English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Considere a seguinte história:

Há milhares de anos a humanidade começou a produzir um alimento que era apreciado por todos. Esse alimento, quando bem preparado, era extremamente saboroso e versátil, podendo ser utilizado em diversas receitas.

Contudo a população mundial foi crescendo e a demanda pelo produto começou a aumentar. As industrias então começaram a produzi-lo em grande escala, sabendo que o lucro seria certo.

Infelizmente a grande produção desse produto começou a gerar grandes impactos sobre o meio ambiente (como a destruição de florestas, poluição dos rios e do ar) e, na ânsia de produzir cada vez mais, o produto começou a ser manipulado, adicionando a ele substâncias que começaram a provocar alergias e outras doenças para aqueles que o consumiam em grades quantidades.

Vc acha que, apesar do produto ser comprovadamente maléfico ao meio ambiente e a aqueles que o consomem, o seu consumo vale a pena por ser um produto que agrada ao paladar das pessoas? Justifique

2006-08-31 10:59:57 · 15 respostas · perguntado por Saborami 3 em Ecologia e Meio Ambiente

A questão não é QUAL É o produto, mas sim as suas consequências.

O detalhe é que esse mesmo produto pode ser substituído por outras fontes de melhor aproveitamento nutricional e de menor impacto ao meio ambiente e a saúde.

(Jogo por pontos e respostas sem justificativas serão denunciadas)

2006-08-31 11:01:14 · update #1

15 respostas

Bem inteligente sua pergunta Saborami.Vc até sabe o que vou responder, mas farei isso mais para alguns aqui lembrarem que a morte, apesar das delicias da vida, não é sempre tão boa.
Viver bem é que é uma boa.
Como vc notou, muita gente não está antenada com o mundo em que vive, ou seja, deixa esse negocio de meio ambiente pra lá, isso não me prejudica, aqueles tontos, sim aqueles caras do Greenpeace cuidam dele pra mim.
Pura preguiça de pensar.
O que mais existe no Planeta são coisas que se bem direcionadas, alimentariam e muito bem as pessoas, ou seja, nada de coisas do tipo: Oh assim morreriamos de fome, as industrias demitiriam.
Qualquer pessoa mais antenada sabe que nada, absolutamente nada, acontece do dia para noite, nenhuma industyria vai demitir de um dia para o outro se vc deixar de comer determinado alimento, ao contrario , ela vai se adaptar ao novo mercado, e com ela, mais pessoas irão se adaptar lentamente, até acontecer tal transição.Quem trabalha apenas com X, passaria a trabalhar com Y, e todo mundo estaria empregado e comendo bem, e o meio ambiente poderia começar a se renovar.
Porém, é o pensamento retrogrado de algumas pessoas que não deixa a mudança acontecer, simplesmente porque se negam a crer que são elas mesmas, os agentes que farão a transição.
Um só não resolve, mas que tal se aliar a outros?É assim que as coisas deveriam e estão, em alguns lugares, funcionando.
Ou seja:
1-Nada muda do dia pra noite, portanto não haverá o temido desemprego
2- se vc não pode fazer só, converse, vai encontrar outras pessoas dispostas a mudar
3- vale a pena viver sim, e mudar a alimentação para viver e permitir viver.
A Preservação do meio ambiente é assunto de todos, mesmo daqueles que querm manter os olhos fechados, pois um dia, se não forem eles, é alguém bem proximo a eles que irá sofrer as consequencias do que está sendo feito hoje.
Sim, vale a pena mudar para viver e deixar viver.

2006-08-31 13:43:16 · answer #1 · answered by Simone 4 · 1 1

Se não vai fazer bem pro meio ambiente e nem pra saúde do povo . Não devemos aceitar .

2006-09-03 20:25:22 · answer #2 · answered by ? 4 · 1 0

Para se fazer qualquer coisa, é necessário utilizar-se do meio ambiente, e isso causará consequentemente um impacto. A decisão de se vale a pena a produção é subjetiva, ou seja, cada caso deve ser avaliado separadamente.

2006-09-06 16:35:08 · answer #3 · answered by romulossalles 2 · 0 0

de maneira nenhuma,tudo que faz mal ao ser humano nao deveria nem ser fabricado quanto mais consumido
marcia1402

2006-09-06 11:15:20 · answer #4 · answered by marcia regina 4 · 0 0

Acho que o consumo não é justificado, mas com a falta de informação as pessoas.... Isso sem falar que muitas pessoas preferem o bom gosto a saúde, pq vc acha que muitas pessoas consomem coisas que tem consevantes e que as embalagens demoram a se decompor?

2006-09-03 08:35:00 · answer #5 · answered by Edson FJ 3 · 0 0

Saborami, acho que se as pessoas sabem que esses produtos fazem mal a saúde, são completamente burras ou agem por ignorância, pois, se ira me afetar e afetar ao meio ambiente todos teriam que se conscientizar de ñ se deve fazer mais o ser humano sempre que ter mais e mais e ñ pensam em suas gerações futuras. Grande bjo, e valeu pela sua preocupação

2006-09-01 07:31:10 · answer #6 · answered by janainasinistra 2 · 1 1

Essa pergunta é no estilo: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Vou explicar por quê.

É gostoso comer o tal alimento; pois então eu o como, satisfazendo assim meu paladar. Mas, ao fazê-lo, estou ajudando a destruir o meio ambiente. No caso contrário, apesar de gostoso, se eu não comer o alimento, o meio ambiente fica protegido; porém, a indústria que fabrica o alimento perde dinheiro, e assim estou ajudando a destruir o mercado.

Veja que nos dois casos, o homem sofre consequências. No primeiro, com a destruição do meio ambiente, o homem sai perdendo. No segundo caso, com a destruição do mercado, o homem também sai perdendo. Claro, em cada caso os homens não são os mesmos, mas há um ônus para todos os envolvidos. Cabe ao próprio homem medir, analisar e escolher dentre os males o menor.

Perceba que todo esse ciclo vicioso apareceu porque a população mundial aumentou. Não é possível oferecer alto nível de vida para toda a multidão de gente do mundo sem poupar as reservas naturais. Por isso, na minha opinião, em vez de limitar ou não o consumo, é mais plausível enfatizar a todas as pessoas que não se deve ter mais de duas crianças por casal, limitando assim o crescimento da população. Mas isso é uma opinião própria minha; você tem todo o direito de ter sua própria opinião.

A minha resposta para a pergunta feita é: SIM, vai valer a pena, MAS SE E SOMENTE SE as pessoas que consomem esse alimento contiverem suas próprias vontades, em favor do meio ambiente.

2006-08-31 20:12:40 · answer #7 · answered by Illusional Self 6 · 1 1

Hoje temos varios produtos que sao consumidos e que nao fazem bem a saude. Muitas pessoas consomem sem nem saber o que estao comendo. Toda embalagem deveria vir com informações sobre o alimento, como uma bula de remédio. Apesar disso muitas pessoas nao importam se trará algum malefício a sua saude. eu acho importante comermos alimentos saudaveis, claro que sem neurose, pois senao nao comeriamos nada.
Em relação ao meio ambiente, Como biologa, acho importantissimo a preservaçao. Sem um equilibrio ambiental em pouco tempo nao sei o que vai ser do nosso planeta. Ainda bem que muitas pessoas estao começando a ter a responsabilidade ambiental.

2006-08-31 18:36:29 · answer #8 · answered by Mari Sales 2 · 1 1

Não! É claro que não vale a pena, mas os orgãos governamentais têm plenos poderes (que lhes auferimos) para nos enfiar goela a baixo, produtos que reconhecidamente não são 100% aprovados. E nós que "sabemos ler e escrever" deixamos passar, fazendo de conta que não sabemos, pois sozinhos não se faz nada e ninguém se movimenta para mudar. É triste, mas é a realidade.

2006-08-31 18:17:47 · answer #9 · answered by Naonda do YR 7 · 1 1

Acredito que se o produto é maléfico aos seres humanos e a toda natureza, deve ser radicalmente ABOLIDO! Existem muitos produtos assim! A consciência ecológica - também a consciência por uma alimentação mais saudável - está crescendo e, devido a isso, há esperança de tempos melhores em nosso mundinho tão sofrido!

2006-09-01 09:21:36 · answer #10 · answered by Fofinho Lindo 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers