English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-01 00:55:44 · 18 respostas · perguntado por The D 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (βίβλιον) que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim mediaval, biblìa é usado como uma palavra singular - uma colecção de livros ou "a Bíblia". Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é na realidade uma coleção de livros catalogados, considerados pelas diversas religiões cristãs como Divinamente inspirados. É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

Os livros bíblicos considerados canônicos pela Igreja Católica contituem-se de 73 livros, isto é, 7 livros a mais no Antigo Testamento do que as restantes traduções bíblias usadas pelas religiões cristãs não-católicas e pelo Judaísmo. Esses livros são chamados de deuterocanónicos ou livros do "segundo Cânon", pela Igreja Católica. A lista dos livros deuterocanónicos é a seguinte: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (Ben Sira ou Sirácida) e Baruque. Possui, ainda, adições aos livros protocanónicos (ou livros do "primeiro Cânone") de Ester e Daniel. Foram considerados escritos Apócrifos por outras denominações religiosas, ou seja, livros ou escritos que carecem de inspiração Divina. Porém, é reconhecido valor histórico aos livros de Macabeus.

Foram utilizados três idiomas diferentes na escrita dos diversos livros da Bíblia: o hebraico, o grego e o aramaico. Em hebraico consonantal foi escrito todo o Antigo Testamento, com excepção dos livros chamados deuterocanónicos, e de alguns capítulos do livro de Daniel, que foram redigidos em aramaico. Em grego comum, além dos já referidos livros deuterocanónicos do Antigo Testamento, foram escritos práticamente todos os livros do Novo Testamento. Segundo a tradição cristã, o Evangelho de Mateus terá sido primeiramente escrito em hebraico, visto que a forma de escrever visava alcançar os judeus.

O hebraico utilizado na Bíblia não é todo igual. Encontramos nalguns livros o hebraico clássico (por ex. livros de Samuel e Reis), noutros um hebraico mais rudimentar e noutros ainda, nomeadamente os últimos a serem escritos, um hebraico elaborado, com termos novos e influência de outras línguas circunvizinhas. O grego do Novo Testamento, apesar das diferenças de estilo entre os livros, corresponde ao chamado grego koiné (istó é, o grego "comum" ou "vulgar", por oposição ao grego clássico), o segundo idioma mais falado no Império Romano.

O apóstolo Paulo afirma que a Bíblia é "inspirada por Deus" [literalmente "soprada por Deus", em grego Theó pneumatos]. (II Timóteo 3:16) O apóstolo Pedro diz que "nenhuma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que homens falaram em nome de Deus." (II Pedro 1:21 MC) Veja também os artigos Cânon Bíblico e Aprócrifos.

Os cristãos crêem que a Bíblia foi escrita por homens sob Inspiração Divina, mas essa afirmação é considerada subjectiva na perspectiva de uma pessoa não cristã ou não religiosa. A interpretação dos textos bíblicos, mesmo usando o mesmo Texto-Padrão, varia de religião para religião. Verifica-se que a compreensão e entendimento a respeito de alguns assuntos pode variar de teólogo para teólogo, e mesmo de um crente para outro dependendo do idealismo e da filosofia religiosa defendida, entretanto, quanto aos factos e às narrações históricas, existe uma unidade.

A Fé dos leitores religiosos da Bíblia baseia-se na premissa de que "Deus está na Bíblia e Ele não fica em silêncio", como declara repetidamente o renomeado teólogo presbiteriano e filósofo, o Pastor Francis Schaeffer, dando a entender que a Bíblia constitui uma carta de Deus para os homens. Para os cristãos, o Espírito Santo de Deus actuou de uma forma única e sobrenatural sobre os escritores. Seguindo este raciocínio, Deus é o Verdadeiro Autor da Bíblia, e não os seus escritores, por si mesmos. Segundo este pensamento Deus usou as suas personalidades e talentos individuais, para registrar por escrito os Seus pensamentos e a revelação progressiva dos Seus propósitos em suas palavras. Para os crentes, a sua postura diante da Bíblia determinará o seu destino eterno.

2006-09-01 01:12:39 · answer #1 · answered by Carlos Ventura 4 · 0 0

o nosso criador, capacitou homens para deixar a suas mensagens e ensinamentos.

2006-09-01 00:59:24 · answer #2 · answered by ? 6 · 2 0

DEUS!

2006-09-01 00:58:28 · answer #3 · answered by rocsoledade 6 · 2 0

Deus, e somente os sábios entenderão isto porque a verdadeira sabedoria vem de Deus.

2006-09-01 02:21:27 · answer #4 · answered by pescador de almas 4 · 1 0

Deus o Todo Poderoso! O Senhor!
O Espírito Santo
Jesus Cristo é a Palavra!

A Bíblia é a Palavra de Deus. O Guia de Sobrevivência de qualquer ser humano desta terra.
Foi escrito por pessoas escolhidas por Deus, cheias do Espírito Santo e capacitadas não com a sabedoria da terra mas dos céus!

Aleluias!

2006-09-01 01:12:45 · answer #5 · answered by Alexandre M 2 · 1 0

o autor da bíblia é todos os que seguiam verdadeiramente Deus, os escolhidos, cada escolhido escreveu o que Deus mostrou para eles o que Deus queria que o seu povo fissese, porriso devemos seguir Deus e o seu filho Jesus Cristo.

2006-09-01 01:02:20 · answer #6 · answered by dani 1 · 2 1

so posso te garantir que naum foi o demonio ou o capeta

2006-09-01 00:59:18 · answer #7 · answered by guilherme r 2 · 1 0

Nâo sei.

2006-09-01 01:10:33 · answer #8 · answered by Vampira 6 · 0 0

Bíblia=biblos=biblioteca.
Mais de 40 escritores em um perído de masi de 1500 anos a escreveram.
A comnpilação se deu por um grupo de 70 estudiosos que deixou de lado alguns outros livros onde não há evidência da inspiração divina e são chamados de apócrifos.
A coerência e exatidão entre esses escritores de diversas formações e épocas surpreende qqr leitor e por isso pode-se crer q só pode ter sida inspirada por Deus

2006-09-01 01:04:21 · answer #9 · answered by fox18cm 6 · 0 0

A Biblia nao é uma livro unico. É a uniao de varios livros em um unico formato. E cada livro, que compoes a Biblia tem um autor atribuido. Mas a boa pergunta seria. Que e quando surgiu a ideia de unir todos os livros dando a eles um só formato.

2006-09-01 00:59:38 · answer #10 · answered by Lachnit 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers