English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todos nós, sem exceção, estamos aqui para evoluir.
Vivemos em sociedade e, por isso, sob o império de leis que nos limitam e regulam as nossas relações.
Com o progresso da sociedade e de conformidade com o crescimento demográfico as relações humanas vão ficando mais complexas diante da diversidade de educação, cultura e inteligência.
Desde o início da Humanidade, mesmo com poucas pessoas, a lei foi fundamental para definir direitos e deveres e limitar ações que fossem em detrimento do próximo.
A primeira lei conhecida foi gravada em pedra. (Moisés.)

2006-09-04 09:49:57 · 23 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

E o bandido matar o seu filho ou esposa em um sinal de transito tb não vai contra os Dez Mandamentos ?

Depois que vc viver uma perda dessas (Espero que nunca aconteça), vc vem aqui e refaz essa pergunta.

2006-09-04 09:53:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

o FM esta com toda a razão, quando é nos dos outros tudo bem. e essa dos 10 mandamentos isso é coisa do passado hoje não tem mais disto. Quem matou o papa João Paulo não o segundo, não foram os próprios bisbos. então não me venhas com essa de bíblia. Na China o cara matou, eles vão lá dão um tiro no vagabundo e mandam a conta da bala para a família, e eles pagm direitinho caso contrario o pau come.

2006-09-04 16:58:24 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Evoluir como? Espiritualmente o homem está caído e materialmente, degenera-se paulatinamente! Nasce, cresce jovem, começa envelhecer até que vem a morte. O mundo não evolui, invlolui. As Leis que existem, da Natureza, Jurídicas, todas elas existem para nos limitar como vc disse mas porque aconteceu "alguma coisa" que fez necessária a imposição de leis.A complexidade da sociedade também não deixa de ser consequência da "alguma coisa" já citada porém, não definida. Tudo que foi citado ate aqui é consequência do PECADO. O matar ou não matar não vem ao caso diante daquilo que se discute, tendo por visão central o PECADO. O pecado é que é a verdadeira MORTE. Quando o homem desobedeceu a pena de morte foi decretada: "Pois no dia em que dele comerdes, CERTAMENTE MORRERÁS". O problema não é matar ou não matar. O problema é O DESOBEDECER. Isso é o que gerou a pena de morte. Veja bem! As leis existem desde o princípio e nem por isso, o homem consegue ser totalmente limitado por elas, porque a causa está dentro do homem, na rebelião declarada contra Deus. Só se submete à Lei aquele que não está mais sob o jugo do pecado: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, porque não estais debaixo da LEI, mas debaixo da GRAÇA" (Rm 6.14). Somente a Graça de Deus anula a Lei do Pecado - A MORTE. A Lei de Deus que diz NÃO MATARÁS aponta para a Graça de Deus em Cristo Jesus, enquanto que a PENA DE MORTE aponta para o esforço de deter a rebelião do homem contra Deus. É por isso que a Bíblia diz: Porque pelas Obras da Lei ninguém será justificado (ou seja, será considerado sem culpa). Olhando por esse prisma, creio cessará toda suposta contradição entre NÃO MATARÁS e a PENA DE MORTE. Se você conhece um pouco de Bíblia vai alcançar o meu raciocínio. Espero ter atendido a expectativa. Graça e paz.

2006-09-07 19:59:43 · answer #3 · answered by jvcrdb 7 · 0 0

com certeza

2006-09-07 18:48:43 · answer #4 · answered by Marcos,O Levita 4 · 0 0

acho que não, pois a lei dos dez mandamentos também diz a respeito de dente por dente e olho por olho ,ok?

2006-09-07 06:07:14 · answer #5 · answered by org. 5 · 0 0

Eu só sigo as leis do meu país. Se mandamento fosse para seguir, os padres da inquisição, todos, iriam para o inferno, mas não foram!... Ficaram por ai, reescrevendo a Bíblia.

2006-09-04 23:51:01 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Ah?

2006-09-04 18:23:00 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Como é que é?

2006-09-04 18:19:58 · answer #8 · answered by peraxica 5 · 0 0

O quinto mandamento.
Não matarás. (Ex 20,13).
O Antigo Testamento sempre considerou o sangue como um sinal sagrado da vida." quem derramar o sangue do homem pelo homem terá seu sangue derramado. Pois à imagem de Deus o homem foi feito (Gn 9,5-6)". A Escritura determina com precisão a proibição do quinto mandamento: "Não matarás" (Ex 23,5). O assassinato voluntário é gravemente contrario à dignidade do ser humano, à regra de ouro e à santidade do criador. No sermão da Montanha o Senhor recorda o preceito: "Não matarás" (Mt 5,21), e acrescenta a proibição da cólera, do ódio, e da vingança. Mas ainda, Cristo diz a seu discípulo que ofereça a outra face e ame os seus inimigos. Ele mesmo não se defendeu e disse a Pedro que deixasse a espada na bainha.

2006-09-04 17:31:54 · answer #9 · answered by jonathan_jof 1 · 0 0

também é contra os mandamentos roubar é desejar a mulher do próximo. pecado é,mas a pena de morte hoje seria a melhor solução para os problema de nosso país.

2006-09-04 17:26:48 · answer #10 · answered by sita 2 · 0 0

No velho testamento também se fala em pena de morte para determinados crimes!
Eu gostaria de saber do pessoal que tanto fala que a lei dos homens é falha e tem que deixar para deus julgar, se quando eles são assaltados , eles dão queixa na polícia ou se rezam.
Com a pena de morte, talvez até eu corra o risco de um dia ser condenado por erro da justiça, mas sem a pena de morte corro muito mais risco de ser assassinado porque pra um assaltante de carreira, pegar trinta anos de cadeia ( pois nossa constituição não permite que alguém fique preso por mais do que isto) e matar uma pessoa pra evitar testemunha , a segunda opção é melhor pois a pena será a mesma.
E tem mais. Vejo o pessoal dos direitos humanos fazerem maior campanha em prol dos presidiários mas nunca vi nenhum fazendo campanha em prol das famílas das vítimas ( muitas vezes crianças e viúvas que ficaram sem o responsável pelo sustento)

2006-09-04 17:24:58 · answer #11 · answered by Brunooooo 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers