Êxodo 32:27 "mas teus servos passarão, cada um armado para a guerra, perante o SENHOR, como diz meu SENHOR."
I Samuel 6:19 "... feriu deles setenta homens; então o povo chorou, porquanto o Senhor fizera tão grande morticínio entre eles"
I Samuel 15:2,3,7,8 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos... Então feriu Saul os amalequitas... Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo povo destruiu ao fio da espada."
Números 15:36 "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés"
Oséias 13:16 "Cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."
vs.
Êxodo 20:13 "Não Matarás"
Levítico 24:17 "Quem matar alguém, será morto"
2006-08-31
04:07:19
·
9 respostas
·
perguntado por
P4R4N01D
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
A fome sim
A curiosidade também.
2006-08-31 04:13:26
·
answer #1
·
answered by hamjomix 5
·
1⤊
0⤋
Jay, sua pergunta é polêmica e provocativa, porém, podemos dar nosso parecer sobre o assunto. A Marppelli deu uma boa resposta, eu gostaria de acrescentar o seguinte, que o princípio da Lei de não matarás é o "da preservação da vida". Não matarás = preserve a vida.
Com esse princípio em mente vemos que Deus se preocupa com todas as pessoas e não quer que morram, pelo contrário, quer que todas sejam salvas. As pessoas são feitas à imagem e semelhança com Deus, isso incomoda muita gente, mas, como não se pode "matar" Deus, matam-se pessoas.
A isso podemos dar o nome de assassinato, e isso Deus condena.
Cada pessoa é responsável pela preservação da vida de outras pessoas, dentro de uma escala de prioridade: família, parentes, amigos, inimigos, nação, etc.
Matar é diferente de assassinar. Um policial ou um soldado em guerra não assassina as pessoas (pelo menos não deveria) quando está cumprindo o seu dever.
Valeu.
2006-08-31 11:49:02
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Parte 1 - Livre Arbítrio.
Parte 2 - Infelizmente a Lei de Talião foi Derrogada.
Uma Pena.
2006-08-31 11:40:50
·
answer #3
·
answered by Enio Elias 6
·
0⤊
0⤋
Jay, você citou textos do velho testamento, onde viviam no período da lei. O novo testamento, com a vinda de Jesus, simboliza o período da graça. Naquela época, do velho testamento, o povo de Deus podia tomar posse das terras que Deus lhe deu e para isso tinha que destruir seus inimigos. Quando diz em êxodo 20:13: Não Matarás, significa o que caim fez a abel, o que Davi fez ao guerreiro que era marido da mulher que ele queria, etc... Mesmo nos dias atuais, se matamos para defender nossas vidas ou a vida de outra pessoa, é admissível aos olhos de Deus. Mas matar por vingança, roubo, ou seja, por motivos menos nobres, isso não é aceito aos olhos de Deus.
Lembre-se que os povos que eram destruidos pelo povo de Deus eram idólatras, adoravam outros deuses, tinham costumes bárbaros, promíscuos, ou seja, tudo que desagradava a Deus. Por isso Deus mandava que seu povo destruísse as cidades e seus habitantes, e tomasse posse delas. Lembra-se de Sodoma e Gomorra? Eram pecadores, praticavam os atos mais terríveis e Deus não teve opção a não ser destruí-los. Por isso, Deus mandou seu Filho Jesus. Para pregar as boas novas, libertar os cativos (do pecado), e aqueles que o aceitaram como Filho de Deus e Salvador, foram feitos filhos de Deus e merecedores da salvação eterna. Quando nos entregamos inteiramente a Deus, nós nos tornamos templos do Espírito Santo e Ele nos conduz a toda verdade, não permite que sejamos enganados e nos ensina todas as coisas. Quando fazemos algo que desagrada a Deus, imediatamente o Espírito Santo se constrange e sentimos uma tristeza muito grande dentro de nós e imediatamente pedimos perdão a Deus, sinceramente arrependidos do nosso erro. Essa é a diferença principal. No velho testamento, o Espírito Santo, o Consolador, ainda não havia sido derramado sobre os escolhidos de Deus. Agora nós fomos privilegiados com essa dádiva divina e podemos agir certo, andar nos caminhos do Senhor e ter a certeza da nossa salvação. Ufa!!! Espero que você tenha percebido a diferença do antes e depois da vinda de Jesus. Um abraço.
2006-08-31 11:33:07
·
answer #4
·
answered by marppelli 5
·
0⤊
0⤋
Faça o que quiser, tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém, receberá conforme aquilo que der e colherá conforme aquilo que plantou, é o livre arbítrio, nem Deus pode lhe proibir de fazer tamanha loucura, mas sofrerá as conseguências.
Pax Domini
2006-08-31 11:29:51
·
answer #5
·
answered by Pax Domine 3
·
0⤊
0⤋
ESTES TRECHOS SÃO CONTRADITÓRIOS !!!
USARAM A RELIGIÃO COMO MEIO DE INVADIR TERRAS ALHEIAS E TOMA-LAS PARA SI.
O RESULTADO FOI O CARMA QUE OS JUDEUS GERERAM PARA ELES MESMOS.
TANTO É QUE HOUVE O HOLOCAUSTO !!!
NÃO DEVEMOS MATAR....
MAS QUE DÁ VONTADE, ISSO AS VEZES DÁ!!!
NÃO VOU NEGAR.
JÁ MATEI UMA CADELA CERTA VEZ.... MAS HUMANO NUNCA.
É ERRADO MATAR SIM!
AS ÚNICAS COISAS QUE PODEMOS MATAR SÃO ANIMAIS PARA SOBREVIVENCIA, EM CASO DE AUSENCIA DE ALIMENTOS. NUNCA POR ESPORTE OU CRUELDADE.
MATAR INSETOS QUE ATACAM A LAVOURA OU NOS INCOMODA DENTRO DE CASA...
RATOS, BARATAS, ARANHAS, COBRAS, ESCORPIÕES, ETC... TUDO QUE AMEACE NOSSA SAUDE OU CONFORTO DOMESTICO.
E CLARO.... MATAR A SEDE, A FOME E MATAR O TEMPO SE NÃO TIVER NADA QUE FAZER.
BOA SORTE!
2006-08-31 11:20:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só ser for matar saudade, matar o tempo, essas coisas...
2006-08-31 11:18:40
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha cara aí é vc quem sabe mas não vá reclamar das consequências depois.
2006-08-31 11:16:11
·
answer #8
·
answered by vivi 1
·
0⤊
0⤋
Que direito temos de acabar com maior bem que Deus nos deu? Claro que não, da mesma forma que não devemos roubar, trair, falar mal dos outros...
2006-08-31 11:15:05
·
answer #9
·
answered by Bí 3
·
0⤊
0⤋