus, nosso pai celestial, criou, cria e vai criar infinitamente os seus filhos simples e ignorantes de conhecimentos, mas com o propósito de sermos espíritos elevados e felizes, sem exceção.
Deus não criou um "Lúcifer" para contrapor seus desígnios.
Para entender o que é "Lúcifer", e preciso saber que os espíritos são as almas dos homens no mundo dos espíritos, e como tal tem virtudes, defeitos e são imperfeitos, podendo influenciar as pessoas para o bem ou para o mal.
Por isso são chamados de diabos, demônios etc.
2006-09-06 20:50:01
·
answer #6
·
answered by Herba 4
·
0⤊
0⤋
ESSE PAPO DE RELIGIÃO É TÃO CONTRADITÓRIO QUE QTO MAIS SE DEBATE MAIS DÚVIDAS SE LEVANTAM SOBRE A LEGITIMIDADE DAS RELIGIÕES, DEUS, JESUS, ETC............
2006-09-06 20:32:11
·
answer #7
·
answered by ATECUBANOS 4
·
1⤊
1⤋
é uma boa questão, ele sabia
porém ele não criou lúcifer bom nem mau, lúcifer quie escolheu ser mau.
deixando claro que estas não são minhas crenças....
2006-09-06 20:30:55
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Deus criou Lúcifer como criou vc, e deu a ele o livre arbítrio, como deu a todos nós, do mesmo jeito que as vezes duvidamos da justiça divina, por que ele não poderia duvidar também? se vc olhar para o que está acontecendo com as pessoas neste planeta, verá tanta violencia e tanta maldade, e Deus criou a todos nós....
2006-09-07 18:24:48
·
answer #9
·
answered by mei 2
·
0⤊
1⤋
Deus sabe todas as coisas assim como ele sabia que o homem comeria do fruto proibido... então porque Deus não fez nada? porque Ele acredita no homem e nos deu um presente: o livre arbitrio! A liberdade de escolher!! Enquanto ao Lucifer ele fez sua escolha e desejou o errado, é inimigo de Deus e nosso também!
2006-09-07 09:35:39
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋