As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?
2006-09-06 09:17:46
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Obrigar eu não concordo! Assim como também não concordo que eu ofenda os religiosos ou que generalizo. O espaço é pequeno. o editar é rápido. A gente emite uma opinião, ou faz uma crítica. Aceita quem quer. Veste a carapuça quem quiser!...
Pra mim eles podem usar alto falantes, que eu nem ligo. Para concluir as coisas, eu uso a inteligência, não os ouvidos!...
2006-09-06 10:43:52
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
VC ENTENDE PORQUE SOU ANTI EVANGÉLICO? ESSE É APENAS UM DOS MOTIVOS...
2006-09-06 09:48:20
·
answer #3
·
answered by ATECUBANOS 4
·
1⤊
0⤋
Isso vem desde o surgimento do cristianismo. Na idade média a Igreja CRIOU o inferno para que seus seguidores estivessem sempre em suas mãos e quem não seguisse a risca seus ensinamentos seria queimado na fogueira e viveria no eterno INFERNO... Hj acontesse a mesma coisa só que de uma maneira + light como as igrejas evangelicas que queimam pedidos em fogueiras e exorcisam pseudos demonios
2006-09-06 09:13:17
·
answer #4
·
answered by thaty_sp1 1
·
1⤊
0⤋
Não é verdade isso!
Eles não obrigam você a acreditar no que eles acreditam. Basta você pagar o dízimo e pronto. Como o Bispo Edir Macedo mesmo falou em vídeo com a cúpula da Universal em Angra dos Reis, regado a iates e champagne: "É dá ou desce" ou então "se não quiserem dar, que se danem" (palavras dele em vídeo-denúncia na Polícia Federal). Por isso os seus fiéis são tão perdidos e chatos. Só acreditam por meio de lavagem cerebral.... é o cúmulo!
2006-09-06 08:49:16
·
answer #5
·
answered by bertolivier2004 6
·
1⤊
0⤋
nossa cara..sua resposta caiu do céu
agora pouco respondi uma pergunta q lembra a sua, a pessoa perguntava pq as outras tinham tanto preconceito pelos evangelicos - vou abordar uma religiao para explicar o q penso - respondi q eles tb agem assim.
O q geralmente ocorre é q qm tem um principio qr enfiar guela abaixo dos outros, e isso não é bacana!!!!!!!!
isso ocorre - respondendo - pq sao egoistas, o q pensam é verdade e acabou!
puro egocentrismo....
2006-09-06 08:53:03
·
answer #6
·
answered by eligorfi 2
·
0⤊
0⤋
Nem todas, mas as que fazem isto normalmente são fanáticas. E este é o problema.
O fanatismo religioso normalmente é imposto ou induzido pelos pregadores como forma de manter os "fiéis" sobre controle. fazendo-os pensar que são superiores, "afagando" sua auto estima, que apenas eles terão "a salvação".
Na verdade é o oposto, normalmente são pessoas com baixa estima e personalidade fraca que aderem e se escondem atrás fanatismo religioso.
Da mesma forma lhes é induzido a tentar trazer outros "pecadores" para a sua religião.
2006-09-06 08:53:00
·
answer #7
·
answered by Tiger 5
·
0⤊
0⤋
po simples e pura ignorância só isso deus não escolheu religião para se manifestar
2006-09-06 08:51:55
·
answer #8
·
answered by carlos p 1
·
0⤊
0⤋
Idiota é quem acredita!
2006-09-06 08:48:55
·
answer #9
·
answered by PRESIDENTE 4
·
0⤊
0⤋
Deve ser algum problema psicológico.Espero que a ciência ajude a humanidade a contornar esse problema que atinge milhares de pessoas.
2006-09-06 08:46:04
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋