English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?

2006-09-03 00:34:42 · 12 respostas · perguntado por Leandro Piazzon 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

O progresso moral decorre do progresso moral, mas nem sempre o segue de imediato (questão 780 de O Livro dos Espíritos) e para o o progresso intelectual engendrar o progresso moral, torna-se necessário compreender o que é o bem e o que é o mal. Havendo esta compreensão, o homem poderá escolher, pois o desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência, aumentando assim a responsabilidade dos atos e das escolhas.
(questão 780-a de O Livro dos Espíritos).

Muita Paz,
Jorge

2006-09-03 01:06:14 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 6 0

Colhemos aquilo que semeamos.

2006-09-03 04:41:52 · answer #2 · answered by ANINHA 2 · 0 0

Não, infelizmente em muitos aspectos e níveis da vida, os dois progressos q são irmãos, não andam de mãos dadas... mas, É CLARO Q VC JÁ SABE DISSO TD !!!! ... Intelectualidade e moral, são os dois pratos da balança da nossa vida... são como as asas de um pássaro... a ave precisa das duas asas pra voar... nós tb... Qdo o ser se desenvolve mais intelectualmente do q moralmente, nós sabemos q essa diferença cria um certo desequilíbrio no nosso microcosmo. Qd a moral não se devenvolve no mm nível q o intelecto, o ser tende ao orgulho, ao egoísmo e outras negatividades bem conhecidas por nós. O orgulho é o pai de todos os nossos desvarios... é o orgulho q nos torna ególatras... A moral q se desenvolve nos braços do amor jamais conduz o homem à ruína. A intelectualidade, a inteligência q não se desenvolve na atmosfera do amor, conduz o homem a trilhar o caminho do egoísmo... O homem q adquire conhecimento e só utiliza para obter vantagens personalíssimas, demonstra somente sua ausência de moral...
Isso se reflete no padrão de vida, no modus vivendi do homem encarnado... raros são aqueles q dotados de grande desenvolvimento intelectual, direcionam seus dons em favor da humanidade... os poucos q o fazem, sempre são rotulados de loucos, impostores, subversivos... etc,etc,etc...
Se a moralidade e a intelectualidade se desenvolvessem nos mm níveis, neste plano de existência q ora ocupamos, a vida seria algo de melhor... falta conscientização... ou pq as pessoas não acreditam, ou pq não querem acreditar... O conhecimento trás o tributo da responsabilidade... e o homem q hoje habita o nosso orbe, ainda é muito infantil, espiritualmente falando... tem dificuldade de assumir tal responsabilidade diante da vida...
É isso... mais Paz pra vc...

2006-09-03 02:14:43 · answer #3 · answered by witchblade 3 · 0 0

Não, olhem a história.
A Grecia berço da filosofia e democracia era uma sociedade escravagista, os Romanos considerados civilizados apreciavam lutas sangrentas e desumanas no Coliseu e por fim a Alemanha berço dos maiores intelectuais ocidentais e que na decada de 30 era coniderada o povo mais intelectual do mundo acabarão mergulhando numa ideologia macabra e racista montando verdadeiras fabricas de exteminio humano e provocando a morte de quase 100 milhões de pessoas em toda a Europa.

2006-09-03 01:59:46 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

De forma alguma, tanto que pessoas bastante simples têm noções profundas de moral, sem no entanto ter estudado filosofia. Enfim, o progresso moral não requer qualquer rebuscamento, sendo inerente a índole de cada ser. A história está aí para nos mostrar que inúmeros personagens utilizaram sua superioridade intelectual para praticar o mal de todas as formas. O progresso intelectual exige dedicação da nossa parte, esforço contínuo!

2006-09-03 01:44:22 · answer #5 · answered by Rafa 2 · 0 0

Pergunta interessante.
Temos muitos exemplos, nossos políticos, muitos deles com formação superior, mestrado, etc., em postos e cargos importantes para a Nação, no entanto, verdadeiros amorais quando se trata de dinheiro público e favorecimentos. Vemos diariamente casos, as centenas, onde o progresso intelectual não acompanhou o progresso moral.
Por outro lado, um faxineiro acha uma carteira cheia de dólares num aeroporto e devolve, ele sem qualquer formação, apenas o ensino fundamental, porém, com grande progresso moral.
Devo reconhecer que infelizmente pessoas desse tipo jamais chegarão a ter algum cargo ou poder no Brasil, pois quando se chega a algum posto nesse País a pessoa já está comprada e vendida.
É preciso vender a alma ao diabo.

2006-09-03 01:21:30 · answer #6 · answered by Iceman 4 · 0 0

Nao necessariamente na mesma proporcao. Mas indubitavelmente um puxa o outro.

2006-09-03 01:05:32 · answer #7 · answered by cidadao 1 · 0 0

DEVERIA ,MAS DEVIDO AS TENTAÇÕES MUNDANAS CULMINA NO AVANÇO INTELECTUAL IMORAL, COM RARAS EXCESSÕES

2006-09-03 01:00:52 · answer #8 · answered by Linda 2 · 0 0

CLARO LEANDRO,,,O CRESCIMENTO MORAL O RECONHECIMENTO DA UNIDADE FAMILIAR VEIO COM APURAMENTO DO INTECTO, A MEDIDA QUE CRESCEMOS ESTUDAMOS FICAMOS MORALMENTE MAIS FORTES.....................A TRAIÇÃO, A BAIXARIA ESTA DIRETAMENTE LIGADA A IGNORANCIA.

2006-09-03 00:59:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Nem sempre.
O progresso moral provém de uma reforma íntima, resolução de vida, conceitos e valores.
O progresso itelectual, vem do estudo diversificado.
A filosofia trata disso, tanto do intelecto quanto da moral, diferente do que muitos pensam, não se limita somente a metafísica.
O importante é pensar, mas não ficar somente com uma primeira conclusão sobre qualquer coisa.
Contrariar suas próprias idéias até que não consiga mais, e no final de todo esse processo, chegar a uma resposta verdadeira.
Estar disposto a mudar, e aceitar a hipótese de erro.
Manter o equilíbrio.

2006-09-03 00:56:24 · answer #10 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers