A Dopamina é um neurotransmissor. A Dopamina é segregada pelo neurônio na sinápse, onde se combina com seus receptores específicos (da dopamina) nos neurônios adjacentes.
A dopamina é, portanto, um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas que age em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a motivação.
Depos de sintetizada, a Dopamina é armazenada dentro de vesículas nas sinápticas. Quando chega um impulso elétrico na sinápse, essas vesículas se direcionam para a periferia do neurônio e liberam seu conteúdo da Dopamina na fenda sináptica.
A Dopamina aí liberada atravessa essa fenda e se liga aos seus receptores específicos na membrana do próximo neurônio. O neurônio que secreta a Dopamina é chamado de Neurônio Pré-Sináptico, porque está anrtes da sinápse e o que recebe a dopamina é chamado de Neurônio Pós-Sináptico.
Uma série de reações ocorre quando a Dopamina ocupa seus receptores (receptores dopaminérgicos) no neurônio pós-sináptico: alguns íons entram e saem desse neurônio e algumas enzinas são liberadas ou inibidas.
Após cumprir sua função (estimular o neurônio seguinte) a Dopamina é recaptada novamente pelo neurônio pré-sináptico (o mesmo que a secretou) através de proteínas chamadas de transportadores de Dopamina, localizadas neste neurônio pré-sináptico
2006-08-31 06:46:36
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
A dopamina um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas que age em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a motivação, ou seja, a Dopamina é segregada pelo neurônio na sinápse, onde se combina com seus receptores específicos nos neurônios adjacentes, e é através da dopamina e seus respectivos transmissores que são enviados ao cérebro determinados sinais nervosos.
A falta da dopamina no organismo leva ao aparecimento de tremores, de rigidez muscular e de lentidão dos movimentos, sintomas que constituem a doença de Parkinson.
Também esta associada à falta de dopamina, o excesso de apetite, realização de movimentos simultâneos como andar e falar ao mesmo tempo, etc.
Como o paciente tem que "pensar" antes de realizar todos os movimentos que antes fazia automaticamente, esse extress leva, em alguns casos, a doencas mentais como depressao, sindrome do panico e ate esquizofrenia.
Alguns casos de deficiencia de dopamina esta relacionada a insônia.
2006-08-31 06:49:37
·
answer #2
·
answered by Rick 3
·
3⤊
0⤋
Pode desencadear um processo de perda de sensibilidade, de desmotivação e paralisia das atividades psicomotoras, já que sua função primordial é ativar o funcionamento dos neurônios
2006-08-31 08:51:07
·
answer #3
·
answered by Calib 7
·
2⤊
0⤋
A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa, caracterizada pela morte de células nervosas, sobretudo numa área cerebral chamada substância negra, produtora de dopamina. Ou seja, o principal problema químico é a falta da dopamina. A manifestação característica da enfermidade é a lentificação de movimentos. Outros sintomas que podem estar presentes são o enrijecimento dos músculos, tremores, dificuldade de caminhar, desequilíbrio com quedas, dificuldade de falar e engolir.
2006-08-31 16:34:01
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
Pode causar mal de parkinson e esquisofrenia
2006-08-31 06:52:15
·
answer #5
·
answered by Paulo 5
·
1⤊
0⤋