English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uns dizem que o ego deve ser derrotado, é o responsavel pela ilusão causa por Maia, segundo algumas tradições, como hinduismo. Eu mesmo sou budista e concordo, em seguida, que o ego deve ser vencido e destruido.

Outros dizem que o ego é uma ferramente e deve ser utilizado da melhor maneira possivel em comunhão com o elevar da consciencia.

Por favor, sem se basear somente nisso q eu citei (como eu ja antes em outras minhas perguntas), me resposdam o que vocês fazem com o ego? Como vocês trabalham com ele? Citem exemplos como eu citei, se possivel.

2006-09-03 14:38:02 · 6 respostas · perguntado por ? 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Segundo Freud e a Psicanálise, o modelo não é bem esse, nem as definições as mesmas....

Teriamos ID, EGO e SUPEREGO

O Id, regido pelo "princípio do prazer", tinha a função de descarregar as tensões biológicas

o EGO seria o eu...seria a consciencia

O superego se comporta como um vigilante moral. Contem os valores morais e atua como juiz moral

Ou seja o ego fica entre dois senhores que querem coisas diferentes..o id diz faça, o superego diz não faça que senão vc será castigado...

Para ele então..o ideal seria um EGO maduro, fortalecido ...que pudesse canalizar as pressões do ID sem necessitar da vigilancia do superego

Resumindo..quanto mais consciente vc estiver melhor vai viver....

2006-09-03 14:46:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 7 0

Novas Crianças, Novos Homens
De Yamileth Garcia Sosa

Segundo os adeptos da psicoespiritualidade, hoje uma das mais modernas disciplinas científicas, nosso planeta está començando a ser povoado por uma nova raça humana, mais sensível e democrática, menos autoritária e manipuladora. Tratam-se de seres humanos muito especiais, gerados sob métodos estritamente naturais, nesta época marcada pelas fertilizações dentro de laboratórios e de clones de animais e plantas.

São crianças tão terrestres como seus pais, a única diferença é sua tarefa espiritual de impulsionar mudanças na humanidade.

Os especialistas as chamam de Crianças Indigo, e atribuem a elas grande dose de intuição, inclusive telepatia, qualidades de prever o futuro, e até reconhecer a presença de seres etéreos como as fadas e os duendes que, segundo alguns, nos rodeiam. Além disso, têm a capacidade de ver os espectros da luz, escutar todos os tipos de sons, e apresentam uma relevante hipersensibilidade tátil. Como se isso fosse pouco, alguns ainda chegam ao mundo com o dom da cura.

Mas por quê vêm ao planeta Terra? Segundo a pesquisadora da Psicoespiritualidade (conceito que se refere a psicologia transpessoal, onde se une o conhecimento do ego e da alma), a vinda dos novos homens não é uma casualidade. Pelo contrário, possuem uma tarefa específica a cumprir.

"Muitas das crianças que chegam ao planeta vêm com a missão de elevar a energia vibratória, e possuem melhores condições biológicas para lidar com as impurezas criadas pelo homem. Trazem um potencial de mudança dentro de seu DNA. São a ponte de conexão entre a terceira e a quarta dimensão", ressalta María Dolores Paoli, psicóloga venezuelana praticante desta nova tendência, a psicoespiritualidade.

Segundo esta especialista, as Crianças Indigo nascem em todas as classes sócio-econômicas e caracterizam-se, basicamente, por possuir um novo estado de conciência. Contudo, destaca Paoli, também existem certos traços físicos que distinguem estas crianças: "São magros, têm olhos grandes, ligeiramente acentuados no lóbulo frontal, geralmente canhotos ou ambidestros. Comem pouco, e inclusive, alguns são vegetarianos por não suportar a carne".

Mas não se trata de uma minoria de crianças especiais: esta nova raça, estima a analista, abrange cerca de 80% da população infantil mundial.

Valores Renovados

De acordo com Paoli, a educação e os valores transmitidos à criança, devem ser revisados pelos pais e especialistas. E por isso é preciso levar em consideração, antes de tudo, que as Crianças Indigo não aceitam a imposição nem a autoridade, recusam a manipulação, a falsidade e a desonestidade. Muito menos aceitam os velhos truques de disciplina baseados no medo e na culpa.

"Estes pequenos seres gostam de ser tratados e honrados como indivíduos", esclarece Paoli em seu Material de Apoio para a Educação das Crianças do Futuro. Nele a especialista considera que a educação emocional deve estabelecer-se na visibilidade e transparência.

"Não se deve envergonhar, culpar, mentir e nem gritar com as Crianças Indigo. Pelo contrário, é preciso preservar sua auto-estima. Deve se oferecer a oportunidade de escolha e, ao mesmo tempo, evitar a comparação. Devem receber disciplina sem emoção", acrescenta a psicóloga.

Outras sugestões para a educação emocional na infância é estimular sua superioridade, mas não a competição entre indivíduos. E também inserir bom humor durante sua educação.
L

2006-09-03 21:48:56 · answer #2 · answered by Paulo 7 · 1 0

Amado concordo em parte com vc mas, o ego tem que ser é dominado pois ele não é nosso inimigo embora pareça, eu me humilho na presença de Deus para que o ego não sobresaia.
que Deus te abençoe.

2006-09-03 22:10:01 · answer #3 · answered by ? 4 · 0 0

O trabalho é sempre uma ótima saída. Depois de ser vencida pelos meus egos e depois de lutar contra todas as forças matá-los, eu cheguei a conclusão que o meio termo é a melhor saída. Não podemos ser nem escravos deles, muito menos negligenciá-los. Mas o ponto inicial e fatal de tudo isso é encará-los como parte de nós, nossos amigos e não como movimentações que nos trazem problemas... Por exemplo... um vício, como o cigarro, eu lutei anos para tentar me livrar dele... cheguei a matar meu ego para o vício, mas foi em vão... fiquei amargurada, parecia que perdi algo de mim... até o dia que comecei a encarar esse ego como algo meu, parte de mim e assim como eu teria que ser aperfeiçoado... ficou fácil... o cigarro saiu da minha vida facilmente... O essencial, aos meus olhos, é ter sempre o equilíbrio com seu universo interior... porque os egos, assim como nós, são pontos energéticos que precisam de lapidações... mas se pensarmos nos egos como seres puros e únicos, percebemos que assim como não temos o direito de matar outras pessoas, que não temos o direito de matar nossos egos... é uma afronta a nós mesmos...

2006-09-03 22:02:17 · answer #4 · answered by lana_thais 2 · 0 0

Sé que soy venerable,
Y no fuerzo a mi espíritu a que explique o defienda,
Pues las leyes más fijas nunca piden disculpas
(Después de todo no soy más orgulloso que el cimiento que sustenta mi casa),
Existo como soy, con eso basta,
Y si nadie lo sabe me doy por satisfecho,
Lo mismo que si todos y uno a uno lo saben,
Hay un mundo al que tengo por el mayor de todos, que soy yo y que lo sabe,
Si llego a mi destino, ya sea hoy ya sea dentro de millones de años,
Puedo aceptarlo ahora o seguir aguardando, con igual alegría.
La base donde apoyo mis pies es de granito,
Me río cuando dicen que puede disolverse,
Porque conozco lo que dura el tiempo.

2006-09-03 21:59:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Programação Mental
"Os sofrimentos da vida física gerados pelo apego à temporaneidade, podem ser dominados através do cultivo da compaixão, da sabedoria e da prática da meditação. Pelo seu esforço pessoal o homem pode libertar-se de todas as servidões e sofrimentos..."Aprende, pois, o que é o sofrimento, embora não haja nada para aprender; abandona as causas do sofrimento, embora não haja nada para abandonar; concentra-te na cessação, embora nada possa cessar; pratica os meios de chegar á cessação embora não haja nada a praticar; despertando assim a consciência não para o conhecimento apenas, mas sobretudo para a sabedoria que revela a realidade única de que Deus está dentro de cada ser vivo, doando a vida, gratuitamente, através da radiância de Seu Espírito eterno que vive dentro de todos os seres."..."A libertação de cada ser depende da sua própria compreensão da verdade. Cada um é responsável pela sua felicidade ou pelo seu infortúnio. Quem souber descobrir dentro de si a verdadeira natureza dos laços que determinam o encadeamento sem fim das causas e dos efeitos, quebrará o círculo infernal e atingirá a libertação."...SERMÃO DE BENARES

COMO FAZER ISSO?

Na verdade, não existe uma regra específica, acredito que a VERDADE é um processo consciencial e que independe da "intelectualização" do indivíduo...Sendo assim, uma programação mental não necessita de pré-requisitos, sendo presente em nosso cotidiano, quem aqui já programou um despertador para um determinado horário, e alguns minutos antes do relógio despertar, acordou?...O que foi programado, o despertador, ou o indivíduo para acordar em determinado horário...?...Acredito que a dificuldade existente não está na programação mental e sim no programador...Na maioria das vezes nos sentimos muito mais à vontade seguindo aquilo que o Mecanismo de Defesa do Ego nos proporciona, do que a nossa "REAL" necessidade...O conceito Budista de que não existem DOENÇAS e sim DOENTES, está muito presente em nossos dias...A facilidade com que nos envolvemos num Drama de Controle é enorme...

Drama de Controle nada mais é do que um círculo vicioso criado por nós para que possamos dar ênfase ao que chamamos de Mecanismos de Defesa do EGO...A imagem que brota espontaneamente na alma sempre que ela é atormentada pelo Conflito dos Opostos, vale dizer, dos desejos ou vontades que aparecem como “necessidades” a serem realizadas, é a do APEGO (AP/EGO)...Que através do mesmo se cria a EXPECTATIVA em relação ao apego desenvolvido, que por seguinte se cria a expectativa na realização das vontades, e assim por diante...Por outro lado, quando sentimos que as nossas expectativas não serão realizadas, pelo menos de uma maneira satisfatória, criamos um outro tipo de expectativas...Criamos expectativas em relação ao próprio sofrimento...Sofrimento que teremos por não conseguir aquilo que queríamos, e as expectativas do sofrimento podem causar mais dor do que o próprio sofrimento.

Para me “policiar” em relação ao que foi citado, procuro, dentro de minhas “limitações” seguir o caminho das oito sendas, sendo:

Tem-se a Fé perfeita, não terá os horrores da incerteza. Tem-se a Verdade perfeita, não o alcançarão as misérias da fraqueza. Tem-se a Palavra perfeita, não molestará com linguagem venenosa. Tem-se a Ação perfeita, não ofenderá com o gesto inconseqüente. Tem-se a Profissão perfeita, não perturbará a existência do próximo. Tem-se a Aplicação perfeita, colherá resultados perfeitos. Tem-se a Meditação perfeita, criará pensamentos puros...

"Somos aquilo que acreditamos ser, assim como, realizamos aquilo que acreditamos sermos capazes de realizar..."

Espero ter ajudado!
Um abraço,

2006-09-03 21:55:54 · answer #6 · answered by nicevandro 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers