English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meu filho nasceu com catarata congênita e foi operado com 4 meses de vida. Atualmente usa óculos com+14 e é estrábico com 1ano e 8 meses de vida. Fomos ao oftamologista e este optou por uma cirurgia com uma colocação de lente defitiva a após completar 2 anos de vida.
sendo que 2 médicos tiveram opiniões diferentes,um me informando que pode ser operado a partir de dois anos com uso da lente defitiva e o outro somente apartir de 6 anos.
Caso eu decida esperar até os 6 anos, existe a possibilidade de alguma atrofia muscular? O que fazer?

2006-08-31 08:59:45 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

5 respostas

Danielle,
a cirurgia era necessária sem dúvida pois não haveria desenvolvimento de visão com a catarata congênita.
Após a cirurgia de catarata sem o implante da lente intra ocular, só se obtem visão corrigindo o alto grau com óculos, como você já sabe, e que ele já está usando.
O implante de LIO (lente intra ocular) é método usado para a substituição dos óculos.
Quando é feita com idade muito tenra (pouca idade), pode haver a necessidade de se trocar a LIO depois de algum tempo.
O fato é que você vai ter que confiar na conduta de seu oftalmologista. Em todas condutas médicas temos diferentes opiniões e não necessáriamente que sejam erradas, uma ou outra. Várias cirurgias podem ter suas indicações em tempos diferentes ou de formas diferentes sem que sejam mal indicadas, podem as duas estarem corretas ( e estão ) mas um prefere mais cedo, outro mais tarde.
Quanto a atrofia muscular não é bem o caso. Se seu filho não obtiver uma boa visão com os óculos, pode ocorrer a ambliopia, que é na verdade a falta de desenvolvimento da visão, sem atrofias, (a visão fica mais baixa), e pode ser que com a LIO seja obtida melhor visão. Porém se a visão se desenvolve bem com os óculos, pode se esperar mais tempo para o implante da LIO.

2006-09-01 14:34:05 · answer #1 · answered by Cae 5 · 0 0

Daniele, algumas patologias não são frequentes e or isso há várias rotinas, formas de acompahnhar e tratar
A cirurgia da catarata, retirada do cristalino, leva a uma diminuição da acuidade visual (capacidade de enxergar).
O estrabismo é independente
Ele deve ser acompanhado por equpe especializada e com fisioterapeuta.
Explico: a reduzida capacidade visual pode provocar a comodações e se ele não for estimulado poderá não enxergar adequadamente (como se o cérebro não entendesse o q vê) mesmo após a colocação das lentes.
Acho q o mais importante é o acompanhamento na ortoptica (fisioterapia de olhos) para o estrabismo
O fato de uns falarem q pode ser corrigido agora e outros após os 6 anos é pelo crescimento do olho e não da lente, levando, com o tempo a desconforto e e problemas por causa da lente q ficou pequena
Se vc está angustiada, pois quer o melhor para seu filho, deveria procurar outra opinião em grandes serviços públicos de oftalmologia - se vc é do RJ, procure o Instituto benjamim Constant, pois lá há os melhores emais atualizados oftalmologiastas para qq patologia ou o IBOL, em Botafogo, ou ainda a Faculdade de Medicina de Teresópolis, q conta com oftalmologista pediátrico e um serviço de fisioterapia

2006-08-31 09:28:38 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

É, estou de acordo com os demais, deve procurar um especialista, apesar que em nosso meio deve ter algum, sei lá!!!

2006-08-31 09:20:29 · answer #3 · answered by Alfa3 3 · 0 0

Procure um terceiro médico, pois cada caso é diferente e mesmo que você encontre alguém aqui com um problema parecido não será a mesma coisa !

2006-08-31 09:05:55 · answer #4 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 0

Danielle vc esta brincando com os olhos do teu filho, isso não é pergunta que se faça aqui, isso é caso de medico-especialista, não vá deixar te influencia por leigos como eu.

2006-08-31 09:03:32 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers