Para ser onipotente, deus teria que abdicar da onipotência, mas então não poderia ser onipotente.
O próprio fato do homem ter dúvidas comprova a impossibilidade da existência de deus (ao menos de deus como visto pelas religões monoteístas):
Nestas religiões, deus tem algumas características: ele é onipotente (tem poder para fazer qualquer coisa), onisciente (sabe tudo), onipresente (está em todos os lugares e a tudo vê), é completamente e eternamente justo e bom. Todas estas características juntas fazem com que deus seja perfeito.
Certo, mas o homem tem dúvidas quanto à existência de deus, e segundo a doutrina de todas as religiões monoteístas, o fato de alguém não crer em deus leva o mesmo ou ao sofrimento ou à "danação eterna".
Aí entra o paradoxo: Se deus é o suprasumo da bondade, ele não vai querer que seus filhos sofram (ao menos se não for por culpa deles). Se ele é o suprasumo da justiça, ele não vai querer que seus filhos sofram por ignorância (já que ele nos fez assim).
Ora, se ele é onipresente, ele sabe que temos dúvidas que podem nos levar ao sofrimento, e estas dúvidas existem por ele nos ter criado ignorantes.
Se ele é onisciente, ele sabe todas as respostas para nossas dúvidas.
Se ele é onipotente, ele necessáriamente tem o poder de explicar para nós de forma que possamos entender, mesmo que as explicações sejam muito complexas.
Então, se ele deixa que permaneçamos com dúvidas (ou, segundo a lógica dos religiosos, ainda pior, deixa os ateus no erro), as únicas explicações possíveis são:
a) Ele não sabe que temos dúvidas, logo ele não é onipresente, consequentemente não é perfeito, e não pode ser deus.
b) Ele não sabe as respostas para nossas dúvidas, logo ele não é onisciente, consequentemente não é perfeito, e não pode ser deus.
c) Ele não tem como explicar para nós, logo ele não é onipotente, consequentemente não é perfeito, e não pode ser deus.
Lógico, que existe uma quarta alternativa a estas: ele sabe que nossas dúvidas existem, sabe a resposta, tem como explicar a resposta para nós, mas não quer fazê-lo.
Mas, ora, se por não sabermos a resposta, vamos sofrer, e se ele teria nos feito na ignorância e ainda assim escolhe não nos dar as respostas, então ele, consequentemente, não pode ser completamente justo e bom. Não sendo completamente justo e bom, ele não é perfeito, e logo, não é deus.
Chegamos então a um paradoxo: Para existir, deus não pode ser perfeito. Mas não sendo perfeito, não pode ser deus, e logo, não pode existir.
Logo, só uma conclusão é possível: deus não existe (ao menos o deus segundo as crenças monoteístas).
2006-08-31 18:07:00
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Depende do o que você considera "poder tudo".
Onipotência não é necessariamente a capacidade de fazer qualquer coisa, por mais absurda e ilógica que seja, onipotência também pode ser entendida como a capacidade de fazer qualquer coisa dentro das possibilidades e limitações do universo.
2006-08-31 15:12:45
·
answer #2
·
answered by Gabriel A 2
·
1⤊
0⤋
Se o ditado diz "a voz do povo é a voz de Deus", pode-se deduzir que "mexeu com Deus, mexeu com o povo"... :)
Esse paradoxo me lembra o paradoxo de Russell:
Tenho um conjunto, M, que contém todos os conjuntos que não contêm a si mesmo. A pergunta é: o conjunto M está dentro dele mesmo?
* Se está, então ele não está dentro dele mesmo;
* Se não está, então ele está dentro dele mesmo.
O conceito "tudo" não pode ser comparado com os conceitos "construir" e "destruir". Por quê? Pois, sintaticamente, "tudo" é um conjunto de objetos e ações, e "construir" e "destruir" são ações. É aí que está o cerne do seu paradoxo: "tudo" seria uma classe, e "construir" e "destruir" seriam instâncias da classe "tudo".
2006-08-31 14:42:36
·
answer #3
·
answered by Illusional Self 6
·
1⤊
0⤋
Aposto que ele criou minha sogra e já faz muitos anos que esta tentando destruir...
2006-08-31 14:29:51
·
answer #4
·
answered by polemico 2
·
1⤊
1⤋
não pense em Deus como destruidor. pense-o como construtor do bem. não pense em Deus como aquele que é vendido na TV. pense em Deus como aquele que te conforta e te dá segurança e não pede nada em troca, a não ser que você deva fazer o bem, mas se você errar, tudo bem, volte atrás e corrija. Deus não te pede dinheiro. pede que ame teu próximo, o que é mais difícil e mais barato. não se prenda a igrejas para se sentir bem e em paz com Deus. Ele está acima das religiões e igrejas. Ele não é monopólio nem seu, nem do papa, nem do edir macedo, nem de ninguém. Deus é seu amigo, aquele que te ouve, aquele que não te condena, aquele que te conforta. lance desafios para os homens, para a sociedade, para a política, para seus amigos. mas sinta-se bem perto de Deus.
2006-08-31 14:42:45
·
answer #5
·
answered by Josué 3
·
0⤊
1⤋
Deus já Criou algo assim, por mas que tentem não conseguem destruir a proclamação do evangelho e olha que Ele usa homens comuns para fazer isso. E os designos de Deus é tão construtivos que mesmo na destruição, tudo se renova. Um grande abraço
2006-08-31 14:42:33
·
answer #6
·
answered by piloto 2
·
0⤊
1⤋
Se você for cristão tem que considerar primeiramente o fato de que deus criou varias regras neste mundo, e além disso destruíção é uma coisa relativa. Na fisica existe a regra da conservação da massa, que diz que as moleculas que compoem o objeto pode ser separadas mas não destruidas, se seu conceito de destruição é nessa escala é impossivel destruir qualquer coisa que deus criou, se nao pense.. qualquer coisa tem varias moleculas que podem ser separadas ou reunidas passando para os estados solido/liquido/gasoso que qualquer substancia OBRIGATORIAMENTE tem neste universo
2006-08-31 14:34:11
·
answer #7
·
answered by Manji 1
·
0⤊
1⤋
Voce ve que essa logica eh a logica humana colega. Deus pode fazer algo que ele possa e que nao possa destruir ao mesmo tempo. Ve? Isso pra a gente eh impossivel. Por isso os homens nao tem condicao de entender a Deus, nosso raciocinio eh limitado em possibilidades
ate +
2006-08-31 14:26:20
·
answer #8
·
answered by dbluna 2
·
0⤊
1⤋
Eu acho que tu viajou um pouco... Mas pensa só: se tu tivesse todo o poder do mundo, tu criaria algo que pudesse te tirar do trono? Pense nisso...
2006-08-31 14:25:52
·
answer #9
·
answered by Felipe S 2
·
0⤊
1⤋
Acho primeiro que sua pergunta é um tanto insensata.
Se Ele quiser criar algo que seja indestrutível, então Ele mesmo não ira destruir, já que criou para ser indestrutível.
2006-08-31 14:25:15
·
answer #10
·
answered by marceloenterprise2003 6
·
0⤊
1⤋