Oi, Alfredo!
Por muito tempo, a Igreja Católica usou de indulgências para manter-se materialmente e, assim convencer as pessoas de que deveriam "pagar" pela vaga no céu. Hj em dia, a despeito de tanta informação e tecnologia, a fé ainda é explorada pelos que se dizem cristãos, em vários segmentos (católicos, evangélicos etc). Castigo divino? Alma no inferno? Acredito que colhemos os frutos daquio que plantamos. A motivação da salvação não deveria ser o paraíso, e sim, a amor e a presença de Deus na eternidade, pois se formos "bonzinhos" só pra ganhar o bem-bom, estaremos barganhando com Deus! Não se deve pagar coisa alguma a igreja nenhuma! Agora, isso não nos isenta de sermos cuidadosos em cumprir a vontade de Deus. Se não existir inferno, não perderemos nada em termos sido bons... mas se existir? Na dúvida....
2006-09-03 08:51:53
·
answer #1
·
answered by lidia_lua 4
·
1⤊
1⤋
Deus não castiga. Temos livre arbítrio. Ele "deixa" q aconteça pq somos desobedientes. Se sabemos q o cigarro faz mal a saúde pq fumamos? O "castigo" será: câncer de pulmão, boca, enfisema pulmonar,... É por aí. Procuramos nosso "castigo" com as próprias mãos.
2006-09-03 08:47:25
·
answer #2
·
answered by Star 2
·
1⤊
0⤋
E SE FOR VERDADE? QUEM VAI PERDER? AQUELE QUE ACREDITOU A VIDA TODA E LA CHEGOU E NADA ENCONTROU, OU AQUELE QUE NUNCA ACREDITOU E LA CHEGOU E VIU QUE ERA VERDADE?
2006-09-03 08:45:58
·
answer #3
·
answered by carmen L. 6
·
2⤊
1⤋
Se for mentira não perderei nada, pois o dinheiro, quando eu morrer não precisarei dele e se for verdade, melhor pra mim que acreditei.
E outra coisa! Não pagamos a igreja! o dinheiro arrecadado é para sustento do padre, pastor ou seja lá quem tenha escolhido falar do amor de Deus á esse mundo incrédulo que inclue pessoas como vc.
2006-09-03 13:51:03
·
answer #4
·
answered by Σοφια 3
·
0⤊
0⤋
1- não! pq acredito q Deus é um bom pai e não vai me castigar de nada.
2- não, não temo perder minha alma no inferno pq não sou tão ruim pra ir pra lá.
3- eu não pago a igreja! a entrada no paraíso não está a venda.
4- se for mentira tudo bem, não perdi nada. Agora, se for verdade quem não acredita vai ter muito a perder.
2006-09-03 10:25:35
·
answer #5
·
answered by Magrinha 3
·
0⤊
0⤋
PARAÍSO, INFERNO E PURGATÓRIO:
1012 Haverá lugares determinados no universo destinados às
penalidades e aos prazeres dos Espíritos, conforme seus méritos?
– Já respondemos a essa questão. As penalidades e os prazeres são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos; cada um tira de si mesmo o princípio de sua própria felicidade ou infelicidade; e como estão por toda parte, nenhum lugar localizado nem fechado está destinado a um ou a outro. Quanto aos Espíritos encarnados, eles são mais ou menos felizes ou infelizes conforme o mundo que habitem seja mais ou menos avançado.
1012 a Em vista disso, o inferno e o paraíso não existiriam como o homem os representa?
– São apenas figuras: existem Espíritos felizes e infelizes por toda parte. Entretanto, como também dissemos, os Espíritos da mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem se reunir onde quiserem quando são perfeitos.
A localização exata dos lugares de penalidades e recompensas existe apenas na imaginação do homem e provém da tendência de materializar e circunscrever as coisas das quais eles não podem compreender a essência infinita.
1013 O que se deve entender por purgatório?
– Dores físicas e morais: é o tempo de expiação. É quase sempre na Terra que fazeis vosso purgatório e onde sois obrigados a expiar vossas faltas.
O que o homem chama de purgatório é igualmente uma figura pela qual se deve entender não como um lugar qualquer determinado, mas como o estado dos Espíritos imperfeitos, que estão em expiação até a purificação completa que deve elevá-los ao plano dos Espíritos bem-aventurados. Essa purificação, operando-se nas diversas encarnações, faz com que o purgatório consista nas provas da vida corporal.
1014 Como se explica que Espíritos, que pela sua linguagem revelam superioridade, tenham respondido a pessoas muito sérias a respeito do inferno e do purgatório, de acordo com a idéia corrente que se faz desses lugares?
– Eles falam uma linguagem que possa ser compreendida pelas pessoas que os interrogam, e quando essas pessoas se mostram convictas de certas idéias evitam chocá-las bruscamente para não ferir suas convicções. Se um Espírito quisesse dizer, sem precauções oratórias, a um muçulmano que Maomé não foi profeta, seria muito mal compreendido.
1014 a Concebe-se que assim possa ser com a maioria dos Espíritos que desejam nos instruir; mas como se explica que Espíritos interrogados sobre sua situação tenham respondido que sofriam torturas do inferno ou do purgatório?
– Quando são inferiores e ainda não completamente desmaterializados, conservam parte de suas idéias terrenas e transmitem suas impressões se servindo de termos que lhes são familiares. Eles se encontram num meio que lhes permite sondar o futuro apenas imperfeitamente, e é por isso que freqüentemente Espíritos errantes, ou recém-desencarnados, falarão como se estivessem encarnados. Inferno pode se traduzir por uma vida de provações extremamente dolorosa, com a incerteza de haver outra melhor.
Purgatório, por uma vida também de provações, mas com consciência de um futuro melhor. Quando passais por uma grande dor, não dizeis que sofreis como um condenado? São apenas palavras, e sempre no sentido figurado.
1015 O que se deve entender por uma alma penada?
– Um Espírito errante e sofredor, incerto de seu futuro, e a quem podeis proporcionar o alívio que, muitas vezes, solicita ao se comunicar convosco. (Veja a questão 664.)
1016 Em que sentido se deve entender a palavra céu?
– Acreditais que seja um lugar, como os Campos Elíseos dos antigos, onde todos os bons Espíritos estão indistintamente aglomerados com a única preocupação de desfrutar, durante a eternidade, de uma felicidade passiva? Não. É o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores onde os Espíritos desfrutam de todas as suas qualidades sem os tormentos da vida material nem as angústias próprias à inferioridade.
1017 Alguns Espíritos disseram estar habitando o quarto, o quinto céu, etc.; o que quiseram dizer com isso?
– Se lhes perguntais qual céu habitam é porque tendes uma idéia de muitos céus sobrepostos, como os andares de uma casa. Então, eles respondem conforme vossa linguagem. Mas, para eles, essas palavras, quarto e quinto céu, exprimem diferentes graus de depuração e, conseqüentemente, de felicidade. É exatamente como quando se pergunta a
um Espírito se ele está no inferno; se é infeliz, dirá que sim, porque para ele inferno é sinônimo de sofrimento; porém, ele sabe muito bem que não é uma fornalha. Se fosse um pagão diria que estava no Tártaro.
O mesmo acontece com muitas outras expressões semelhantes, como: cidade das flores, cidade dos eleitos, primeira, segunda ou terceira esfera, etc., que não passam de expressões usadas por certos Espíritos, quer como figuras, quer algumas vezes por ignorância da realidade das coisas e até mesmo das mais simples noções científicas.
De acordo com a idéia restrita que se fazia antigamente dos lugares de sofrimentos e recompensas, e principalmente com a opinião de que a Terra era o centro do universo, de que o céu formava uma abóbada e que havia uma região de estrelas, colocava-se o céu em cima e o inferno embaixo. Daí as expressões: subir ao céu, estar no mais alto dos céus, estar precipitado no inferno. Hoje a ciência demonstra que a Terra não passa de um dos menores planetas, sem importância especial. Entre milhões de outros, traçou a história de sua formação e descreveu sua constituição; provou que o espaço é infinito, que não há nem alto nem baixo no universo, e assim impôs a rejeição à idéia de situar o céu acima das nuvens e o inferno nos lugares baixos. Quanto ao purgatório, nenhum lugar lhe fora designado. Estava reservado ao Espiritismo dar sobre todas essas coisas a explicação mais racional, grandiosa e, ao mesmo tempo, mais consoladora para a humanidade. Assim, pode-se dizer que levamos em nós mesmos nosso inferno e nosso paraíso e, quanto ao purgatório, nós o encontramos em nossa encarnação, em nossas vidas físicas.
1018 Em que sentido é preciso entender estas palavras do Cristo: “Meu reino não é deste mundo?”
– O Cristo, ao responder assim, falava num sentido figurado. Ele queria dizer que apenas reina nos corações puros e desinteressados. Ele está por todos os lugares onde domina o amor ao bem, mas os homens ávidos das coisas deste mundo e ligados aos bens da Terra não estão com ele.
1019 O reino do bem poderá um dia realizar-se na Terra?
– O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que vêm habitá-la, os bons predominarem sobre os maus; então eles farão reinar na Terra o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. Pelo progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e afastará os maus; mas os maus só a deixarão quando o homem tiver expulsado de si o orgulho e o egoísmo.
A transformação da humanidade foi anunciada e é chegado o tempo em que todos os homens amantes do progresso se apresentam e se apressam, porque essa transformação se fará pela encarnação dos Espíritos melhores, que formarão sobre a Terra uma nova ordem. Então, os Espíritos maus, que a morte vai retirando a cada dia, e aqueles que tentam deter a marcha das coisas serão excluídos da Terra porque estariam deslocados entre os homens de bem dos quais perturbariam a felicidade.
Eles irão para mundos novos, menos avançados, desempenhar missões punitivas para seu próprio adiantamento e de seus irmãos ainda mais atrasados. Nessa exclusão de Espíritos da Terra transformada não percebeis a sublime figura do paraíso perdido? E a chegada à Terra do homem em semelhantes condições, trazendo em si o gérmen de suas paixões e os traços de sua inferioridade primitiva, a figura não menos sublime do pecado original? O pecado original, sob esse ponto de vista, se refere à natureza ainda imperfeita do homem, que é, assim, responsável por si mesmo e por suas próprias faltas e não pelas faltas de seus pais. Todos vós, homens de fé e boa vontade, trabalhai com zelo e coragem na grande obra da regeneração, porque recolhereis cem vezes mais o grão que tiverdes semeado. Infelizes aqueles que fecham os olhos à luz. Preparam para si longos séculos de trevas e decepções; infelizes os que colocam todas as suas alegrias nos bens deste mundo, porque sofrerão mais privações do que os prazeres de que desfrutaram; infelizes, principalmente, os egoístas, porque não encontrarão ninguém para ajudá-los a carregar o fardo de suas misérias.
2006-09-03 10:21:25
·
answer #6
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
0⤋
A grande polêmica do mundo é pagar ou não pagar a igreja. Porque muita gente "dono de igreja" distorceu o dízimo em pagamento adiantado por uma vaga no céu.
Vou lhe falar a verdade: pagar a igreja como vc falou, nada mais é do que participar da obra divina de evangelização, é viabilizar a evangelização do povo descrente e, para isso, a igreja precisa de recursos, não acha? Se um padre viver como um mendigo pelas ruas, aí sim que as pessoas ignorantes vão se afastar de vez da Palavra da Salvação.
E ponto final nesse assunto.
2006-09-03 09:35:13
·
answer #7
·
answered by Família Gato 4
·
0⤊
0⤋
Jesus disse que o que fosse ligado na terra seria ligado no céu, e o que for desligado na terra será também desligado na céu.
Se um irmão não atender a várias recomendações, considera-o como gentio e publicano.
2006-09-03 08:49:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Alfredo, hoje você tá com o diabo no corpo! Deus tenha piedade de você!
Temendo ou não temendo, todos seremos julgados no dia do juízo final. Até você! Cuidado!
Você já viu o filme, "Deixados pra trás"? Te recomendo! E depois venha aqui fazer mais perguntas.
Pelo que venho, vc já não é tão "jovem", e também percebi que vc é muito solitário. Talvez te falta o Espírito de Deus em seu coração pra vc encontrar e viver em mais harmonia, paz e comunhão com os demais.
Deus te abençoe Alfredo !!!
2006-09-03 08:48:12
·
answer #9
·
answered by Anninha 3
·
1⤊
1⤋
Não temo a nada, pois por que alguém deveria temer a Deus, se busco viver segundo a vontade Dele, sei que ainda não sou perfeito, mas busco imitar ao meu Deus.
Perder minha alma no inferno, Jesus já me salvou, o que tenho que fazer é viver essa salvação da maneira que o Senhor quiser, o que ocorre quando damos dizimo ou coleta nas Igrejas, é para a manutenção do templo material, não estamos pagando nada a Deus, pois tudo é Dele, apenas mantemos as estruturas materiais.
2006-09-03 08:46:33
·
answer #10
·
answered by Rodrigo 3
·
1⤊
1⤋