English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguns escritos informam que S. Pedro foi assassinado. A Igreja Católica tem-no como o primeiro Papa. Não deveria ter sido a morte dele como um acontecimento marcante e ele estar numa posição de mártir como Jesus Cristo?

2006-09-03 11:41:26 · 8 respostas · perguntado por Manjarí 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Oi Pavo
O apóstolo Simão, apelidado por Cristo de Cephas e traduzido por nós como Pedro, segundo um livro chamado "Quo Vadis", que eu não me lembro o autor, pediu aos seus carrascos romanos (provavelmente centuriões) que o crussifixassem de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer na mesma posição que o Cristo (em pé), no ano de 67 ou 90 dc (existem dúvidas de calendário).
Estudei um pouco esse provável ocorrido e conclui que a sua solicitação não foi por heroismo, servidão, honra ou coragem, como prega a Igreja Católica Romana.
Tal como no caso da crussifixão de Cristo e o soldado que se oferece a José de Arimatéia para quebrar suas pernas gratuitamente (quebrando as pernas, o crussificado sofria menos para morrer) porque tinha recebido um milagre do Redentor, o caso de Pedro é semelhante.
Pedro tem um caráter diálético que ocila entre a extrema fé, capaz de torná-lo um mártir e um senso de autopreservação notável, que o faz renegar a Jesus por três vezes e viver como fugitivo em diversas ocasiões da sua vida.
No momento da sua crussifixão, Pedro, homem vivido e letrado, sabia que de cabeça para baixo o sangue desceria para a sua cabeça, matando-o em poucas horas e com isto se livraria de até seis dias de sofrimento para depois morrer do mesmo jeito.
Note, caro Manjari, que estou trabalhando com a realidade dos relatos históricos e relativisando a verdade, pois não estou questionando a existência de Pedro ou da sua crussifixão.
Se este fato realmente ocorreu, nosso glorioso "Porteiro do Céu" foi espertíssimo até na hora da sua morte e enganou os "Cesares do Mundo" e o Vaticano direitinho transformando sua covardia em heroismo e honradez.
O primeiro "Vigário de Cristo" é colocado como primeiro Papa, mas isto não é verdade, pois em sua época a igreja Católica ainda não estava consolidada.
Também não é verdade que Pedro foi crussificado no Coliseum, pelo fato simples deste ainda não estar construido na época desse evento.
Quanto ao fato de ser colocado na posição de mártir, como Jesus, isto não seria uma estratégia positiva para o Cristianismo, pois muitos mártires se diluem e perdem a força política. Note então que, apesar de não ser tratado como um mártir, Pedro ocupa o segundo lugar em comando no Cristianismo. Mesmo os Não Católicos o consideram como tal.
Abs

2006-09-03 12:44:30 · answer #1 · answered by Químico 7 · 0 0

Pedro foi um dos perseguidos por Roma. Ele foi preso e condenado à morte por crucificação, que na época era o meio de execução adotado pelos romanos, só que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

2006-09-03 22:30:33 · answer #2 · answered by ArFil 5 · 0 0

O final da vida de São Pedro é tão pouco esclarecido como o final dos outros apostolos pois o q importava para eles era a missão de pregar o evangelho de Jesus e não fazer auto promoção como hj em dia tantos fazem....
Mas o q existe de real e arqueológico a respeito são as escavações realizadas sob a Basilica Vaticana por volta dos anos 70 em diante do seculo 20. Autorizadas na época por Paulo VI os arqueologos encontraram varios vestigios do que fora, na época do imperio romano um circo imperial onde ocorriam corridas de bigas e espetáculos públicos. era uma imensa área na forma de um stadium, q corresponde hj à praça em frente a Basilica. Naquele local muitos cristão eram martirizados nos espetáculos publicos.
Muito bem, ao escavarem sob a cúpula da Basilica foram encontradas ruinas do que teria sido um cemitério antigo e lá além de varias catacumbas exisitia um muro onde estavam varias inscriçoes dos primeiros peregrinos, datados e certificados como originários a partir do 1° século. Algumas dessas inscrições diziam em latim,lingua da época : Petrus hic, ou Pedro está aqui, além de numerosas inscriços com as figuras dos peixes e do PX q identificavam os primeiros cristãos.
Cavando além desse muro foram realmente encontrada uma ossada humana, datada daquele período, inclusive com os sinais de perfuração por pregos grandes principalmente nos pés e punhos, sugerindo q a ossada pertenceu a alguem q morreu crucificado tb.
A Igreja não afirma categóricamente q os ossos pertencem a Pedro, porém as evidências são muitas.
Mas isso não é materia de fé, é arqueologia, o importante sobre S Pedro está em S.Mateus,16, Tú es Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja.

2006-09-03 19:52:21 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

Mentira da Igreja!!! Pedro é um mito, e portanto, não existiu. Quem não existiu não pode ser morto. Não acredite em tudo o que você ouve ou lê. Confira!...

2006-09-03 19:18:47 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Ele morreu crucificado de cabeça para baixo, porque quando os seus algozes resolveram matá-lo, perguntaram a ele de que forma ele queria morrer. Então ele respondeu: "Basta que eu morra como o meu Senhor, mas não sou digno de morrer como ele. Então os algozes para escarnecê-lo disseram rindo: então, não seja por isso, iremos crucificá-lo de cabeça para baixo.

2006-09-03 18:54:16 · answer #5 · answered by aprendiz 3 · 0 0

Morreu crucificado de cabeça para baixo, pelos romanos; ao ser crucificado de forma normal, solicitou tal posição pois, argumentou que não seria digno de morrer como morreu JC.
Mataram, os romanos, porque era cristão, em Roma, cidade que se dedicava ao culto de deuses pagãos.

2006-09-03 18:46:00 · answer #6 · answered by ricartin7 3 · 0 0

A Wilkipedia é uma enciclopédia online muito interessante. Encontrará a história do Apóstolo Pedro, entre outras.

2006-09-03 19:04:32 · answer #7 · answered by meuamigoejesus 3 · 0 1

ELE NUNCA FOI PAPA.

QUEM INVENTOU ISSO FOI A IGREJA CATOLICA.

E OUTRA.. SOBRE A MORTE DELE.. A TRADIÇÃO DIZ QUE ELE MORREU CRUCIFICADO DE PONTA CABEÇA, E ATEARAM FOGO DEPOIS !!!

MORREU EM ROMA.... NUMA "CRUZ" EM FORMA DE "X", NA VERDADE.

ESSA É A TRADIÇÃO.

E NÃO TEM COMO SABER EXATAMETE COMO A COISA CONTECEU.

2006-09-03 18:59:05 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers