O derrame cerebral tem sido um dos maiores desafios para a saúde pública e a medicina como um todo, com uma mortalidade alta e um número maior ainda de indivíduos dependentes em cuidados de enfermagem pelo resto da vida. Ele ocorre devido à presença de êmbolos ("rolhas") sangüíneos que se desprendem de regiões ricas em trombos (sangue coagulado) como num coração doente, ou em placas de aterosclerose das artérias do pescoço. Tais êmbolos vão então obstruir os vasos de uma região cerebral. Dependendo da função dessa região cuja irrigação sangüínea estará interrompida, é que se dão os sintomas. Assim, um indivíduo poderá sentir dormência e/ou perda da força de algum membro do corpo, dificuldade para falar, dificuldade para enxergar, etc. Esse tipo de derrame é chamado de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, sendo o mais freqüente dos AVCs. O AVC hemorrágico ocorre por ruptura de um vaso cerebral devido a um aneurisma (região frágil de um vaso) ou a uma malformação vascular, ou devido a um aumento súbito da pressão arterial sangüínea. Nos últimos anos, novas pesquisas sobre intervenções promissoras e novas drogas têm sido desenvolvidas.
Aneurisma cerebral é uma dilatação anormal de uma artéria cerebral que pode levar a ruptura da mesma no local enfraquecido e dilatado.
A ruptura inicial de um aneurisma cerebral leva a morte quase um terço dos pacientes.Alguns pacientes apresentam dois ou mais episódios de hemorragia do aneurisma cerebral. Em cada uma das hemorragias o risco de morte vai se somando.
A ruptura do aneurisma pode ocorrer durante toda a vida, mas é mais freqüente entre a quarta e quinta década de vida.Muitas pessoas nascem com aneurismas cerebrais, os chamados aneurismas congênitos os quais, ao longo da vida, podem aumentar e romper.
Existem fatores de risco como parentesco de sangue próximo ao de alguém que já teve aneurisma, principalmente irmãos.
Outros fatores de risco são: hipertensão arterial, dislipidemias (alteração do colesterol e triglicerídeos), doenças do colágeno, diabete mélito (açúcar no sangue) e fumo.
2006-09-03 11:58:21
·
answer #1
·
answered by Tsunami 5
·
3⤊
0⤋
Aneurisma é um coágulo que se forma no cérebro em decorrência de algum traumatismo o AVC é o rompimento de um vaso veia ou artéria na cavidade craniana ambos os casos são extremamentes perigosos e quase sempre deixam sequelas...
2006-09-03 12:57:19
·
answer #2
·
answered by mauricio cezar barros costa c 5
·
0⤊
2⤋