O colesterol é de um tipo só. O que varia são as formas de se transportar esse colesterol no sangue, que pode ser de três tipos, LDL, VLDL e HDL, que são lipoproteínas associadas a colesterol para facilitar o transporte pelo sangue, já que o colesterol é insolúvel no sangue. O LDL e o VLDL são caracterizados pela sua baixa densidade e alta afinidade com o endotélio (parede dos vasos sanguíneos), já o HDL, que possui alta densidade, não tem essa propriedade de aderir as paredes dos vasos. Quando ingerimos gordura ou colesterol em excesso, uma parcela desse colesterol é transportado sob a forma de VLDL e LDL, aumentando as chances de desenvolver ateromas e causar hipertensão, aterosclerose e até mesmo desencadear uma embolia. Vale lembrar que a maior parte do colesterol do nosso corpo é de origem endógena, ou seja, o nosso corpo produz (no fígado), pois ele é fundamental a vida, já que é constituinte das membranas celulares e de hormônios esteróides.
2006-09-02 16:22:02
·
answer #1
·
answered by valesca b 2
·
2⤊
0⤋
As LDL podem ser responsáveis pela formação de depósitos arteriosclerósicos nos vasos sanguíneos. Por isto é chamado de colesterol ruim. O HDL podem retardar esse processo por isto é chamado de colesterol bom.
O colesterol é um esteróide que está presente em todos os tecidos animais (em sua forma completa, apenas nesses, pois existem formas clivadas de colesterol em células vegetais), além de fazer parte da estrutura das membranas celulares e ser um reagente necessário à biossíntese de vários hormônios, da vitamina D e do ácido biliar.
Esse esteróide é sintetizado pelo fígado em um estranho processo, quanto maior for a ingestão de colesterol, menor será a quantidade sintetizada pelo fígado. Mas o colesterol ingerido só representa ¼ de todo o colesterol do corpo, e se a quantidade ingerida for aumentada, a quantidade de colesterol produzido pelo corpo diminuirá, e vice-versa.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue, e para ser transportado pelo sangue ele se liga a proteínas e lipídios e forma um complexo chamado lipoproteína. Existem vários tipos de lipoproteína, e elas são classificadas de acordo com sua densidade.
São elas as Low Density Lipoproteins, ou LDL, que é a classe maléfica ao ser humano, são capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos; e as High Density Lipoproteins, ou HDL, podem transportar o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese do ácido biliar.
As LDL podem ser responsáveis pela formação de depósitos arteriosclerósicos nos vasos sanguíneos e as HDL podem retardar esse processo.
Esta molécula está presente nas membranas biológicas e provoca o aumento da fluidez da camada.
Os elementos presentes na formula química do Colesterol são o Carbono, o Oxigênio e o Hidrogênio, na seguinte forma: C27H46O. Já a estrutura química é arranjada em quatro anéis A, B, C e D.
Uma característica importante quando se refere a estrutura química do colesterol, é que ele se assemelha a todos os hormônios que ele origina: Progesterona, Testosterona e o Cortisol.
2006-09-02 23:01:48
·
answer #2
·
answered by SabeTudo 3
·
1⤊
0⤋
Porque ele é mal pra gente, e ninguém gosta dele. Aí ele se finge de bonzinho, se disfarçando de churrasco, manteiga, biscoito, e essas coisas, pra gente ficar com ele pensando que tá tudo legal, mas não tá. Aí, quando a gente vê, ele já levou a gente pro beleléu. Eu não gosto do LDL, só do HDL, porque ele é bonzinho e luta contra o LDL. O HDL é meu herói!
2006-09-03 00:30:48
·
answer #3
·
answered by charlie ramone 3
·
0⤊
0⤋