English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

muitas pessoas possuem vícios que arrasam suas vidas, como o vício em drogas pesadas e jogos, por exemplo. Estas pessoas sofrem, porque sabem o mal que estão fazendo contra si e contra as pessoas mais próximas. Mas mesmo assim, elas não dão conta de se livrar. Por que?

2006-09-04 04:49:02 · 14 respostas · perguntado por Mauro Brandão 4 em Saúde Saúde Mental

14 respostas

algumas drogas, a maioria, causam dependência física e psicológica. Você pode querer largar mas as dores físicas resultantes da abstinência são intensas e a sua mente só consegue gerar vontade de consumir. Do mesmo modo acontece com o jogo. Todo esse tipo de substâncias / actividades geram no corpo humano uma substância idênticas às da adrenalina e endorfina, que transmitem uma sensação (efêmera) de prazer e bem-estar. Ao consumir determinadas drogas, ao jogar compulsivamente, etc, essas substâncias são libertadas, azendo a pessoa se sentir bem. O que acontece é que, à medida que avança, a necessidade do vício aumenta, ou seja, é precisa uma cada vez maior quantidade para gerar o mesmo prazer. Isso leva, geralmente, ao desencadear de uma espiral viciante. Precisa da endorfina para se sentir bem e para isso precisa de cada vez mais quantidade. Recentes descobertas científicas demontram que alguns indivíduos têm maior predisposição genética para se tornarem viciados que outros. Daí que existam usuários de droga ocasionais, que nunca se tornarão toxicodependentes e outros, que na primeira vez que experimentam, ficam automaticamente viciados. Da mesma forma, existem os bebeores ou jogadores sociais, perfeitamente capazes de encarar de forma prazerosa a bebida ou o jogo e fazendo-o ocasionalmente enquanto que outros se tornam compulsivos. Daí que o querer largar o vício seja o maior passo para proceder à cura, mas, mesmo assim, é precisa ajuda especializada e muito apoio das pessoas mais chegadas, pois as recaídas podem existir, já que a vontade de sentir de novo o prazer inicial ou a pouca telerância à dor (no caso, da abstinência) poderão levar ,de novo, ao vício.

2006-09-05 00:44:19 · answer #1 · answered by guga 2 · 0 0

Não conseguem se livrar do vício porque ganharam afecto e têm uma forte carga emocional de apego a essa actividade ou objecto, é como ter de abandonar a família.

2006-09-04 06:31:23 · answer #2 · answered by anjoLx 1 · 1 0

Mauro, na sua pergunta você deixa claro: "que, mesmo querendo, não conseguem...". A causa desses vícios malignos é uma causa muito arraigada, sustentada por forças externas. Forças essas invisíveis, o que torna mais difícil combater. Pois veja bem: se alguém tem o controle da situação do que o está prejudicando como conseqüência do vício ele pode conscientemente e inteligentemente terminar com o vício e as conseqüências malignas também irão cessar. Mas se ele não sabe que força o está levando ao vício e mesmo sendo prejudicado e querendo não consegue abandoná-lo, então é necessária uma ajuda externa que será procurada espontaneamente ou será trazida que alguém que o queira bem e queira ajudá-lo.

2006-09-04 06:18:48 · answer #3 · answered by alex 5 · 1 0

É por isso que se chama "vício"... por ser uma NECESSIDADE, a pessoa passa a depender daquilo para o próprio bem-estar. Mas como disse alguém aí em cima, tem solução: a força de vontade. Basta isso e quaisquer outros métodos serão desnecessários.

2006-09-04 05:06:06 · answer #4 · answered by emma 3 · 1 0

Eu acho que seja porque não têm boa vontade para se livrar do vício. Meu sôgro era viciado em cigarros, cansamos de dar conselhos para que ele largasse, porque ele mal conseguia respirar. Sabe quando ele largou? Quando o médico chegou e disse á ele, ou ele escolheria o vício ou a vida. Foi só assim que êle largou. Isso prova que se a pessoa tiver boa vontade larga sim, mesmo que para isso procure uma ajuda através de um tratamento.

2006-09-04 04:59:11 · answer #5 · answered by Vilma 7 · 1 0

Pq depois de descobrirem que estavam praticando um vicio, eles vêem REALMENTE que estavam fazendo algo de muito prazer momentaneo.
Podem lutar contra o vicio e segura-lo em momentos faceis, mas o habito irá engana-los com muita facilidade.

É falta de prestar atenção em si mesmo que é o grande mal da sociedade moderna. Presta atenção no trabalho, nos estudos, nas ações, mas esquece de prestar atenção no que está passando por sua consciencia em grande parte do dia. Agem mecanicamente. E possuem muito medo de mudanças.

2006-09-04 04:56:37 · answer #6 · answered by ? 4 · 1 0

talvez seja por falta de força interior...nao conseguem ser fortes o bastante para sairem de algo que as prejudique.....isso é um problema psicologico...tem q ser tratado com medicamentos e acompanhamento médico severo.....é complicado mesmo...

2006-09-04 04:55:32 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Pq tem baixa auto estima !

2006-09-04 09:40:20 · answer #8 · answered by Adriana A 2 · 0 0

É...realmente é um problema de difícil solução...

2006-09-04 05:07:07 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Vc já respondeu...pq é um vício, e a pessoa sente uma compulsão incontrolável.É muito difícil largar um vício sem muita força de vontade e um tratamento adequado.

2006-09-04 05:00:43 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers