Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para ser sustentável, um assentamento ou empreendimento humano, necessita atender a 4 requisitos básicos, ser:
ecologicamente correto;
economicamente viável;
socialmente justo; e
culturalmente aceito.
Definição
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora quanto para o futuro indefinido. Segundo Brundtland no final de 1987, sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adotado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, se referem ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas. Em economia, crescimento sustentável consiste no aumento das entradas ou saidas reais que podem ser sustentadas por longos periodos de tempo.
2006-09-02 05:15:28
·
answer #1
·
answered by Marco Aurelio Angelo de Carlos S 3
·
0⤊
0⤋
É a única saída para o nosso planeta. Uma sociedade sutentável é uma sociedade que além de se preocupar com o meio-ambiente se preocuca com desenvolvimento economico e social.
2006-09-03 08:27:26
·
answer #2
·
answered by Edson FJ 3
·
0⤊
0⤋
Aninha minha linda, vou tentar ser direto e preciso: sustentabilidade não tem nada a ver com desenvolvimento sustentável. Quando falamos em desenvolvimento sustentável estamos certamente nos voltando a questões exclusivamente antrôpicas, ou seja, estamos nos referindo ao modelo de desenvolvimento eco-eco (econômico-ecológico) que devemos adotar para que os recursos naturais não-renováveis possam ser usufruidos pelas gerações futuras, que haja um equilíbrio cíclico e não linear entre extração, produção e consequente geração de resíduo. SUSTENTABILIDADE, por outro lado, apesar da mesma origem etimológia, não nos remete imediatamente a questões eco-eco, nos remete sim, a POR EXEMPLO, a sustentabilidade de uma comunidade de bactérias. Neste exemplo das bactérias, a sustentabilidade dessa comunidade se baseia na flexibilidade (por exemplo a capacidade de adaptação, de uso das mais diversas formas de obtenção de energia, etc.), na cooperação mútua em prol de um ambiente para elas viável (por exemplo, o resíduo de um é alimento para o outro, isso é sustentabilidade). Por tanto, quando nos refirimos a desenvolvimento sustentável, associe a modelos econômicos-ecológicos capazes de compatibilizar extração, produção e consequente geração de resíduo e quando ouvir falar em sustentabilidade, associe a qualquer modelo capaz de se auto-gerir. Se é pra responder, que seja o mais preciso. Foi o que tentei ser. Vlw!
2006-09-03 00:56:06
·
answer #3
·
answered by Omelix 1
·
0⤊
0⤋
Sustentabilidade:
Sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta
2006-09-02 12:15:49
·
answer #4
·
answered by Phaty - Doll ® 3
·
0⤊
0⤋
O conceito de sustentabilidade, por ser bem menos difundido do que o de desenvolvimento sustentável merece uma observação mais atenta de todos às pessoas pre-ocupadas com a questão ambiental. Intencionalmente separei com hífen a palavra preocupação pois na maioria dos textos que tenho lido e das proposições, ao menos a nível de Rio Grande do Sul, se tem enfatizado sobremaneira esta preocupação com o futuro do homem, sem contudo se apresentar soluções práticas de como resolver o problema.
Assim em lugar de se preocupar com os problemas ambientais creio que chegou a hora de começarmos a nos ocupar ativamente na busca de soluções não apenas para o meio ambiente, mas para a humanidade como um todo. Eis aqui outra incongruência, porquê meio ambiente? Acaso somos meros observadores e aproveitadores (para não dizer predadores) do mesmo? Não somos parte integrante deste todo a que chamamos de universo?
Deixando de lado estas divagações filosóficas, gostaria de voltar à questão inicial. Com o que devemos realmente nos ocupar face aos grandes problemas ambientais, gerados, pode-se dizer em sua quase totalidade pela ação do homem?
No documento Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, elaborado a pedido do Ministério do Meio Ambiente (1), são consideradas as seguintes dimensões de sustentabilidade:
1. Sustentabilidade social: ancorada no principio da equidade na distribuição de renda e de bens, no principio da igualdade de direitos a dignidade humana e no principio de solidariedade dos laços sociais.
2. Sustentabilidade ecológica: ancorada no principio da solidariedade com o planeta e suas riquezas e com a biosfera que o envolve.
3. Sustentabilidade econômica: avaliada a partir da sustentabilidade social propiciada pela organização da vida material.
4. Sustentabilidade espacial: norteada pelo alcance de uma equanimidade nas relações inter-regionais e na distribuição populacional entre o rural/urbano e o urbano.
5. Sustentabilidade político-institucional: que representa um pré-requisito para a continuidade de qualquer curso de ação a longo prazo.
6. Sustentabilidade cultural: modulada pelo respeito à afirmação do local, do regional e do nacional, no contexto da padronização imposta pela globalização.
2006-09-02 12:15:22
·
answer #5
·
answered by Daniel 6
·
0⤊
0⤋
Algo que se sustenta por sí própio. Que não está a mercê de certas conjunturas. Estável.
2006-09-02 12:15:15
·
answer #6
·
answered by luan 4
·
0⤊
0⤋
auto suficiente em tudo sem depender de recursos externos
2006-09-02 12:11:50
·
answer #7
·
answered by Christian 4
·
0⤊
0⤋
a arte de sustentar com a arte da abilidade.........
2006-09-02 12:09:39
·
answer #8
·
answered by Marley 4
·
0⤊
0⤋