O café e os brasileiros, de longa data, vivem uma relação muito intensa, não apenas pelo gosto que eles têm pela bebida, mas pela grande influência econômica e política que a commoditie exerceu sobre o Brasil. Contudo, depois da República do Café com Leite e do fim da hegemonia dos cafeicultores no país, as discussões em torno do produto passaram para o nível do “faz ou não faz mal tomar um cafezinho ?”. A resposta é dada pelos professores do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, Teresa Helena Macedo da Costa e José Garrofe Dórea. De acordo com o estudo Is coffee a functional food?, que publicaram, em agosto deste ano, em um dos mais importantes jornais científicos de nutrição do mundo, o British Journal of Nutrition, o pretinho é um alimento funcional e pode fazer muito bem para a saúde, além de prevenir doenças.
Os professores fizeram uma releitura bibliográfica de mais de 200 artigos científicos relacionados ao café, publicados por cientistas de vários países que consomem a bebida. “Nenhum dos trabalhos indicava malefícios causados pelo produto”, afirma o professor Dórea. Muito pelo contrário, reforça a professora Teresa Helena, a bebida proporciona o aumento da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, da memória e do bem-estar, equilibra a hiperatividade infantil, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson.
Segundo eles, há relatos que indicam que o café ajuda no aumento da temperatura corporal e na aceleração do metabolismo. “Por isso, é recomendável aos obesos que fazem dietas para emagrecer”, falam. Eles também destacam que um estudo holandês associou o consumo de café ao baixo risco de desenvolver diabetes do tipo 2. “A pesquisa foi feita com cerca de 17 mil pessoas e o resultado mostrou que quem tomava sete xícaras de café coado no filtro de papel por dia, comparando-se aos que consumiram apenas duas xícaras, não desenvolviam a doença”.
Eles enfatizam ainda que o café não possui apenas funcionalidade no que diz respeito à saúde, mas também social. “A bebida é muito importante para as comunidades de baixa renda, pois, a água que usam para prepará-la é fervida, o que elimina muitas bactérias. Por isso, é preciso estimular o consumo nessas regiões”, sugerem. Outro ponto que ressaltam é o fato de que o alimento não precisa ser refrigerado: “Isso facilita o armazenamento”.
O estudo feito pelos cientistas revela que o café, diferente do que muita gente pensava, é um alimento benéfico. “Não queremos dizer que ele é remédio e que deve ser receitado para quem quer curar alguma doença. Tudo depende do processo de cultivo, torrefação e consumo, combinados com uma rotina cultural de alimentação”, pondera o professor Dórea. Eles falam também que as mães não precisam ter medo de deixar os filhos tomarem café. Os pesquisadores informam que não há nenhum registro de problemas de saúde causados pela bebida no Brasil. “Essa idéia de que criança não deve tomar café nasceu nos Estados Unidos, em função de questões religiosas. É que pelo fato de o alimento deixar a pessoa ativa, ele é considerado impróprio”, explicam.
2006-08-31 13:51:04
·
answer #1
·
answered by Cigana 5
·
1⤊
1⤋
Tudo que é em excesso é prejudicial.
2006-08-31 21:03:43
·
answer #2
·
answered by MC Marc Bard 4
·
2⤊
0⤋
O café tomado moderadamente coloca na corrente sanguínea uma taxa de metilxantina, essa cafeína desvia a produção de ATP na fosforilação oxidativa e estimula o efeito termogênico, ou seja, ao invés de armazenar energia química, produz energia térmica e isso pode trazer consequências maléficas para o organismo visto que se trata de um potente agonista dos receptores beta3-adrenérgicos envolvidos com a lipólise.
2006-08-31 23:16:47
·
answer #3
·
answered by Zack Doppler 4
·
1⤊
0⤋
Eu acho que em alguns casos, a pessoa fica muito agitada, sem contar que todo vício é mal, né?
E além disso, os dentes ficam manchados.
Um cafezinho, em algumas horas do dia, é bom, tira o sono depois do almoço, tal, mas toda hora...... aí é demais.
2006-09-01 06:28:45
·
answer #4
·
answered by Sra. G 3
·
0⤊
0⤋
Como muitos já disseram anteriormente, tudo em excesso faz mal, até a água. Mas isto o autor da pergunta já deve saber, pois quer apenas saber dos limites que fazem com que o café seja nocivo a saúde, então tentarei ser mais objetivo.
O café deve ter o consumo moderado ou evitado, por gestantes e portadores de doenças como:
- gastrite
- doença do refluxo gastroesofágico
- úlcera péptica
- transtorno de ansiedade generalizada
- transtorno do pânico
- palpitações devido arritmias cardíacas
- hipertensão arterial
- doença isquêmica do coração
Pois nestes casos o café pode potencializar os sintomas ou agravar a doença.
Muitos acham que a cafeína é o grande vilão, mas o café não é só cafeína, que corresponde apenas de 1% a 3%. Também não é viciante, pois quem aprecia o café não quer consumir sempre em quantidades cada vez maiores (como é no caso das drogas e o alcoól). Na verdade o café tem inúmeras substâncias benéficas e a cada dia descobrimos mais benefícios que o café nos traz e embora o café não seja remédio, ele pode ajudar na prevenção, quando consumido moderadamente.
A quantidade tolerada de café, varia de pessoa para pessoa e de acordo com a faixa etária, mas de maneira general o indicado para os adultos seria o máximo de 4 xicáras até o meio da tarde (nunca a noite) e a metade disto para as crianças, de preferência com leite. Consumido desta maneira, o café é mais do que bem-vindo.
2006-08-31 22:25:06
·
answer #5
·
answered by Hawk 2
·
0⤊
0⤋
Quando tomado em excesso.
2006-08-31 21:15:23
·
answer #6
·
answered by carrasco 4
·
0⤊
0⤋
Ainda não se sabe, a ciência ainda não chegou a nada definitivo. Aliás, definitivo na ciência é um conceito refutável, algo só é definitivo até que provem ao contrário, exemplo com o café: acreditava-se que café dificultava o aprendizado, hoje já se sabe que pelo contrário, quem tem o costume de beber uma pequena quantidade de café diariamente tem maior capacidade de concentração e memorização.
2006-08-31 20:59:00
·
answer #7
·
answered by Rick 3
·
0⤊
0⤋
OP CAFÉ E QUALQUER OUTRO ALIMENTO FAZ MAL NA MEDIDA EM QUE EXCEDEMOS O LIMITE DO ORGANISMO EM TOLERAR OS COMPONENTES QUE ELE POSSUI.
PORÉM, PODEMOS DIZER TAMBÉM QUE O CAFÉ QUANDO TOMADO EM EXCESSO, PODE CAUSAR DESDE UMA LEVE DESINTERIA O DIARRÉIA, ATÉ COMPLICAÇÕES MAIORES.
POR OUTRO LADO, O CAFÉ É UM EXCELENTE ESTIMULANTE CEREBRAL, QUE AUXILIA NA AGILIDADE DE RACIOCÍNO, POR EXEMPLO, POIS É UM EXCELENTE ESTIMULANTE CERBRAL. O PROBLEMA É QUE, EM EXCESSO OU EM PESSOAS QUE NÃO PODEM COM A CAFEÍNA, PODE TRAZER PROBLEMAS COMO ALTERAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO, PODENDO LEVAR ATÉ A UM A.V.C.
2006-08-31 20:58:21
·
answer #8
·
answered by Lu�G 1
·
0⤊
0⤋
Não só o café mas tudo que começa a viciar é prejudicial
2006-08-31 20:53:55
·
answer #9
·
answered by rod_batera 4
·
0⤊
0⤋
mancha os dentes, e causa insonia
2006-08-31 20:51:52
·
answer #10
·
answered by Cintia 3
·
0⤊
0⤋