A hipertensão arterial é um dos problemas médicos mais comuns da população mundial. É muito sério, porque é silencioso e só reconhecido pelas lesões dos órgãos atingidos. É uma doença vascular de todo o organismo e deixa "marcas" nos órgãos atingidos: coração, cérebro, rins, vasos e visão.
Há duas formas de tratamento: sem e com medicamentos.
O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar as complicações e os riscos por meio de modificações nas atitudes e formas de viver, são elas:
1. Reduzir o peso corporal através de dieta calórica controlada: substituir as gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras
2. Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados
3. Reduzir o consumo de álcool
4. Exercitar-se regularmente 30-45 minutos, de três a cinco vezes por semana
5. Abandonar o tabagismo
6. Controlar as alterações das gorduras sangüíneas (dislipemias), evitando os alimentos que aumentam os triglicerídeos como os açúcares, mel, melado, rapadura, álcool e os ricos em colesterol ou gorduras saturadas: banha, torresmo, leite integral, manteiga, creme de leite, lingüiça, salame, presunto, frituras, frutos do mar, miúdos, pele de frango, dobradinha, mocotó, gema de ovo, carne gorda, azeite de dendê, castanha, amendoins, chocolate e sorvetes
7. Controlar o estresse
8. Reduzir o sal é muito importante para os hipertensos da raça negra, pois neles a hipertensão arterial é mais severa e provoca mais acidentes cardiovasculares, necessitando controles médicos constantes e periódicos
9. Evitar drogas que elevam a pressão arterial: anticoncepcionais, antiinflamatórios, moderadores de apetite, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides, derivados da ergotamina, estimulantes (anfetaminas), cafeína, cocaína e outros.
O tratamento medicamentoso visa reduzir as doenças cardiovasculares e a mortalidade dos pacientes hipertensos. Até o momento, a redução das doenças e da mortalidade em pacientes com hipertensão leve e moderada foi demonstrada de forma convincente com o uso de medicamentos rotineiros do mercado. Na hipertensão severa e/ou maligna, as dificuldades terapêuticas são bem maiores. A escolha correta do medicamento para tratar a hipertensão é uma tarefa do médico.
Na hipertensão arterial primária ou essencial, o tratamento é inespecífico e requer atenções especiais por parte do médico. A hipertensão secundária tem tratamento específico, por exemplo, cirurgia nos tumores da glândula supra-renal ou medicamentos no tratamento do hipertireoidismo.
O tratamento medicamentoso deve observar os seguintes princípios:
1. O medicamento deve ser eficaz por via oral e bem tolerado
2. Deve permitir o menor número de tomadas diárias
3. O tratamento deve ser iniciado com as doses menores possíveis e se necessário aumentado gradativamente ou associado a outros, com o mínimo de complicações
4. O medicamento deve ter custo compatível com as condições socioeconômicas do paciente para permitir a continuidade do tratamento
5. O mais sério problema no tratamento medicamentoso da hipertensão arterial é que ele pode ser necessário por toda a vida. Aí então o convencimento da necessidade do tratamento é muito importante para que o paciente tenha uma aderência permanente
6. Os controles médicos devem ser periódicos para o acerto das dosagens medicamentosas e acompanhamento da evolução da doença cardiovascular.
Essas informações têm por objetivo ajudá-la a reeducar seus hábitos, não devendo ser substituida pelo diagnóstico médico ou tratamento. Antes é necessário consultar seu médico claro!
2006-08-31 11:38:41
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Precisa controlar a pressão com medicamentos receitados pelo médico, nunca achar que hoje não precisa. Pois é necessário tomá-los de acordo com a prescrição. Ingerir pouco sal. E qualquer alteração, medir a pressão. Se perceber que não está bem ir a um pronto socorro o mais rápido possível.
2006-08-31 21:07:50
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
QUERIDAAAAAAAAAAAAAA... Vc tem que ser monitorada por profissional médico,nada de dicas.Bjocas
2006-08-31 21:00:27
·
answer #3
·
answered by InsoneQuaseInsana 3
·
0⤊
0⤋
Procure um Posto de Saúde ou o seu médico,pois hipertensão é uma doença crônica e vc tem que estar sempre sendo avaliada por um profissional através de exames laboratoriais,eletrocardiograma e outros.Voce deve levar uma vida saudável,se preciso perder peso,evitar muito sal e bebidas alcoolicas,exercitar-se.Se vc já faz uso de medicação deve tomá-la corretamente e sob orientação médica.
2006-08-31 19:20:44
·
answer #4
·
answered by tata_medusa 3
·
0⤊
0⤋
O primeiro passo é diminuir o consumo de sal nas alimentações, como tb evitar comidas gordurosas e frituras, deixar um pouco de lado pães, bolachas, pipocas ... ou seja, tudo que contenha muito sal. Tomar a medicação de acordo com a orintação médica, e procurar fazer alguma atividade física, como caminhada ou hidroginástica e principamente ir no médico no mínimo a cada três meses, e verificar a pressão regularmente, ok abraços
2006-08-31 18:48:02
·
answer #5
·
answered by Super Poderosa 2
·
0⤊
0⤋
Você pode se consuktar com um médico homeopata ou naturalista e ter melhores respostas que a de leigos como eu.
Cuidado com certos conselhos.Consulte um médico, é sua saúde que está em jogo.
Veja a acupuntura, pode ser muito útil.
Abraço
2006-08-31 18:28:34
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A única dica responsável que eu dou é procurar um bom médico (cardiologista ou de início um clínico geral). Porque a hipertensão não controlada pode gerar conseqüências muito sérias; e como muitos hábitos e até outras doenças podem ser a origem, o seu caso não é necessariamente tratado da mesma maneira que outra pessoa seria tratada. São orientações sérias para um profissional dar e não para leigos. Boa sorte!!!
2006-08-31 18:08:46
·
answer #7
·
answered by Rosemary S 5
·
0⤊
0⤋
A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar...
à muito importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que, na grande maioria das pessoas (95%), não se consegue descobrir sua causa.
De todos esses casos, felizmente, a grande maioria (90%) apresentará hipertensão leve, ou seja, fácil de controlar e tratar.
Diagnóstico
O diagnóstico da hipertensão arterial é estabelecido pelo encontro de nÃveis tensionais acima dos limites superiores da normalidade (140/90 mmHg) quando a pressão arterial é determinada através de metodologia adequada e em condições apropriadas.
Classificação diagnóstica da hipertensão arterial
A - Adultos (maiores de 18 anos)
PAD (mm Hg) PAS (mm Hg) Classificação
< 85 < 130 Normal
85-89 130-139 Normal LimÃtrofe
90-99 140-159 Hipertensão Leve (estágio 1)
100-109 160-179 Hipertensão Moderada (estágio2)
> 110 > 180 Hipertensão Grave (estágio 3)
< 90 > 140 Hipertensão Sistólica Isolada
B - Crianças e Adolescentes
Valores da PA Sistólica e Diastólica Classificação
Menores que o percentil 90 Normal
Entre os percentis 90 e 95 Normal LimÃtrofe
Maiores que o percentil 95 Hipertensão Arterial
Os valores dos percentis 90 e 95 da pressão arterial para cada faixa etária são normalizados para o percentil da estatura da criança e adolescente.
Quando for medir sua pressão, esteja certo de:
ü Não estar com a bexiga cheia;
ü Não ter praticado exercÃcios fÃsicos;
ü Não ter ingerido bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou ter fumado até 30 minutos antes da medida;
ü Ter descansado por 5 a 10 minutos, sentado em ambiente calmo e com temperatura agradável;
ü Relaxar bem o braço;
ü Não falar durante o procedimento
Toda pessoa que controla sua pressão arterial deve faze-lo ao menos mensalmente e, de 6 em 6 meses, consultar-se com seu médico para checar a medicação.
Exame FÃsico:
No exame fÃsico, devem constar:
v A medida do Ãndice de Massa Corporal (IMC = peso/[altura]²), pois o sobrepeso e a obesidade podem ser causas secundárias de hipertensão arterial;
v A medida da pressão arterial duas ou mais vezes. Em maiores de 65 anos deve ser medida sentado e em pé;
v O exame de fundo de olho. O encontro de lesões oculares requer maiores cuidados no tratamento;
v Procura de sopros carotÃdeos (ausculta do pescoço) e de sopros abdominais e inguinais;
v Ausculta cardÃaca;
v Exame neurológico sumário.
2006-08-31 18:05:56
·
answer #8
·
answered by Macedo 2
·
0⤊
0⤋
Exercícios físicos, menos sal e menos café !
mas isto você já deve saber !
Cuide-se,pois é uma doença muito perigosa e traiçoeira !
2006-08-31 18:02:33
·
answer #9
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
0⤊
0⤋