English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Porque os anti-inflamatórios atacam o estomago causando a gastrite (que é uma inflação)?

2006-09-03 07:54:03 · 4 respostas · perguntado por fgamajr 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

4 respostas

Anti inflamatórios atacam as mucosas do estomago por terem um ph ácido. O que se pode fazer é tomar com algum produto que neutralize a acidez como o leite por exemplo.

2006-09-03 08:54:32 · answer #1 · answered by Peteleco 7 · 4 0

A maioria dos antiinflamatórios exerce sua ação pela inibição da COX-1, uma enzima que está presente em quase todos os tecidos do corpo. Acontece que no estômago a COX-1 é responsável pela produção de substâncias (prostaglandinas) que inibem a secreção de ácido e que possuem ação protetora sobre a mucosa do estômago. Com a inibição da COX-1 a mucosa gástrica vai se tornar mais suscetível, o que pode resultar em diversos sintomas como náuseas, vômtos, sangramentos gástricos e ulcerações. Estudos já mostraram que os antiinflamatórios seletivos para a COX-2 (Vioxx, Celebra) causam menos efeitos colaterais gastrointestinais.

2006-09-03 16:00:33 · answer #2 · answered by Ana 2 · 2 0

As respostas do Peteleco e da Ana estão perfeitas, com informações claras e precisas, repetir seria redundância. Mas se vc tiver vivendo esse problema, aceite um conselho, suspenda o uso desses medicamento já, use a medicina homeopática, pelo menos enquanto vc não curar o seu estômago. Eu passei por esse problema, não fui bem orientada, e continuei com os medicamentos. O resultado, foi uma gastrite crônica, que já me acompanha há 7 anos, se eu comer algo mais temperado, fritura, ou uma comida mais pesada, é batata. Lá vou eu para o Hidróxido de Alumínio e o Pepsamar

2006-09-03 16:09:12 · answer #3 · answered by Sandra Oliveira 3 · 1 0

Como já disseram, os antiinflamatórios comuns inibem a enxima COX-1 (ciclooxigenase-1, que é a enzima responsável pela conversão do ácido aracdônico, alterando assim a produção de leucotrienos e prostraglandinas). Como a prostraglandina é uma das principais substâncias que mediam o processo inflamatório, sua inibição diminui a inflamação. O fato dos salicilatos serem um ácido, não é suficiente para diminuiro pH estomacal de tal modo a vc desenvolver uma gastrite. O que acontece é que a prostraglandina é um fator importante para o turnover celular da mucosa gástrica, ou seja, ele estimula a proliferação da mucosa gástrica. Para se ter uma idéia, nossa mucosa gástrica se renova totalmente a cada 3 a 4 dias, pois sofre constante injúria pelos ácidos estomacais. Então o uso crônico de anti-inflamatórios diminui a renovação da mucosa podendo ocorrer a gastrite. Por isso, pessoas que necessitam fazer uso crônico de anti-inflamatórios também acabam tomando medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago (ex: anti-histamínicos H2 - cimetidina/ranitidina ou bloqueadores de bomba prótons - Omeprazol). O uso de anitinflamatórios COX-2 realmente tem menor efeito sobre a mucosa gástrica, mas são bem mais caros.

2006-09-04 16:58:47 · answer #4 · answered by Sandro N 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers