O objetivo da gasolina aditivada é limpar as partes do motor que estão em contato com a própria gasolina e estão exposta a detonação do combustível e, portanto, estão sujeitas a formação de encrustações (carvão).
O aditivo é um "conjunto" de detergentes que é acrescido à mistura de combustível para, além de limpar como já mencionado, deve impedir a formação de "goma", o que é normal para derivados de petróleo quando se passa um determinado tempo após o refino, e essa goma vai causar entupimento dos dutos.
O problema é que os aditivos também são derivados de petróleo, portanto, estão sujeitos aos mesmos problemas de formação de goma. Como não se sabe a quanto tempo a gasolina está pronta, corre-se o mesmo risco.
Sugestão:
Se você realmente quer utilizar aditivos no seu carro, proceda assim:
1º - É interessante o veículo ser novo ou comprado de alguém que tenha o hábito de usar aditivo ou gasolina aditivada, pois, em caso contrário, se o carro já for um pouco "rodado" e sem os aditivos, você pode causar entupimento nos dutos;
2º - Procure aditivar a gasolina comum no seu tanque. Compre a gasolina comum e, a cada 3 tanques, use uma garrafinha de aditivo, ou seja, complete o tanque e coloque um aditivo AC Delco (por exemplo, mas também há o Bardhal), use esse tanque e nos próximos 2 não coloque aditivo e, após esse intervalo, novo tanque aditivado;
3º - Sempre use a gasolina até o final, até o limite da pane seca e tenha a cultura de completar o tanque. Assim você sempre terá a certeza de ter gasolina "nova" no tanque.
2006-09-04 01:40:16
·
answer #1
·
answered by Bicho 3
·
5⤊
0⤋
Depende do aditivo. Basicamente existem dois tipos de aditivos colocados na gasolina: detergentes e octanadores.
Os detergentes apenas limpam o caminho por onde passa o combustível. Em um primeiro momento só faz bem ao motor. Ao longo do tempo pode ocorrer economia se as partes internas do motor estavam sujas e ficam mais limpas. A maioria dos tipos de gasolina aditivada é deste tipo.
Além dos detergentes, podem ser adicionados compostos para tornar as cadeias hidrocarbonetos mais longas. Cada grupo de cadeia chama-se octana e estes aditivos aumentam a octanagem. As gasolinas podium da Petrobrás, premium de algumas outras marcas e a aditivada da Shell trabalham com este princípio. Elas também possuem detergentes em sua composição.
Com o aumento de octanagem pode haver melhoria na economia do combustível, pois é possível produzir a mesma energia com menos combustível do que a gasolina comum. Isso é verdade se a forma de condução for a mesma.
Deve-se tormar cuidado é com a chamada gasolina batizada. Já foram encontrados postos que a gasolina aditivada era autêntica mas a comum era adulterada.
Assim, entre a gasolina aditivada e comum, em condições normais, não há diferença imediata no consumo, se houver diferença significa que um dos combustíveis foi adulterado ou trata-se de combustível com maior octanagem.
2006-09-04 01:44:16
·
answer #2
·
answered by Eduardo Costa 4
·
4⤊
0⤋
BOM, O QUE A PETROBRAS INFORMA É QUE A GASOLINA ADITIVADA, QUE ALIÁS DEVERIA TER O NOME DE "GASOLINA DETERGENTADA", SÓ FAZ COM QUE MELHORE A LIMPEZA DOS BICOS INJETORES DEVIDO AO "DETERGENTE" USADO. É ISSO MESMO, NÃO É ADICIONADO NENHUM ADITIVO E SIM DETERGENTE (QUE É CHAMADO ADITIVO POR SER MAIS UM PRODUTO "ADICIONADO" À GASOLINA) NÃO TEM NADA HAVER C/POTÊNCIA OU CONSUMO. QUANTO À OCTANAGEM DA GASOLINA ADITIVADA, ELA É A MESMA DA GASOLINA COMUM. A GASOLINA PODIUM, DA PETROBRAS, ESSA SIM, TEM MAIS OCTAGEM. NÓS É QUE PENSAMOS QUE POR ESTARMOS USANDO GASOLINA ADITIVADA VAI AUMENTAR PONTÊNCIA E MELHORARA O CONSUMO. LEDO ENGANO...
2006-09-04 01:55:09
·
answer #3
·
answered by ricardo j 4
·
3⤊
0⤋
Pelo q sei roda é menos, pois ela queima mais......
minha bicicleta num usa gasolina, por isso nao sei ao certo.
2006-09-04 05:07:34
·
answer #4
·
answered by Saulo Arvelos 2
·
1⤊
0⤋
Aditivada não, mas com a Podium, ou Premium, o resultado se confirma, usei num Uno com motor Fire, fez 1 km/l a mais na estrada. Ela é mais cara, mas a economia acaba compensando.
2006-09-04 04:34:15
·
answer #5
·
answered by CSS™ 7
·
1⤊
0⤋
Bem não faz... lembre-se que vc está comprando menos gasolina . Se vc comprar no posto um litro de gasolina, vai pagar por ele mas, na vera , recebe menos de um litro de gasolina já que o "aditivo" tá diluído. Lembre que o carro anda à gasolina, não à aditivo !!! O detalhe é que, embora seu carro seja fabricado para andar à gasolina (só gasolina) no Brasil o governo autoriza a máfia dos postos à vender gasolina misturada na bomba dos postos , é mole ?!?!
2006-09-04 02:56:52
·
answer #6
·
answered by MOAI 1
·
2⤊
1⤋
Voce paga pela aditivada o que deveria pagar pela comum, ou seja a qualidade da comum era pra ser padrão.
Nos EUA, a gasolina é pura, sem alcool e sem solventes, pois o motor à gasolina foi feito para rodar com gasolina e nao com alcool e solventes.
Engraçado que mesmo sendo pura, a gasolina dos Americanos é mais barata que a nossa adulterada.
E é um produto 100% nacional temos refinarias de Petroleo para autosufuciencia mais pra nós é mais cara...
Ë BRASIL e brasileiro é acomodado por isso nada muda nunca.
2006-09-11 06:25:48
·
answer #7
·
answered by Wanderson V 2
·
0⤊
0⤋
O negócio é o seguinte, existem vários tipos de aditivos, como: detergentes, dispersantes, anti-oxidantes, elevador de octanagem, anti-espumantes, anti-congelantes, e mais uma infinidade que não me lembro agora. Mas de qualquer forma você tem que saber que gasolina aditivada é sempre melhor que sem aditivo, e também que quanto mais cara mais aditivada. O carro pode melhorar o consumo com dois aditivos cada um em uma situação específica. Primeiro, se seu motor estiver muito rodado e consequentemente já pelo menos um pouco carbonizado, aí se você usar um aditivo detergente ele gastará mais num primeiro momento porque o aditivo vai soltar pequenas partículas de carvão da câmara de combustão prejudicando a queima, mas uma vez limpa o consumo vai melhorar porque a carbonização também prejudica a queima. A segunda situação é você usar um aditivo de maior octanagem que lhe permitiria ter um melhor aproveitamento da queima, mas isso só funciona bem em motores com taxas de compressão altas, comos os flex, o VHC da GM, os tetracombustíveis e de uma forma menos acentuada nesses 1.0 mais novos que rendem potências próximas a de motores maiores. Os motores mais antigos tem taxa de compressão pequena e portanto não compensa usar aditivo ou comprar gasolina muito cara. Se você tiver um carro com cabeçote rebaixado os ganhos serão bem expressivos.
2006-09-09 16:25:39
·
answer #8
·
answered by pedromollica 2
·
0⤊
0⤋
so faz bem para o motor de vez em quando para linpra o sistema
2006-09-05 01:55:09
·
answer #9
·
answered by sergio7533 1
·
0⤊
0⤋
Essa gasolina é boa para o motor + o motor é mais rápido + a velocidade do CARANGO é mais elevada e diminui também o desgaste do motor (prolongando a vida deste) , e etc.
Isto é só uma pequena parte das vantagens de usar esse tipo de combústível.
-A desvantagem : -É o preço ...
2006-09-04 23:35:56
·
answer #10
·
answered by nuno vaz 4
·
0⤊
0⤋