English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-04 09:06:42 · 21 respostas · perguntado por tathy 3 em Saúde Outras - Saúde e Beleza

21 respostas

Tenta a sorte, pode ser que êle te dê uma surra bem dada.

2006-09-06 02:12:45 · answer #1 · answered by drakullyno 4 · 0 1

Sonambulismo
O sonambulismo é um despertar incompleto. Neste distúrbio, uma parte do cérebro acorda sem que a pessoa recobre a consciência, o que faz com que ela aja sem inteligência, mas com todas as reações, como fugir ou atacar. É um evento comum em crianças na fase de transição para a adolescência. A forma pode variar de um simples levantar da cama e andar ao redor do quarto até eventos de ações prolongadas e complexas, incluindo ir para outras partes da casa ou até fora dela, porém são mais raros.
O sonambulismo, usualmente, inicia-se nas primeiras horas de sono (entre 1 a 3 horas após o adormecer e geralmente no primeiro ciclo de sono), e sua duração é variável, desde poucos segundos até vários minutos. Se o sono não for interrompido, o episódio de sonambulismo termina espontaneamente, e a criança continua a dormir em estágios profundos de sono.
Na maioria dos casos nenhum tratamento é necessário. O sonâmbulo e a família devem ser orientados de que estes eventos raramente indicam problemas médicos ou psiquiátricos sérios. Nas crianças os episódios de sonambulismo tendem a diminuir com a idade, ocasionalmente persistindo na idade adulta. Sonambulismo que começa na idade adulta deve ser cuidadosamente investigado.


OU POR OUTRA VISÃO...

O SONAMBULISMO

425. O sonambulismo natural tem relação com os sonhos? Como explicá-lo?
-- É um estado de independência da alma, mais completo que no sonho; então as faculdades adquirem maior desenvolvimento. A alma tem percepções que não atinge no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito.
No sonambulismo, o Espírito está na posse total de si mesmo; os órgãos materiais, estando de qualquer forma em catalepsia, não recebem mais as impressões exteriores. Esse estado se manifesta sobretudo durante o sono; é o momento em que o Espírito pode deixar provisoriamente o corpo, que se acha entregue ao repouso indispensável à matéria. Quando se produzem os fatos do sonambulismo, é que o Espírito, preocupado com uma coisa ou outra, se entrega a alguma ação que exige o uso do seu corpo, do qual se serve como se empregasse uma mesa ou qualquer outro objeto material, nos fenômenos de manifestações físicas, ou mesmo a vossa mão nas comunicações escritas. Nos sonhos de que se tem consciência, os órgãos, inclusive os da memória, começam a despertar e recebem imperfeitamente as impressões produzidas pelos objetos ou as causas exteriores, e as comunicam ao Espírito que, também se encontrando em repouso, só percebe sensações confusas e freqüentemente fragmentárias, sem nenhuma razão de ser aparente, misturadas que estão de vagas recordações, seja desta existência, seja de existências anteriores. É portanto fácil compreender porque os sonâmbulos não se lembram de nada e porque os sonhos de que conservam a lembrança, na maioria das vezes não têm sentido. Digo na maioria das vezes, porque acontece também serem eles a conseqüência de uma recordação precisa de acontecimentos de uma vida anterior, e, algumas vezes, até mesmo uma espécie de intuição do futuro.

426. O chamado sonambulismo magnético tem relação com o sonambulismo natural?
-- É a mesma coisa, com a diferença de ser provocado.

427. Qual é a natureza do agente chamado fluido magnético?
-- Fluido vital, eletricidade animalizada, que são modificações do fluido universal.

428. Qual é a causa da clarividência sonâmbula?
-- Já o dissemos: é a alma que vê.

429. Como o sonâmbulo pode ver através dos corpos opacos?
-- Não há corpos opacos, senão para os vossos órgãos grosseiros. Já dissemos que, para o Espírito, a matéria não oferece obstáculos, pois ele a atravessa livremente. Com freqüência ele vos diz que vê pela testa, pelo joelho, etc., porque vós, inteiramente imersos na matéria, não compreendeis que ele possa ver sem o auxílio dos órgãos, e ele mesmo, pela vossa insistência, julga necessitar desses órgãos. Mas, se o deixásseis livre, compreenderíeis que vê por todas as partes do corpo, ou, para melhor dizer, é fora do corpo que ele vê.

430. Pois se a clarividência do sonâmbulo é a da sua alma ou do seu Espírito, por que ele não vê tudo e por que se engana tantas vezes?
-- Primeiro, não é dado aos Espíritos imperfeitos tudo ver e tudo conhecer; sabes muito bem que eles ainda participam dos vossos erros e dos vossos prejuízos; e, depois, quando estão ligados à matéria não gozam de todas as suas faculdades de Espíritos. Deus deu ao homem esta faculdade com um fim útil e sério, e não para que ele aprenda o que não deve saber; eis porque os sonâmbulos não podem dizer tudo.

431. Qual é a fonte das idéias inatas do sonâmbulo, e como pode ele falar com exatidão de coisas que ignora no estado de vigília, e que estão mesmo acima de sua capacidade intelectual?
-- Acontece que o sonâmbulo possui mais conhecimentos do que lhe reconheceis, somente que eles se encontram adormecidos, porque o seu invólucro é bastante imperfeito para que ele possa recordá-los. Mas, em última análise, o que é o sonâmbulo? Um Espírito encarnado, como vós, para cumprir a sua missão, e o estado em que ele entra o desperta dessa letargia. Nós já te dissemos repetidamente que revivemos muitas vezes; e essa mudança é que lhe faz perder materialmente o que conseguiu aprender na existência precedente. Entrando no estado a que chamas crise, ele se lembra, mas sempre de maneira incompleta; ele sabe, mas não poderia dizer de onde lhe vem o conhecimento, nem como o possui. Passada a crise, toda a lembrança se apaga e ele volta à obscuridade.


A experiência mostra que os sonâmbulos recebem também comunicações de outros Espíritos, que lhes transmitem o que eles devem dizer e suprem a sua insuficiência. Isto se vê, sobretudo, nas prescrições médicas: O Espírito do sonâmbulo vê o mal, o outro lhe indica o remédio. Esta dupla ação é algumas vezes patente, e se revela outras vezes pelas suas expressões bastante freqüentes: dizem-me que diga; ou, proíbem-me dizer tal coisa. Neste último caso é sempre perigoso insistir em obter a revelação recusada, porque então se dá lugar aos Espíritos levianos, que falam de tudo sem escrúpulos e sem se interessarem pela verdade.
432. Como explicar a visão à distância, em alguns sonâmbulos?
-- A alma não se transporta, durante o sono? O mesmo se verifica no sonambulismo.
433. O desenvolvimento maior ou menor da clarividência sonambúlica depende da organização física ou da natureza do Espírito encarnado?
-- De uma e de outra; há disposições físicas que permitem ao Espírito libertar-se mais ou menos facilmente da matéria.

434. As faculdades de que o sonâmbulo desfruta são as mesmas do Espírito após a morte?
-- Até certo ponto, pois é necessário ter em conta a influência da matéria, a que ele ainda se acha ligado.

435. O sonâmbulo pode ver os outros Espíritos?
-- A maioria os vê muito bem; isso depende do grau e da natureza da lucidez de cada um; mas às vezes ele não compreende, de início, e os toma por seres corporais. Isso acontece, sobretudo, com os que não têm nenhum conhecimento do Espiritismo; eles ainda não compreendem a natureza dos Espíritos, o fato os espanta, e é por isso que julgam estar vendo pessoas vivas.


O mesmo efeito se produz ao momento da morte, entre os que ainda se julgam vivos. Nada ao seu redor lhes parece modificado, os Espíritos lhes aparecem como tendo corpos semelhantes aos nossos, e eles tomam a aparência de seus próprios corpos como corpos reais.
436. O sonâmbulo que vê à distância, vê do lugar em que está o seu corpo, ou daquele em que está a sua alma?
-- Por que esta pergunta, pois se é a alma que vê, e não o corpo?
437. Sendo a alma que se transporta, como pode o sonâmbulo experimentar no corpo as sensações de calor ou de frio do lugar em que se encontra a sua alma, às vezes bem longe do corpo?
-- A alma não deixou inteiramente o corpo; permanece sempre ligada a ele pelo laço que os une, e é esse laço o condutor das sensações. Quando duas pessoas se correspondem entre uma cidade e outra, por meio da eletricidade, é esta o laço entre os seus pensamentos; é graças a esta que elas se comunicam, como se estivessem uma ao lado da outra.

438. O uso que um sonâmbulo faz da sua faculdade influi no estado do seu Espírito, após a morte?
-- Muito, como o uso bom ou mau de todas as faculdades que Deus concedeu ao homem.



O LIVRO DOS ESPíRITOS - LIVRO 2, CAP. 8 - O SONAMBULISMO

2006-09-04 16:22:37 · answer #2 · answered by regina o 7 · 2 0

existem histórias que não se deve acordá-lo. más já acordei um sonâmbulo. Em um acampamento, onde o mesmo entrou em minha barraca e me chamava de meu bem. Lasquei -lhe uma maozada no pau no nariz, que foi tiro e queda. acordou e até hoje não sabe como quebrou o nariz.

2006-09-04 16:22:44 · answer #3 · answered by jucadoido 2 · 1 0

Não.
Segundo o site da Biobrás, não é perigoso. Porém o sonâmbulo acorda um tanto confuso.

SONAMBULISMO

Nome alternativo:
caminhar durante o sono

Definição:
Distúrbio do sono que se caracteriza por andar ou realizar outra atividade, quando se está aparentemente dormindo.

Causas, incidência e fatores de risco:
O ciclo normal do sono envolve diferentes estágios desde a sonolência leve ao sono profundo. O estágio do sono em que ocorrem os movimentos rápidos dos olhos (REM), é um tipo diferente de sono em que os olhos se movimentam rapidamente e os sonhos vívidos são mais comuns. Durante a noite, existem vários ciclos de sono não-REM e REM. O sonambulismo ocorre mais freqüentemente durante o sono não-REM profundo (estágio 3 ou 4 do sono) no início da noite e pode ocorrer durante o sono REM no início da manhã.

Em crianças, a causa habitualmente é desconhecida, mas o sonambulismo também pode estar relacionado com a fadiga, privação de sono prévia ou ansiedade. Em adultos, o sonambulismo está associado habitualmente a um distúrbio mental, mas também pode ser visto em reações às drogas e/ou medicamentos e álcool, assim como em doenças clínicas, como convulsões parciais complexas. Em idosos, o sonambulismo pode ser sintoma de uma síndrome cerebral orgânica ou distúrbios de comportamento REM.

A atividade de caminhar durante o sono pode incluir tanto sentar-se simplesmente e parecer desperto, quando se está realmente dormindo, levantar-se e caminhar, como atividades complexas, como mover os móveis, ir ao banheiro, vestir-se e tirar a roupa e outras atividades semelhantes. Alguns pessoas até dirigem um carro enquanto dormem. O episódio pode ser muito breve (alguns segundos ou minutos) ou durar 30 minutos ou mais.

Uma idéia errônea comum é a de que não se deve despertar uma pessoa sonâmbula. Não é perigoso acordar um sonâmbulo, embora seja comum que a pessoa se mostre confusa ou desorientada durante um breve período, quando acorda. Uma outra idéia errônea é a de que a pessoa não pode se machucar, quando caminha durante o sono. Na realidade, são comuns as lesões causadas por tropeções ou perda de equilíbrio dos sonâmbulos.

O sonambulismo ocorre em qualquer idade, mas é mais freqüentemente em crianças entre 6 e 12 anos. O distúrbio também pode ocorrer em crianças menores, em adultos ou em idosos e parece ser um problema familiar.
--------------------------------------
Viu, como às vezes aparecem respostas sérias?

2006-09-04 16:18:46 · answer #4 · answered by mc 2 · 1 0

ouvi falar q ñ pode ser acordado, pois c/ o susto pode até morrer

2006-09-06 09:46:05 · answer #5 · answered by Ciça 2 · 0 0

Algumas pessoas dão crédito à lenda de que despertar um sonâmbulo pode causar ataque cardíaco. Mas especialistas dizem que isso é altamente improvável.



A dra. Ana C. Krieger, diretora do Centro de Distúrbios do Sono da Universidade de Nova York, disse que o mito provavelmente começou por causa da resposta dos sonâmbulos quando eles são acordados. Muitos ficam confusos e assustados, não fazem idéia de como eles acordaram dentro de um armário escuro ou no meio do corredor.



“Neste ponto, eles podem nem reconhecer os parentes”, explicou Krieger. “Se é um amigo próximo ou um filho, e a pessoa acorda e diz, ´me tira daqui! Quem é você?´, isso pode ser bastante amedrontador”.



Ela recomenda guiar a pessoa de volta para a cama pelo braço ou cotovelo.



Pesquisadores não têm certeza do que causa o sonambulismo, mas se sabe que isso ocorre durante o estágio mais profundo e tranqüilo do sono.



Conforme as pessoas envelhecem, a quantidade de tempo que elas passam nestes estágios diminui muito, o que explica por que é mais comum ver crianças sonâmbulas do que adultos.



O comportamento costuma ocorrer em pessoas que possuem distúrbios do sono como síndrome da perna inquieta ou apnéia.



Normalmente o sonambulismo desaparece quando as crianças envelhecem ou quando a desordem é tratada. Mas pode aparecer como um efeito colateral de remédios para dormir, que aumentam o tempo gasto nos estágios mais profundos do sono.



Conclusão: Acordar um sonâmbulo não é considerado prejudicial.


Tathy, vc é linda , bjos

2006-09-05 11:43:19 · answer #6 · answered by Marco R 3 · 0 0

Acho que não

2006-09-05 09:59:01 · answer #7 · answered by Jaqueline A 2 · 0 0

pode acordar sim, num tem problema não.

2006-09-04 17:52:20 · answer #8 · answered by Luan Erick 1 · 0 0

dá um tapa que pode!

2006-09-04 17:27:56 · answer #9 · answered by rodrigo f 2 · 0 0

um bom balde de agua sempre resolve
mas não e uma boa idéia
e melhor leva-lo para a cama e trancar a porta

2006-09-04 16:40:13 · answer #10 · answered by Alberto 2 · 0 0

Sou sonâmbula e nunca me acordaram, não sei se por ser mito ou verdade, mas afinal, acordar pra quê?

2006-09-04 16:37:26 · answer #11 · answered by Fabiana K 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers