Como já andei lendo por aqui, há evidências de a Bíblia parecer ser uma mistura de coisas que já eram crenças de outros povos, como para fazer uma religião com interesse de expandir sobre várias culturas. Todos os exemplos abaixo são de religiões mais antigas que a Bíblia:
- No hinduismo, Krishna teve um nascimento virginal, fez milagres, exorcizou demônios, ressuscitou mortos, morreu e ressuscitou.
- Na mitologia egípcia Osíris era filho de um deus maior, fez maravilhas, foi traído e assassinado, Ísis recolheu seu corpo e chorou sobre ele. Osíris ressuscitou, habita o reino pós-vida aonde é juiz dos homens, julgando quem merece ou não a vida eterna (sim, egípcios já falavam em vida eterna). Chama-se tribunal de Osíris, que é igual ao de Jesus no filme Alto da Compadecida...
- Zoroastro pregava a existência de uma única entidade do bem, um deus amor, e um “deus do mal”, como o diabo, e o tal "diabo" tentava persuadir os homens a se desviarem do bem.
- o inferno é um mito grego, etc
2006-08-30
07:12:04
·
10 respostas
·
perguntado por
neófito
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Estou refazendo a mesma pergunta que já fiz porque obtive poucas compreensões a respeito e gostaria de saber mais o que as pessoas pensam sobre isto. Obrigado.
2006-08-30
07:13:15 ·
update #1
Acrescenta ai:
O deus persa Mitra nasceu de uma virgem, em 25 de dezembro, foi adorado, assassinado e ressuscitou -
O Natal é festa por excelência da fraternidade. Povos e pessoas díspares esqueceriam por um momento as suas diferenças e confraternizariam. Olhando-se para as suas origens, verifica-se que essa comunhão ocorre pelo
menos no seu rito, pois resulta da contribuição de diversas épocas e religiões. Ao contrário de ser uma celebração puramente cristã, é resultado da incorporação de muito do paganismo. A começar da sua data. No Brasil, é dia de sol, de praia. E foi como festejo mesmo do sol que nasceu. O deus pagão dos romanos, o Sol Invencível.
Antes do século IV não se comemorava o Natal, pois não se sabia (como ainda não se sabe) a data precisa do nascimento de Cristo. Depois, convencionaram-se datas para isso, como 6 de janeiro, 25 de março ou 20 de
maio. A adoção do 25 de dezembro foi uma tentativa da Igreja de frear ou mascarar a vocação pagã dos cristãos que continuavam a participar de cultos populares como os do Sol e de Mitra, tão semelhantes em muitos aspectos que acabaram por confundir-se.
A festa foi instituída pela Igreja para substituir uma que já ocorria na mesma data. O culto a esse deus solar persa Mitra se havia instituído em Roma provavelmente no século I e de tal modo se fez popular que o imperador
Aureliano, em 274 a.C. a declarou religião do Estado. Estava fixada oficialmente o 25 de dezembro como a data da festa do Sol Invictus.
2006-08-30 07:20:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Prezado. Ainda existe muitas coincidências mais com outros mitos amigos, como Mitra, Baco, Horus, Buda e outros que eu esqueci o nome, mas constam do meu livro. Tudo muito igual. Todos basearam-se no deus sol e os 12 símbolos do Zodíaco.
2006-08-30 14:55:13
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acrescentando ao que o mestre Fernando falou, na idade média quando o cristianismo chegou na Europa, o culto principal era da Deusa Ceridwen, a mãe terra, e era comum as festas pagãs da fertilidade e da boa colheita que ocorriam em dezembro. Em algumas dessas festas era comum se enfeitar as árvores para agradar a Deusa, por isso a igreja católica utiliza a árvore de natal. E por não conseguir apagar totalmente o culto à Deusa a igreja não teve outra alternativa a não ser instituir o culto à virgem Maria, que acabou aos poucos tomando o lugar da Deusa.
2006-08-30 14:37:45
·
answer #3
·
answered by Darwinista 2
·
1⤊
0⤋
Apenas como curiosidade, Deus é derivado de Zeus (deus Grego) e possui exatamente a mesma representação física do velho e barbudo Zeus. A Religião católica é um mix de diversas crenças e religiões. Foi assim concebida para que fosse mais "fácil" para as pessoas acreditarem. O mesmo acontece com diversas religiões e crenças atuais, onde sempre existe algum nível de ligação com religiões existentes já consolidadas. Tudo isso para conseguir "fiéis" mais facilmente.
2006-08-30 14:20:50
·
answer #4
·
answered by Evandro 2
·
1⤊
0⤋
Colocando em termos mais modernos:
A estoria de jesus foi feita simplesmente com Ctrl+C depois Crtl + V.
2006-08-30 14:19:46
·
answer #5
·
answered by P4R4N01D 4
·
1⤊
0⤋
Exatamente isso, ainda tem os provérbios pronunciados pelo suposto messias que são de outras como o famoso conhece-te a ti mesmo etc.
Ps: só complementando o q um colega disse acima, a palavra "deus" não vem de Zeus, mas sim do grego theòs.
2006-08-30 16:40:43
·
answer #6
·
answered by soulsenslaver666 3
·
0⤊
0⤋
Até mesmo em linhas mais modernas, como o "nascer de novo em cristo" dos evangélicos tem origens nos cultos de renascimento na deusa Isís egípcia.
O Romano Saulo de Tarso, depois Paulo, foi um excelente estrategista. Misturou o cristianismo primitivo a elementos de diversas lendas e cultos pagãos para que a aceitação do mesmo fosse mais fácil para os seguidores de outros cultos.
A história do demiúrgo salvador, onde se baseia a lenda de Cristo, é um mito presente em diversas mitologias.
2006-08-30 16:39:52
·
answer #7
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
0⤊
0⤋
Realmente, há muitos paralelos entre as lendas de Jesus, o Cristo, Krishna, e Osíres, entre outros. sugiro a leitura de "As origens da cabala " de Eliphas Levi, deve haver um e-book gratuito em www.sca.org.br/livros.
Aliás, a lenda de krishna não é mais antiga que a bíblia; o "movimento para consciência de krishna" é uma seita interessante, apesar de renegar a ciência contemporânea.
O mito crístico é o maior mistério da civilização contemporânea, e um a boa senda a ser seguida, se adequadamente interpretada.
2006-08-30 14:34:21
·
answer #8
·
answered by behemoth666 2
·
0⤊
0⤋
Todas as referências históricas que citou estão corretas. A bíblia e o cristianismo ( a exemplo de outras religiões) se inspiraram em religiões e mitos mais antigos, e não há nada realmente inédito ali.
Outras influências que podem ser notadas são: o dilúvio universal sumério (e de outros povos) , a imagem de Pã "surrupiada" e transformada no demônio cristão , o monoteísmo de Akenathon, etc.
2006-08-30 14:23:19
·
answer #9
·
answered by Júlio César 4
·
0⤊
0⤋
Muita gente talvez vá me chamar de herege agora mas,
Não seria todas essas pessoas juntamente com alguns que você não mencionou como Buda enviados por Deus para dar um rumo bom a um grupo de pessoas que estivessem sem rumo e coloca-los no caminho do bem? Deus não escreve certo por linhas tortas?
2006-08-30 14:24:21
·
answer #10
·
answered by magrão 7
·
0⤊
2⤋