que tem dois senhores aos quais você tá devendo alguma coisa: Seu César e Seu Deus, o primeiro é romano e o segundo é judeu, o primeiro adora matar judeus no Coliseu e o segundo adora circuncidar crianças no templo... entendeu? se você trocar os negócios você tira a diversão deles
2006-09-03 15:20:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Deus o que é de Deus
Durante sua vida pública, Jesus foi testado diversas vezes por aqueles que duvidaram de sua sabedoria e divindade.
Assim, certa vez lhe perguntaram se era lícito por o imposto a honra, já que este pagamento era causa de revolta do povo explorado pelos cobradores e pelo alto custo dos impostos.
Jesus toma, então, uma moeda cunhada com a inscrição e a face de Cesar. "Dai a Cesar o que é de Cesar" (Mt 22, 21 a) é o que o Mestre vai ensinar, não abolindo com as leis dos homens, nem incitando o povo a revolta. Vai porém, além do limite humano: "Dai a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mt 22,21)
O Senhor inclui, aqui, um convite: dar a Deus aquilo que é de Deus. E o que é nosso que devemos dar a Deus? Sem dúvida, nosso Dom maior que é a própria vida. Dar a vida a Deus como sinal de agradecimento e louvor é chamá-lo a fazer parte de nosso cotidiano.
Deus não age com o ser humano como um manipulador de seu destino, mas como alguém que deseja fazer parte de sua história, instituindo-lhe os caminhos e sendo testemunhado ao longo dos mesmos.
Possamos, pois, agir como nos ensina Santo Inácio de Loyola e a entregar a Deus tudo o que temos e somos: liberdade, memória, conhecimento e vontade, a integralidade de nossas vidas, colocando o Senhor no lugar central das mesmas, único lugar onde Ele merece estar.
2006-09-03 22:16:59
·
answer #2
·
answered by Filósofo 3
·
1⤊
0⤋
Significa que o crente, o verdadeiro cristão, tem dupla cidadania. Ele cidadão de seu país e deve cumprir as Leis do seu país e é,também, cidadão dos céus e como tal deve agir, enquanto nesta terra. Quando Jesus citou o que diz a sua pergunta, Ele assim o fez porque vieram lhe fazer uma pergunta: "E justo pagar tributo do Templo(imposto)? A Bíblia diz em Rm 13, que devemos como cidadãos de nosso país, respeitar e honrar todas as autoridades de nosso pais, mesmo que elas sejam injustas, porque não existe autoridade sobre a Terra, que não tenha sido INSTITUIDA POR DEUS. Naquela ocasião, o próprio Jesus, mandou pedro ir pegar um certo peixe que, dentro de sua boca traria o dinheiro que daria para pagar o tributo de duas pessoas. Então se Jesus assim agiu, nós, muito mais também, devemos cumprir com os nossos deveres cívicos, sem porém, esquecer de dar a honra, o poder e a glória, unicamente ao Nosso Deus, criador de todas as coisas. Amém?
2006-09-07 15:33:09
·
answer #3
·
answered by jvcrdb 7
·
0⤊
0⤋
Deus é justíssimo ,que não tira o direito nem do diabo, ok?
2006-09-07 06:44:14
·
answer #4
·
answered by org. 5
·
0⤊
0⤋
Amado isto é para que possamos cumprir com as leis dos homens e com as leis de Deus, dai a cesar foi quando cobraram o tributo de Jesus e o tributo era uma lei romana e Cristo cumpriu com a lei, agora dai a Deus significa que devemos seguir a vontade de Deus servindo ao seu filho mui amado.
que Deus te abençoe.
2006-09-03 23:41:48
·
answer #5
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Jesus sempre usou de linguagens desse tipo para ensinar às pessoas uma coisa bem clara. O Reino de Deus não é questão de comida, bebida, dinheiro ou qualquer posse material. Apenas os que não enxergam pensam que se não der dízimo ou coisa parecida estão "roubando" a Deus ou algo mais. Mentes incautas que estão andando de lado a lado por qualquer vento de doutrina agitado por qualquer um.
2006-09-03 22:51:44
·
answer #6
·
answered by Anderson V 2
·
0⤊
0⤋
Jesus quis dizer que temos obrigações a cumprir enquanto estamos na Terra. Na época era César quem governava, e ele criou leis e regras, e uma dessas regras era o pagamento de impostos que servia para fazer o estado funcionar, assim como ocorre hoje, mas é lógico que não era perfeito e havia abusos. Para resumir, César trata da ordem material necessário ao homem. A Deus se deve tudo que é de ordem moral, ou seja, trata da relação dos homens com Deus, suas leis, amor, caridade, etc.
2006-09-03 22:45:17
·
answer #7
·
answered by iluminado 3
·
0⤊
0⤋
Devemos pagar nossos impostos, contas corretamente e dar 10% do nosso salario a Deus..ou seja a um templo religioso ou fazendo uma caridade
2006-09-03 22:32:44
·
answer #8
·
answered by Carolina 1
·
0⤊
0⤋
Pague seus impostos ao governo, pois ele ajuda a toda a população, em todos os níveis sociais, se o governo não fizer a parte dele, o problema não será seu e sim dele. Você paga impostos quando compra qualquer coisa, em qualquer lugar, pois eles estão imbutidos nos preços. A pergunta feita a Jesus foi :é lícito pagar tributos a César? a resposta o que você mencionou, e dar a Deus o que é de Deus: praticar o bem, amar o seu próximo, procurar errar o menos possível, não julgar para não ser julgado, enfim os mandamentos de Jesus. Creio que pagar os impostos é mais fácil de ser praticado, exige menos de nós, mas dar a Deus o que é de Deus não é impossível; é preciso prática, amor e dedicação. Eu erro muito e acerto também, acho que o importante, apesar de difícil é não desistir.
2006-09-03 22:27:22
·
answer #9
·
answered by Clelio Medeiros 4
·
0⤊
0⤋
Que disse essa frase foi Jesus Cristo para os centuriões, que ao recolherem os tributos para César, queriam experimentar Jesus, para que ele disse algo contra o imperador, mas Jesus então sabiamente respodeu que Se o tributo é devido, "Dai a César o que é de César".
Quanto a segunda parte "Dê a Deus o que é de Deus". Jesus disse isso, porque esteva dando esmola para o pedinte, e o que ele quiz dizer, é que ajudando a um desses vc estaria ajudando dando a Deus. Mais tarde ele usa a parábola do bom samaritano para explicar isso.
2006-09-03 22:23:54
·
answer #10
·
answered by "Consciencia" 3
·
0⤊
0⤋