English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E verdade que na Biblia, Deus permitiu que escravisassem os inimigos?

2006-09-06 04:09:52 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

No Antigo Testamento, ainda prevalecia a Lei "Olho por Olho, Dente por Dente". Com a vinda de Jesus, Novo Testamento, que começou a pregação do Perdão e do Amor ao Próximo.

É preciso deixar claro, que a Lei de Moisés já foi um avanço muito grande, pois antes era todo um povo, toda uma família, que pagava pelo crime de uma pessoa.

2006-09-06 04:17:16 · answer #1 · answered by miosotis 7 · 0 0

Filho a Bilbia alem de ser a revelação de DEUS à nós, é tambem um relato histórico, e por assim ser, vc precisa ler contextualizando com a cultura, governo da época....

Te volto uma pergunta, existe guerra justa??? Se alguem entrar em sua casa para roubar/matar alguem e vc tivesse a chance de matá-lo primeiro, o que faria???

E diante de DEUS como vc acha que fica isso???

Só pra pensar...


Procure um livro do historiador Flavio Josefo "A História dos Hebreus".. e tire suas conclusões...

2006-09-06 12:26:41 · answer #2 · answered by EU 4 · 0 0

Oi Joana.

A questão aqui é quem executaria essa pena.
Nenhum humano tem o direito de tirar a vida de ninguém. O único que tem controle sobre nossa vida é Deus. Então, no antigo Israel, Ele autorizou pessoas que estavam sobre Sua supervisão a punir com a morte certos crimes. Autorizou inclusive que se escravizassem inimigos que não adorassem o mesmo Deus de Israel, ou que um israelita trabalhasse como escravo, por, no máximo, 7 anos como escravo de outro israelita para pagar-lhe uma dívida, mas no fim desse período o escravo só continuaria escravo se fosse de sua vontade.

Com a vinda de Cristo, a lei de Moisés deixou de ser válida e a lei do Cristo ou lei do amor passou a vigorar. Deus não tem mais uma nação específica como sua representante, nem líderes guiados por ele, por isso, hoje, ele não aprova a pena de morte, por causa das injustiças que podem acontecer e de fato acontece.

Uma coisa é certa, Deus é justo e todo sábio. Se ele permitiu ou permite algo, sempre é no melhor interesse de seus súditos. Nossa parte é obedecer.

Ok?!!!

2006-09-06 12:03:40 · answer #3 · answered by Cabeça 1 · 0 0

Na Bíblia, constam fatos de que haviam crimes punidos com a pena de morte. O maior exemplo disso, foi a condenação à morte de "Jesus Nazareno", o "CRISTO", que mesmno sem ter cometido crime algum, foi condenado. Existem casos no A.T. em que os vencidos em guerras eram levados como escravos pelo seus dominadores, como aconteceu com os Israelitas, que foram levados como escravos para o Egíto.
Quando Moises ao levar os Israelitas de volta à terra de Canaã, recebeu de Deus as "Tábuas da Lei", nelas continha o mandamento "Não Matarás", que significaria a não permissão de tirar a vida do semelhante, o que acontecia por motivos fúteis, em qualquer desentendimento entre os seguidores de Moisés. Porem, a humanidade com o passar dos tempos, esqueceu-se de Deus e seus mandamentos e por esse motivo mereceu os castigos de que contam as escrituras. Com a vinda do MESSIAS, "Jesus Cristo", a mensagem foi novamente pregada até com algumas observações e variações de leis que os sacerdotes da época pregavam segundo os seus interesses. Os Fariseus, por exemplo, pregavam uma coisa e faziam outra, de acordo com os seus interesses. Porisso Jesus os chamou de hipócritas, raça de víboras e outros títulos menospresíveis, para mostrar que eles simplesmente pregavam o que não faziam e vice-versa. O mandamento "Não Matarás" não se refere apenas à morte real, mas também à morte moral, ao desejo de vingança, a morte pelo desejo e outros tipos de vingança. A calúnia, por exemplo, é um tipo de morte e também é condenada.

2006-09-06 11:58:38 · answer #4 · answered by Tio SAM 4 · 0 0

Os tempos do Antigo Testamento não eram fáceis... Alguns povos como os assírios conquistavam, matavam, cegavam, cortavam as orelhas, etc, com ímpetos de crueldade. O mundo era outro e se não houvesse uma ameaça "da pesada", as pessoas não teriam freios. Adulterariam muito mais, enganariam mais, blasfemariam mais. Todavia, Jesus colocou um ponto final nisso se oferecendo como um "saco de pancadas" para a humanidade fazer mais uma vez o que sabia fazer de pior e, por estar calado, humilde, abandonado, frágil e ainda assim amando, Ele fez com que até hoje se pergunte: por que fizemos isso com Jesus? Então a partir deste momento ficou realmente claro que não devemos matar, porque Ele veio para trazer vida, e vida em abundância... nos deu exemplo do maior amor e deu sua vida por cada um, venceu a morte, o inferno e voltou a ser Deus poderoso. Porisso hoje não precisamos apenas nos preocupar com a morte física. Muitas das nossas palavras podem matar a esperança de alguém, a iniciativa de outro, a boa ação de outro, o bom relacionamento de alguém, etc.

2006-09-06 11:25:19 · answer #5 · answered by Paulo V 3 · 0 0

é claro era a lei: dente por dente olho por olho,por ex:se a pessoa desobedecesse a lei não matarás ela tb era morta no mesmo grau que matou o próximo,se a pessoa arrancasse o dedo de alguém o dela tb era arrancado,isso impedia que as pessoas fossem perversas, se existisse essa lei ainda evitaria vários problemas,vc não acha?há, essa lei dente por dente olho por olho chamava-se lei de ITALIÃ.

2006-09-06 11:24:51 · answer #6 · answered by nika 3 · 0 0

sim, é verdade na Biblia no antigo testamento,Moisés instituiu esta lei, q quando alguem assassinasse alguem deveria morrer da mesma forma salvo, quando fosse morte acidental, por isso foram criadas cidades de refúgios onde estas pessoas teriam abrigo e certeza de que não seriam mortos da mesma forma porém, se esta pessoa saisse dos limites desta cidade correria o risco e o vingador poderia mata-lo sem responder perante a lei da época, quanto a escravidão não era da vontade d DEUS mas pela dureza do coração do homem foi permitido,escravizar seus inimigos.....

2006-09-06 11:19:49 · answer #7 · answered by gean 2 · 0 0

O Mandamento não Matarás, é para ser cumprido.

Caso não seja, o Criminoso , sofrerára com a pena de morte.

2006-09-06 11:19:34 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Os escravos foram os servos de Deus, por eles serem de coração manso.

2006-09-06 11:17:35 · answer #9 · answered by meuamigoejesus 3 · 0 0

Olha, tive uma dúvida a respeito disso e pedi orientação (via e-mail) para um padre e estou esperando resposta, mas acho que era mais a narrativa do que havia acontecido do que uma pordem expressa.
Pax Domini

2006-09-06 11:12:42 · answer #10 · answered by Pax Domine 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers