English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

as bactérias que causam infecção , são atacadas com antibióticos, se elas tem a mesma menblana plasmática que a nossa, pq os antibióticos não atingem nossas células?

2006-09-03 07:23:17 · 9 respostas · perguntado por Elaine m 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Infecto-Contagiosas

9 respostas

Mas as nossas células SÃO muito afetadas - mortas - pelos antibióticos; não apenas as nossas células, mas também muitos micro-organismos úteis que vivem em simbiose conosco, como a flora intestinal, por exemplo.

Os antibióticos de 7ª geração (tripla faixa preta) que surgiram no final da década de 90 para combater infecções hospitalares são tão tóxicos que é necessária uma junta de 12 médicos para decidir se eles devem ser aplicados ou não, pois o risco de matar o paciente é consideravelmente maior do que a chance de curá-lo.

Os antibióticos podem ser os responsáveis pelo FIM (extinção) da espécie humana. Ok, salvaram muitas vidas no século XX e salvarão várias no século XXI, mas os benefícios acabam aí.

O uso indiscriminado desses venenos acelerou a evolução dos micro-organismos por fatores próximos a 100.000, matando bilhões de bactérias pouco resistentes e criando bactérias super-resistentes que não têm mais a concorrência das primeiras, enquanto as nossas defesas naturais permaneceram estáticas.

É muito melhor combater infecções reforçando o sistema imunológico com super-doses de vitaminas C, A e E (que são ALIMENTOS) ou até utilizar dietas ricas em alho e cebola do que utilizar venenos para tentar matar os micróbios.

2006-09-04 01:33:18 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 4 0

Porque nossas células são infinitamente diferentes de bactérias. os ATBs possuem um específico mecanismo de ação, que atua em certo ponto da estrutura bacteriana, e de forma simples. por exemplo: eles podem tornar a parede da célula bacteriana mais permeável, modificando o equilíbrio osmótico da bactéria matando-a, ou podem inibir uma enzima da bact. que é responsável pela duplicação de seu material genético, fazendo com que ela pare de se reproduzir e assim o sistema imunológico pode matá-la. enfim, os ATBs possuem mecanismos de ação distintos, porém que não agridem as células do corpo porque atuam em pontos específicos dos microorganismos patogêncios!

2006-09-04 14:04:38 · answer #2 · answered by André Fk 2 · 0 0

POIS BACTERIAS NUM E = CELULAS

2006-09-04 13:55:01 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

É verdade que pode ocorrem dano às nossas células, mas os antibióticos tem um mecanismo de ação seletivo às bactérias. Alguns agem na parede bacteriana (lembra-se? Algumas bactérias possuem parede celular enquanto nossas células não), outras se ligam a ribossomas específicos das bactérias, ou aos plasmídeos, outros inibem enzimas bacterianos. A membrana plasmática das bactérias não é igual à das nossas células. Claro que existem algumas semelhanças, mas há receptores de superfície diferente dos nossos, ribossomos diferentes, proteínas diferentes, enzimas diferentes, DNA diferente. E é justamente nessas diferenças é que se pode usar uma droga para prejudicar as bactéria e não as nossas células.

2006-09-04 10:13:24 · answer #4 · answered by Sandro N 2 · 0 0

E quem disse que nao mata ?

2006-09-04 09:00:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Pq possuem uma especificidade para atacar microorganismos

2006-09-03 15:31:55 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Porque foram inventados especificamente para combater as bactérias (sic).

2006-09-03 07:48:24 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

pq células não são bactérias,
os antibióticos são específicos para bactérias.
inclusive eles matam bactérias úteis a nós, tipo a do intestino.

2006-09-03 07:26:20 · answer #8 · answered by Ðäиiëℓ 4 · 0 0

As células são compostas por outro material, diferentemente do organismo das bactérias.
Porém os antibióticos danificam algumas bactérias em nosso intestino, necessárias para nós.
E também atacam os glóbulos brancos, responsável pelas nossas defesas do organismo.
Por isto é que os médicos possuem muito cuidado ao dosar e medir as quantidades corretas de antibióticos a serem ingeridos por cada um.
E há pessoas alérgicas a antibióticos, como a penicilina. Necessitam fazer um teste antes de tomar, pois um choque anafilático pode levar à morte. Tanto que nas farmácias, só aplicam com receita médica, pelo medo e receio de que o paciente seja alérgico.
E para isto, há centenas de antibióticos disponíveis. Para cada caso, um antibiótico correto, receitado pelo médico.
Êles fazem um teste na pele, com uma dose mínima, se surgir alguma reação, como avermelhidão ou outra reação, na hora mudam para outro antibiótico.
Nunca se deve tomar remédio que deu certo em uma pessoa, e sim; sempre consultar um médico.

2006-09-03 07:44:56 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers