O Ministério Público Estadual (MPE) de Minas Gerais ofereceu denúncia à Justiça contra 23 pessoas como o presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, Mário de Oliveira, outros dirigentes e vários pastores da denominação. Eles foram acusados formalmente de praticar crimes como apropriação indébita, desvio, lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e sonegação fiscal.
Conforme a denúncia do MPE, dirigentes da igreja em associação ao ex-prefeito de Contagem (MG), Ademir Lucas (também acusado), "idealizaram, planejaram, ajustaram e executaram" um "plano destinado a desviar em proveito alheio" recursos públicos do município no valor de R$ 1,12 milhão.
Os desvios teriam ocorrido durante os anos de 2001 e 2002 por meio de dois convênios que foram firmados com a entidade "civil-assistencial" Escola de Ministério Jeová-Jiré, que, segundo o MPE, tem como presidente perpétuo o pastor Jerônimo Onofre da Silveira, ex-secretário municipal de Defesa Social de Contagem na gestão do ex-prefeito (2001-2004).
Conforme os promotor Mário Conceição, a investigação iniciada há cerca de dois anos e meio identificou que o modus operandi da organização se assemelha ao da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, cujos fundadores tiveram os bens bloqueados pela Justiça de São Paulo a partir de denúncia do Ministério Público.
O promotor disse que a acusação oferecida na última semana à 2ª Vara Crimina da Comarca de Contagem pede o seqüestro de bens dos acusados e o ressarcimento do dano ao erário, até o limite de R$ 1,12 milhão. O pedido está sendo analisado pelo juiz titular Guilherme Azeredo Passos.
De acordo com o promotor, os convênios eram para recuperação de jovens viciados em drogas no prazo máximo de 15 dias, com orações e "terapias de duvidosa eficácia". A acusação diz que foram utilizadas notas para prestação de contas de uma empresa fantasma, em nome de parentes de Jerônimo. Segundo Conceição, foi apurado que os recursos desviados foram usados pela organização para compra de imóveis e bens - entre eles, uma lancha, carros de luxo e um apartamento em Cabo Friohttp://br.news.yahoo.com/060905/25/18jr2.html
2006-09-06
00:56:29
·
20 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
É MUITO TRISTE ISSO.MAS ACREDITO SER VERDADE. O HOMEM AH MUITO USA O NOME DE DEUS EM VÃO. USA PARA SEU PRÓPRIO BENEFICIO. POIS NA MINHA OPINIÃO, QUEM FAZ ISSO NÃO ACREDITA
MAS TAMBÉM ACREDITO NO QUE ESTA ESCRITO: "TODOS OS CRIMES SEJA DE SANGUE OU NÃO SERÃO MOSTRADOS NOS TELHADOS DAS CASAS," ENTÃO ISSO QUE ESTA ACONTECENDO, E TOMARA QUE ACONTEÇA MAIS E MAIS, É A AÇÃO DE DEUS CONTRA OS FALSOS PROFETAS. SO, NÃO QUERIA QUE ISSO TUDO, MANCHASSE O NOME DE JESUS, ELE NÃO MERECE, ELE É PURO E BOM. O HOMEM É QUEM NÃO PRESTA....
2006-09-06 01:34:32
·
answer #1
·
answered by carmen L. 6
·
1⤊
0⤋
pena q vai demorar tanto....
2006-09-06 08:02:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Tomara que fechem 100%!
2006-09-06 08:04:26
·
answer #3
·
answered by Christofer 3
·
1⤊
0⤋
Não se iludam. Todas as religiões existem para o bem dos seus sacerdotes. Por mim, poderiam fechar todas.
2006-09-06 08:03:35
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
1⤊
0⤋
Olha, Deus nunca pactuou com neumha forma de injustiça, tanto que na bíblia estão denunciados os erros de Moisés, Davi, Judas e outros, e diz que tudo que o homem plantar isso mesmo ele ceifarar.
Quanto ao fechamento de alguns templos isso até pode acontecer, más a igreja mesmo só vai deixar de existir no momento que Jesus vier buscar o seu povo, antes disso jamais!
Veja a história da igreja, quanta perseguição, quantas mortes, e ela continua de pé, e se mantém assim firme porque foi Deus quem a planejou.
E tudo isso que você citou é lamentável e condenavel, deixo aqui uma citação do próprio Cristo Jesus - "ai daqueles por quem vier os escândalos".
2006-09-06 09:25:44
·
answer #5
·
answered by Cipó 2
·
0⤊
0⤋
A verdadeira face do demônio está aparecendo!!!!!!!!!!!
Putz, falei que nem eles... Ah?
2006-09-06 09:08:10
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Achei muito interessante sua pergunta, apesar de não ter uma resposta à ela, gostaria de responde-la em relação às respostas que foram dadas.
A que mais me chamou a atenção foi a que diz assim "ninguém levanta os calcanhares contra a menina dos olhos do Senhor e fica impune", e isso foi dito referindo-se a você que tão dentro da razão e dos fatos formulou sua pergunta.
Agora considerando essa mesma afirmação dada em uma das respostas acima, se ninguém fica impune, realmente todas deverão fechar mesmo, pois se você levantou os calcanhares, essa corja que esta muito bem identificada na reportagem postada esta dando saltos de alforria contra Deus.
Pois bem, concordo de fato com a a resposta que diz que a religião do futuro será o amor e a caridade, e não seitas e seitas que se blasfemeiam em nome de Deus, sustentando riquezas imensuráveis.
Fiquem em Paz
2006-09-06 08:43:09
·
answer #7
·
answered by Eu Cristão 2
·
0⤊
0⤋
As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?
2006-09-06 08:42:30
·
answer #8
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
É provavelmente por existir hoje dentro destes templos as pessoas que estâo usando o nome de Jesus para poder ganhar dinheiro com isso, havendo uma justiça divina é que talvez esteja enfraquecendo estes falsos profetas e igrejas.
2006-09-06 08:26:26
·
answer #9
·
answered by ricardo p 2
·
0⤊
0⤋
Toda Igreja q for aberta pelo desejo do homem com certeza será fechada, porque onde não tem a presença de DEUS e do ESPIRITO SANTO, terá somente homens q irão fazer atos como este q o MP denuciou. Em compensação Jesus disse: " Aí daquele que faz desviar um destes pequeninos" ele se referiu a estes homens q se dizem pregadores do evangelho, mas não vivem o evangelho e faz com q muitos se desviem por estes atos. Porém existem muitas igrejas com pastores compromissados em pregar a palavra de DEUS, e estas com certeza irão se multiplicar cada dia mais, como disse Jesus " A PORTA QUE EU ABRO NINGUÉM FECHA, E AS CHAVES DO INFERNO NÃO PREVALECERAM CONTRA ELA".
2006-09-06 08:12:28
·
answer #10
·
answered by wvszorro 2
·
0⤊
0⤋