O termo agnosticismo foi cunhado pelo Professor Thomas Henry Huxley, avô paterno do escritor Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo) numa reunião da Sociedade Metafísica, em 1876. Ele definiu o agnóstico como alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe.
Em suas palavras: "Eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose -- tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel." T. H. Huxley (1825-1895)
Desde essa época o termo "agnóstico" também tem sido usado para descrever aquele que não acredita que essa questão seja intrinsecamente incognoscível, mas por outro lado crê que as evidências pró e contra Deus não são ainda conclusivas, ficando pragmático sobre o assunto.
Se existe um Criador, um Deus, do tempo, do espaço, da energia, da matéria, até chegar a nossa criação, que poderia até ser atribuída a uma outra raça, então, só descobrindo e explorando as coisas em sua suposta ordem inversa da criação que chegaremos ao Criador, até lá a simples existência da vida não prova a existência de Deus nem a prova da evolução das espécies a nega.
O agnóstico, à primeira vista, opõe-se não propriamente a Deus, mas sim à possibilidade de a razão humana conhecer tal entidade (gnose tem a sua origem etimológica na palavra grega que significa «conhecimento»). Para os agnósticos, assim como não é possível provar racionalmente a existência de Deus, é igualmente impossível provar a sua inexistência, logo, constituindo um labirinto sem saída a questão da existência de Deus, não se deve colocar sequer como problema, já que nenhuma necessidade prática nos impele a embrenharmo-nos em tal tarefa estéril.
Muitas pessoas (erroneamente) usam a palavra agnosticismo com o sentido de "ateísmo fraco" e usam a expressão "Ateísmo" apenas com o significado de "ateísmo ativo" (que afirma categoricamente a inexistência de Deus). O problema é que não se pode estabelecer realmente a crença de alguém simplesmente pelo fato de ele se intitular agnóstico. Pode haver, por exemplo, um teísta agnóstico que considere impossível descobrir por meio da razão se Deus realmente existe, mas que afirme crer em deus (ou deuses) por meio da fé. Há também aquele que não crê na existência dos deuses conforme descritos pelas religiões, mas acreditam na possibilidade de existência de um outro tipo de entidade sobrenatural (estes são comumente chamados de "deístas").
Cautela também com as palavras "ateísta ou ateu", porque elas têm muitos significados, ficando difícil definir e ocorrendo erros ao generalizar. Apenas poderemos afirmar, com certeza, que os ateus não acreditam em Deus, a posição agnóstica pode ser muito parecida, mas dando ênfase à dúvida.
2006-08-30 08:21:23
·
answer #1
·
answered by Klebao 4
·
25⤊
2⤋
É alguém que não acredita nem desacredita em Deus.
2006-08-30 08:21:40
·
answer #2
·
answered by mariasb 1
·
59⤊
1⤋
Olha gnoma
Agnóstico é alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe
2006-08-30 08:23:18
·
answer #3
·
answered by mcb2003_br 4
·
23⤊
0⤋
É alguém que não acredita e nem deixa de acreditar em algo...
Geralmente são intelectuais que estão sempre se questionando a cerca dos mistérios que envolvem a nossa vida...
2006-08-30 08:26:18
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
19⤊
0⤋
Defini-se o agnóstico como alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe.
Termo agnosticismo foi cunhado pelo Professor Thomas Henry Huxley, avô paterno do escritor Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo) numa reunião da Sociedade Metafísica, em 1876.
2006-08-30 08:41:49
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
8⤊
1⤋
Uma pessoa que acredita num ser superior, mas não acredita que Deus seja um cara de Barba branca... etc.
Ou apoia essas religiões que só geram discussões na sociedade.
2017-04-01 21:48:26
·
answer #6
·
answered by Cizo 1
·
0⤊
0⤋
Agnóstico é aquela pessoa que prefere ficar imparcial no assunto "Deus existe ou não?". Melhor dizendo, é a pessoa que sabe que sabe que não há como provar a existência de Deus e que sabe que também não há como provar a inexistência. Ao contrário do que muitos pensam, Agnóstico não é um termo que separa eles do Ateísmo ou do Teísmo. Agnóstico podem ser ateus ou teístas. Não tem como ele ficar "indeciso" sobre sua crença. Ou ele acredita que existe um deus, mas sabe que não tem como provar (Agnóstico Teísta) ou ele não acredita na existência de um deus e também sabe que não há como provar. Não há um meio termo. Espero ter sido claro ^^ Obs: Sou agnóstico ateu Abraços do Tigre da Paz
2016-12-14 14:57:49
·
answer #7
·
answered by karg 4
·
0⤊
0⤋
Existem vários tipos de agnósticos, eu por exemplo sou um agnóstico empírico, eu não acho que no momento podemos provar, nem não provar a existência de um Deus, e sou um agnóstico deísta, eu acredito em um Deus, mas não sigo nenhuma religião simplesmente porque existem milhares de coisas na bíblia, e nas palavras de pastores e padres que eu não concordo, que usam argumentos machistas, homofóbicos etc. Eu acredito em Deus da forma que eu acredito ser certo, não obedeço palavras que penso serem injustas mesmo que alguém me diga que essa é a palavra de Deus, verdade absoluta e inquestionável, não sou alguém que fica em cima do muro, estou bem posicionado em mim, no meu senso de certo e de amor ao próximo, e nem tão pouco, sou um ateu tímido pois acredito que o lado do ser humano que pensa com bondade e amor, que se arrepende e também perdoa é a presença de Deus em nossos corações.
2015-08-01 16:43:43
·
answer #8
·
answered by narcisa 1
·
0⤊
0⤋
PAULÃO
Agnóstico é aquele que considera os fenômenos sobrenaturais inacessíveis à compreensão humana
2014-05-08 19:58:09
·
answer #9
·
answered by xxxx 2
·
0⤊
0⤋
ag.nos.ti.cis.mo
s. m. Filos. Qualquer doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a natureza última das coisas.
2006-08-30 08:19:23
·
answer #10
·
answered by Nineevon 4
·
7⤊
11⤋