English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de conhecer pessoas que tem essa doença, os sites relacionados a tal, alguém sabe me indicar?

2006-09-04 15:34:38 · 5 respostas · perguntado por ♫Fiesta♫ 3 em Ciências e Matemática Medicina

5 respostas

A Doença

A Anemia Falciforme (siclemia) é uma doença crônica, degenerativa, auto-incapacitante e ainda não tem cura. É hereditária, (passada dos pais para os filhos), portanto não é contagiosa. Os sintomas são: cansaço extremo, fraqueza, astenia, crises dolorosas (nos ossos, músculos e nas articulações), palpitação, taquicardia, etc..

A qualidade de vida dos falcêmicos é ,em geral, muito baixa e isso por várias razões, principalmente por causa de suas condições sócio-econômicas e culturais, que são deficitárias.

A doença ocorre por conta de uma mutação genética, que houve há milhões de anos no continente africano. Sendo assim, as células do sangue - as hemácias se falcizam (assumem a forma de foice. Daí o nome "falciforme").
Por isso , ficam mais duras e seu tempo de vida diminui de 120 dias para 15 dias. As conseqüências disso são os sintomas citados acima, além da probabilidade do falcêmico ter que tomar transfusão de sangue para repôr as hemácias perdidas, já que elas morrem por hemólise (explosão).

Para que o falcêmico tenha uma melhor qualidade de vida (aumentando assim sua expectativa de vida), ele deve fazer um rigoroso acompanhamento médico, evitar o desgaste emocional, o estresse e tomar muito líquido.

Associação Pró-Falcêmicos
http://www.aprofe.hpg.ig.com.br/

Um trabalho de um aluno da Universidade Federal de Viçosa sobre a siclemia
http://www.ufv.br/dbg/trab2002/DHG/DHG012.htm

2006-09-04 15:43:26 · answer #1 · answered by Paratroopa 2 · 0 0

Anemia falciforme
A hemoglobina, encarregada do transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos periféricos, é uma proteína responsável pela pigmentação vermelha do sangue e compõe-se de quatro subunidades ou cadeias (duas cadeias alfa e duas cadeias beta) e um agrupamento não protéico denominado "heme". A troca de um aminoácido, na cadeia beta, altera as propriedades químicas da hemoglobina, que passa a ser conhecida como hemoglobulina S (Hb S). Quando desoxigenada, a Hb S polimeriza e forma longos bastonetes que alteram a forma das hemácias de bicôncavas para falciformes (em formato de foice).
As hemácias falciformes são inflexíveis. Sua forma estranha e sua rigidez celular causam viscosidade sangüínea aumentada, estase e obstrução mecânica das pequenas artérias e capilares. O sangue não consegue circular facilmente através dos vasos sangüíneos de pequeno calibre, por isso diminui significativamente o suprimento de oxigênio para tecidos e órgãos. >> Anemia hemolítica Em situação normal, as hemácias têm vida média de 120 dias. Ora, os glóbulos vermelhos alterados só permanecem de 10 a 20 dias no sistema sangüíneo. O resultado é um quadro de anemia classificada como hemolítica (= anemia causada pela destruição excessiva de eritrócitos), que debilita o paciente. Este, em geral, mantém níveis de hemoglobina em torno de 7 a 9 gramas por decilitro.
Sinais e sintomas
A anemia falciforme provoca os mesmos sintomas da anemia comum, porém causa problemas resultantes do bloqueio do fluxo de sangue pelas hemácias alteradas:
Fadiga e respiração curta.
Pele pálida e unhas esbranquiçadas.
Icterícia.
Crescimento lento.
Atraso da puberdade.
Agravamento de infecções.
Problemas osteoarticulares.
Problemas oculares.
Problemas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva.
Problemas pulmonares, como infarto pulmonar.
Problemas renais, como perda de proteína na urina e insuficiência renal crônica.
Quadros de infecção ou desidratação podem favorecer o que se chama "crise vaso-oclusiva", geralmente acompanhada de muita dor.
Diagnóstico
É realizado por meio de eletroforese da hemoglobina.
Tratamento
Até o momento, não existem medicamentos que tratem eficientemente a anemia falciforme. Os tratamentos disponíveis, hoje, têm como objetivo acompanhar as condições do paciente, prevenindo complicações e diminuindo as lesões dos órgãos-alvo da doença. Episódios dolorosos podem ser tratados com analgésicos, líquidos e oxigênio. Suplementação diária de ácido fólico e início precoce de antibióticos, quando há febre, têm sido condutas comuns. Resultados satisfatórios têm sido obtidos com a administração de hidroxiuréia, um agente quimioterápico utilizado no tratamento de alguns tumores.
Raças mais propensas à doença
A anemia falciforme é encontrada em pessoas oriundas de algumas regiões da África, Arábia Saudita, Índia e regiões do Mediterrâneo. Indivíduos da América do Sul, América Central ou Estados Unidos da América cujos ancestrais eram dessas regiões também podem ser portadores da doença.
A hereditariedade
A anemia falciforme é uma doença hereditária. Para que se manifeste, é necessário que o filho tenha herdado um gene da doença de cada um dos pais. Quando herda apenas o gene do pai ou da mãe, torna-se portador do "traço" falciforme, isto é não apresenta sinais da anemia, mas pode transmitir esse gene aos seus filhos. Diante disso, quando existe algum caso de anemia falciforme na família, é necessário que o casal procure um especialista em aconselhamento genético, com o objetivo de avaliar possíveis riscos. Exames de sangue permitem determinar se há perigo e são úteis para auxiliar na decisão a ser tomada. Após a concepção, a doença pode ser diagnosticada, no bebê, por amniocentese, no segundo trimestre da gestação.
O pediatra
Uma vez que se trata de doença hereditária, o pediatra deve pedir um exame especial de sangue (eletroforese de hemoglobina) sempre que um bebê nascer em família de risco. Se a criança não foi examinada, a síndrome do pé e da mão (conseqüência da vaso-oclusão nesses locais) pode ser o primeiro sinal.

2006-09-08 16:59:39 · answer #2 · answered by Alice S 2 · 0 0

Anemia falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos, e altera os glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos são células do sangue. Existem milhões destas células circulando por todo o corpo. Dentro destas células existe um pigmento chamado hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue e também transporta oxigênio do ar que respiramos para todas as partes do corpo. Estas células são arredondadas e elásticas, por isto passam facilmente por todos os vasos sangüíneos do corpo, mesmo os mais finos.

A maioria das pessoas recebe de seus pais hemoglobina normal chamada hemoglobina (A). Como recebe uma parte da mãe e outra do pai, cada pessoa é (AA).

As pessoas com anemia falciforme recebem de seus pais hemoglobina anormal chamada hemoglobina (S). Como recebem uma parte do pai e outra da mãe, elas são (SS). O glóbulo vermelho com hemoglobina (S) pode ficar com forma de meia lua ou foice, daí o nome falciforme. Essas células são mais rígidas e por isso têm dificuldades para passar nos vasos sangüíneos podendo amontoar umas sobre as outras atrapalhando a circulação. Neste local vai haver dor de moderada a forte intensidade. (São as crises de falcização).

TRAÇO FALCIFORME
O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de seus pais a hemoglobina (A) e (S). Como recebeu um tipo da mãe e outro do pai é (AS).


É uma pessoa saudável e pode levar uma vida normal. É importante saber: filhos de duas pessoas com traço falciforme podem nascer com anemia falciforme, daí a importância de fazer exame (eletroforese de hemoglobina) do futuro parceiro

2006-09-05 09:44:15 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

SEI MAIS ESSE ASSUNTO E MUITO LONGO... MINHA MONOGRAFIA TALVEZ SERA SOBRE ESTE ASSUNTO BASTENTE INTERRESSANTE

2006-09-04 22:43:43 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

http://www.geocities.com/afalciforme/
http://www.aprofe.hpg.ig.com.br/
http://anemiafalciforme.blogspot.com/

Nesses sites vc terá tudo q precisa.

2006-09-04 22:43:15 · answer #5 · answered by Tsunami 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers