English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-01 14:00:37 · 8 respostas · perguntado por LUROSA 4 em Ciências e Matemática Medicina

8 respostas

Lobotomia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A lobotomia, mais apropriadamente chamada leucotomia (já que lobotomia refere-se a cortar as ligações de qualquer lobo cerebral) é uma intervenção cirúrgica no cérebro, onde são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas. foi utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia. A lobotomia foi a técnica pioneira e com maior sucesso da psicocirurgia.

[editar]
Efeitos e Utilidade Terapêutica
O procedimento leva a um estado algo sedado de baixa reactividade emocional nos pacientes. A Leucotomia produz nos doentes alívio de tensão emocional severa, com melhoria nos sintomas externos da doença psiquiátrica.

[editar]
História
Foi desenvolvida em 1935 pelo médico neurologista português António Egas Moniz (1874-1955), em equipa com o cirurgião Almeida Lima, na Universidade de Lisboa. Egas Moniz veio a receber com este trabalho o prêmio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1949.

A Leucotomia foi a primeira técnica de Psicocirurgia ou seja, a utilização de manipulações orgânicas do cérebro para curar ou melhorar sintomas de uma patologia psiquiátrica (em contrapartida à neurocirurgia que se ocupa de doentes com patologia orgânica directa ou neurológica).

Inicialmente foi usada para tratar depressão severa. Egas Moniz sempre defendeu o seu uso apenas em casos graves em que houvesse risco de violência ou suicídio. No entanto apesar de cerca de 6% dos pacientes não sobreviverem à operação, e de vários outros ficarem com alterações da personalidade muito severos, foi praticada com entusiasmo excessivo em muitos paises, nomeadamente o Japão e os Estados Unidos. Neste último país foi popularizada pelo cirurgião Walter Freeman, que divulgou a técnica por todo o seu país, percorrendo o no seu Lobotomobile, e criando inclusivamente uma variante em que espetava um picador de gelo directamente no crânio do doente, desde um ponto logo acima do canal lacrimal com a ajuda de um martelo, rodando-se depois o mesmo para destruir as vias aí localizadas. Supostamente a atractividade deste procedimento seria o seu baixo custo e o desejo social de silenciar doentes psiquiátricos incómodos. A leucotomia ganhou tal popularidade que foi inclusivamente praticada em crianças com mau comportamento. Cerca de 50.000 doentes foram tratados só nos Estados Unidos. Com a ajuda destes abusos, a leucotomia foi abandonada quando surgiram os primeiros fármacos antipsicóticos. Durante muito tempo foi considerada algo injustamente como um episódio barbárico na história da Psiquiatria, sendo comum a comparação à técnica da flebotomia (ou sangria) na história da medicina interna.

[editar]
A Leucotomia Hoje
Hoje em dia a leucotomia tal como exemplificada por Egas Moniz já não é praticada devido aos efeitos secundários severos. No entanto ainda hoje se praticam raramente técnicas directamente descendentes da leucotomia original, mas com inflicção de lesões selectivas em regiões bem delimitadas. Os efeitos secundários destas técnicas são bem mais incomuns, mas devido à irreversibilidade do tratamento e às mudanças na personalidade do doente inevitáveis, elas são utilizadas apenas em última instância caso todos os outros tratamentos possíveis tenham-se revelado ineficazes. É assim praticada em alguns casos de dor crónica intratável (tratamento paliativo), neurose obsessiva, ansiedade crónica ou depressão profunda prolongada.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobotomia"
Categorias de páginas: Cirurgia

VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Deutsch
English
Nederlands

Esta página foi modificada pela última vez em 07:55, 21 Março 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

2006-09-01 14:14:00 · answer #1 · answered by Paulo 7 · 0 0

Lobotomia é uma cirurgia, já há muitas décadas em desuso, em que se fazia uma incisão no lobo frontal do cérebro, para desconectá-lo do resto do cérebro. A finalidade era tratar doenças certas mentais. Foi desenvolvida pelo neurocirurgião português Egas Moniz, que por isso ganhou o Nobel de Medicina. Mas depois percebeu-se que os resultados da doenças eram terríveis. O doente lobotomizado ficava apático, indiferente a tudo, incapaz de ter e exprimir emoções, como se fosse um robô.

2006-09-01 21:05:51 · answer #2 · answered by Falco 7 · 2 0

O nome é Lobotomia. É uma cirgurgia quetira parte do cérebro de um individuo com o intuito de lhe retirar algum mau. Como o cerébro é pouco conhecido os resultados são desastrosos. A familia do ex-presidente Kennedy (EUA) fez isto em uma sua irmã lá pelos anos 40, tornando-a inútil. Ficou escondida da familia até sua morte para não ofuscar a luz dos irmãos.

2006-09-02 13:31:26 · answer #3 · answered by Ronaldo M 5 · 1 0

Creio que você quiz dizer: LOBOTOMIA.
Em neurocirurgia, consiste em seccionar fibras nervosas no interior do cerebro. adicione as demais respostas dos amigos. em equipe fica bem melhor.

2006-09-01 21:20:57 · answer #4 · answered by itamar.franca 6 · 1 0

Lobotomia é uma operação inventada pelo português Egas Moniz, consistia na desconexão do lobo frontal (lobotomia pré-frontal - 1936) do cérebro, do restante do mesmo. Era usada para tratar epilepsias, comportamentos agressivos e/ou suicidas.
A técnica cirúrgica era simples: o cérebro era envolto por um fio, que era puxado, fazendo sua secção. Para os que não sabem, o cérebro tem a consistência de um pudim.

Aberto a novas dúvidas.

2006-09-01 21:07:32 · answer #5 · answered by André 4 · 1 0

deve ser curruptela de "lobotamização"... :-))

o ato de peneirar lobos....

2006-09-02 13:41:42 · answer #6 · answered by mariana s 3 · 0 0

e uma operação/cirurgia

2006-09-01 21:28:40 · answer #7 · answered by wendell a 7 · 0 0

... Eu acho que você quis dizer "LOBOTOMIA"... Fui, bjs.1000...

2006-09-01 21:03:48 · answer #8 · answered by mestre-cuca 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers