Sou contra. Segundo as minhas crencas, todo momento, todo segundo de vida que Deus nos permite na terra, trata-se de um momento precioso para o desenvolvimento do espirito.
Abreviar o tempo de vida de uma pessoa, pode ser tirar-lhe a oportunidade de algum arrependimento, de algum perdao a ser alcancado, de alguma oportunidade divina.
Somente Deus pode livrar nos das experiencias terrenas.
2006-09-04 14:44:22
·
answer #1
·
answered by Tena R 2
·
1⤊
1⤋
(vou copiar aqui o que falei uma vez numa comunidade do orkut sobre o mesmo assunto)
Bom, eu acho que o grande problema está em definir quando exatamente uma pessoa morre.
Essa é essencialmente a mesma discussão do aborto, só que no outro extremo - o fim da vida, e não o começo dela.
Acho que todo indivíduo deveria ter total autonomia sobre si mesmo. E se o cara não tem capacidade nem mesmo de se matar, mas deseja muito morrer... considero um insulto deixar a pessoa sofrendo por causa das opiniões alheias.
Não sabemos o que vem depois, ou se vem algo depois. Mas se a pessoa realmente acredita que não pode haver nada pior, então acho que a eutanásia é totalmente justificável.
No caso de pacientes em coma, que não podem se manifestar, a questão do "desligar os aparelhos" e tal... nesse ponto eu acho que conforme a medicina for evoluindo, poderemos adiar um pouco mais esse "desligamento de aparelhos". Se a ciência não vê possibilidade de cura ou recuperação para aquela pessoa ali, em estado vegetativo, acho que não se pode fazer muita coisa se não deixar a pessoa morrer. Mas tudo varia de acordo com as circunstâncias, e de qualquer forma isso é apenas uma opinião pessoal, porque nesse caso em específico acho que conta muito o que cada um pensa.
Imagino que deva ser uma decisão extremamente difícil quando se tem um familiar nessa situação. Mas... não vejo alternativa melhor.
2006-09-04 22:06:38
·
answer #2
·
answered by Vivian B 2
·
1⤊
0⤋
contra, só Deus pode tirar a vida
2006-09-06 19:28:29
·
answer #3
·
answered by Junge der Senkegold 3
·
0⤊
0⤋
coloque-se no lugar do pobre infeliz enfermo.
Pronto, você tem a sua resposta =)
2006-09-06 01:42:06
·
answer #4
·
answered by miC 3
·
0⤊
0⤋
CONTRA. Porque o espírito precisa destes ultimos momentos, que são os ajustes por conta de atos cometidos no pretérito, se não o fizer nesta encarnação, deverá perder uma próxima encarnação só para viver estes ultimos momentos. Posso afirmar que o espírito que sofre a eutanásia se revolta muito e passa a obsediar a família causadora do ato.
2006-09-05 12:42:47
·
answer #5
·
answered by caiomaioni 2
·
0⤊
0⤋
A favor.
Acho que a vida só vale a pena quando se tem consciência dela. A parir do momento em que a pessoa só vegeta na cama, não existe mais vida.
Ainda que o "lado de lá" não existisse, que, como os ateus acreditam, morreu acabou, mesmo assim não valeria a pena sobreviver a qualquer custo.
Até para a família, manter alguém vivo preso por aparelhos é bem mais dolorido do que perder essa pessoa. Quem ama de verdade prefere nunca mais ver a outra pessoa do que ter ela ao seu lado mas sofrendo muito.
Eu sou espiritualista, sei que existe o outro laodo, a continuidade, e então, por que deixar a pessoa sofrendo aqui, presa por aparelhos, sem consciência nenhuma, se ela pode ser feliz do lado de lá?
2006-09-05 11:10:20
·
answer #6
·
answered by De Cesar 4
·
0⤊
0⤋
A favor... cada um manda na sua vida.
2006-09-05 08:38:36
·
answer #7
·
answered by ^o) Tom 5
·
0⤊
0⤋
mas nao se mata cavalo???
2006-09-04 23:26:47
·
answer #8
·
answered by dedeco90 3
·
0⤊
0⤋
A favor. Todos temos o direito a escolher viver ou não. Eu pertenço a mim mesmo e se a vontade de encerrer a vida é minha, acho que devem me ajudar a morrer.
2006-09-04 23:23:08
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Prezada amiga, a resposta não poderia ser outra, senão aquela de onde tiraste a pergunta!
Quem, pois, vos daria o direito de prejulgar os desÃgnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem à borda do fosso para daà o retirar, a fim de fazê-lo retornar a si mesmo e de conduzi-lo a outros pensamentos? Em qualquer extremo que esteja um moribundo, ninguém pode dizer com certeza que sua última hora chegou. A Ciência jamais se enganou em suas previsões?
Sei muito bem que há casos aos quais se pode considerar, com razão, como desesperadores; mas se não há nenhuma esperança fundada de um retorno definitivo à vida e à saúde, não existem inumeráveis exemplos em que, no momento de dar o último suspiro, o doente se reanima e recobra suas faculdades por alguns instantes? Pois bem! Essa hora de graça que lhe é concedida, pode ser para ele da maior importância, porque ignorais as reflexões que poderia fazer seu EspÃrito nas convulsões da agonia, e quantos tormentos pode lhe poupar um relâmpago de arrependimento.
O materialista que não vê senão o corpo e não considera a alma, não pode compreender essas coisas; mas o espÃrita, que sabe o que se passa além do túmulo, conhece o valor do último pensamento. Abrandai os últimos sofrimentos quanto esteja em vós; mas guardai-vos de abreviar a vida, não fosse senão um minuto, porque esse minuto pode poupar muitas lagrimas no futuro. (São Luis, Paris, 1860).
O Evangelho Segundo o Espiritismo – CapÃtulo V – item 28.
Um abraço.
2006-09-04 22:13:54
·
answer #10
·
answered by Cesinha ♂ 7
·
0⤊
0⤋
A cada espírito é dado segundo sua necessidade, para evoluir. Não devemos nunca interferir nos desígnios de Deus, em relação a vida e a "morte". Se o espírito, necessita, estar aprisionado ao corpo doente, não somos nós que deveremos abreviar sua existência, estaremos, atrapalhando com certeza seu desenvolvimento espiritual. Abraços fraternos
p.s. Leia Kardec, para entender melhor, o que são provas, expiações e missões para o espírito.
2006-09-04 21:58:11
·
answer #11
·
answered by Sônia Sant'Anna 5
·
0⤊
0⤋