valvulopatia tal como o nome indica é uma doença das valvulas que se abrem para permitir a passagem sanguinea e depois se encerram!
pode ter 2 consequencias:
estenose que é uma deficiencia valvular que impede a correcta abertura, como a valvula nao abre completamente aumenta a pressao, que provoca hipertrofia muscular da cavidade a montante (e posterior dilataçao) para compensar a resistencia ao fluxo!
insuficiencia é uma deficiencia valvular que impede o perfeito encerramento, o que aumenta o volume, provocam um movimento pendular do sangue entre as cavidades separadas pela valvula-refluxo de sangue, sobrecarga e aumento de pressao.
pode ter diversas causas:
febre reumatica, que é uma inflamaçao causada por estreptococos (por exemplo amigdalites mal curadas
malformaçoes congenitas
doenças degenerativas
disfunçao ou ruptura dos musculos papilares (valvula mitral) apos enfarte do miocardio
endocardite bacteriana que é uma infecçao das valvulas cardiacas.
beijinhoooos
2006-09-06 08:11:24
·
answer #1
·
answered by Diva B 3
·
1⤊
0⤋
Resumo
Pacientes portadores de valvulopatia mitral resultante de febre reumática, podem exibir fibrilação atrial decorrente de alterações anatômicas e funcionais da musculatura atrial esquerda. Quando a terapêutica desta valvulopatia requer correção cirúrgica, observa-se, em alguns pacientes com fibrilação atrial, retorno ao ritmo sinusal.
O objetivo do presente estudo foi o de identificar, em pacientes com valvulopatia mitral e fibrilação atrial, variáveis capazes de prever o ritmo cardíaco após cirurgia corretiva.
Realizamos, para este fim, um estudo retrospectivo das seguintes variáveis: idade, sexo, duração da fibrilação atrial no pré-operatório, diâmetro do átrio esquerdo, fração de ejeção, diagnóstico da valvulopatia, tipo de cirurgia empregada e presença de cirurgia cardíaca prévia, a partir de história clinica, eletrocardiograma, ecocardiograma e nota cirúrgica, presentes no prontuário de cada doente.
Os resultados mostraram não haver diferença estatisticamente significativa entre o grupo com retorno ao ritmo sinusal e o grupo que permaneceu em fibrilação atrial para as seguintes variáveis: idade, sexo, duração da fibrilação atrial; diâmetro de átrio esquerdo, fração de ejeção, tipo de cirurgia realizada e presença de cirurgia cardíaca prévia.
Os pacientes com insuficiência mitral e diâmetro de átrio esquerdo menor que 52 mm, apresentaram maior chance de retorno para ritmo sinusal após a cirurgia (OR = 1,945; p = 0,02).
A identificação, de pacientes com elevada possibilidade de manutenção de fibrilação atrial após a cirurgia para correção de valvulopatia mitral, torna o emprego de terapêutica cirúrgica para a citada arritmia, procedimento a ser considerado na estratégia cirúrgica definida no pré-operatório.
Concluiu-se que a presença de insuficiência mitral e átrio esquerdo menor que 52 mm foram variáveis preditivas de conversão de fibrilação atrial em ritmo sinusal após a cirurgia.
bjus
2006-09-06 15:57:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Stenio,
Existe estenose e prolapso da válvula mitral. Eu conheço bem o assunto "estenose" porque minha mãe tinha esse problema.
Uma das causas da estenose mitral é a febre reumática (era o caso da minha mãe), ou seja, ela é uma conseqüência, uma seqüela de uma doença. Mas existem, também, casos congênito.
O diagnóstico da estenose mitral, atualmente, é feito através de ecocardiografia, antigamente isso era feito auscultando o paciente.
O caso da minha mãe era bem crítico, era indicação para cirurgia, ela passou por cinco cirurgias: duas para correção da estenose, e as outras três para colocação de prótese.
Hoje em dia, os tratamentos são bem mais avançados, então, dependendo do grau da estenose, existem tratamentos com medicamentos, ou a indicação para cirurgia (valvoplastia ou substituição da válvula).
Caso você queira mais informações, entre em contato comigo pela minha página de perfil do Y! Respostas, eu convivi com minha mãe com a estenose mitral durante 27 anos da minha vida... Conheço bem o assunto!
Espero ter ajudado em algo!
P.S.: Caso você resolva entrar em contato, deixe seu endereço de e-mail para que eu possa responder, pois vi que você não autorizou contatos através da sua página do Y! Respostas.
2006-09-06 14:42:33
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋