English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A afta provocada por acidez estomacal ou bucal; a afta provocada por um trauma (como bater a escova de dentes, por exemplo) e , segundo pequisas, que pode ser uma doença auto-imune. Alguém tem amis informações sobre esse último tipo?

2006-08-30 05:11:55 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Odontologia

10 respostas

Ninguem sabe o que as causa. Frequentemente primeiro aparecem entre as idades de 10 a 20, embora possam ocorrer em qualquer outro periodo na vida de alguem. Uma coisa que os doutores observam e que embora aftas nao sejam contagiosas, podem correr em famílias.
Pode haver uma conexão entre aftas e stress. As mulheres tem mais que homens. Os doutores pensam que pode ser devido à diferença entre hormonios masculinos e femininos, especialmente porque as mulheres tem mais frequentemente durante o ciclo menstrual. Pesquisa sugere que os que usam produtos que contêm o sulfate lauryl do sodium (SLS), um agente encontrado em a maioria de pastas de dentes e listerines, pode ser associado com aftas. As deficiências dietéticas, tais como não ter bastante ferro ou vitamina B12 na dieta, podem também contribuir com aftas.
Como São tratadas? A maioria cura em alguns dias ou duas semanas.
O peroxido de carbamide é uma combinação de peroxido e glicerina que limpa e reveste a afta para proteger. Outros remédios tem benzocaine, mentol, e eucalyptol neles. Estes necessitam ser aplicados repetidamente e podem doer no início, mas reduzem o tempo de permanenciada afta. Tente escovar e com pastas que não contêm SLS.
Tente enxaguar sua boca quatro vezes ao dia com uma mistura de duas colheres de peroxido de hidrogênio e duas colheres de água ou uma combinação de quatro colheres de água misturadas com uma 1 colher de cha de sal e 1 colher de cha de bicarbonato de sodio.
Alguns doutores sugerem pôr sacos de chá preto molhados sobre aftas. O chá preto contem o tannin, uma substância que pode aliviar a dor.
Os alimentos apimentados e acidicos como limões ou tomates pode ser extremamente dolorosos nestas feridas abertas.

Se aftas forem persistentes demais seu doutor pode querer fazer testes de sangue para encontrar uma outra circunstância - tal como uma deficiência de vitamina, um problema com seu sistema imune, ou mesmo um alergia a alimentos.
Embora possam certamente ser uma dor, as aftas não são tao maleficias. A maioria dos afetados aprendeu a trata-las e você tambem pode com certeza.

2006-08-30 11:26:46 · answer #1 · answered by Ana M 3 · 0 0

PODE SER POR ANEMIA TAMBÉM, BLZ???

2006-09-05 11:02:51 · answer #2 · answered by Skywalker 7 · 0 0

Evite frutas ácidas laranja, limão, maracujá e principalmente abacaxi, comigo me ajudou bastante, até os sucos industrializados dessas frutas eu evito.

2006-09-03 02:12:03 · answer #3 · answered by magrão 7 · 0 0

Sou uma futura dentista e digo que existem várias linhas de pesquisa dentro da odontologia a respeito de aftas. E não se pode determinar as causas da afta, pois eh uma doença multi fatorial.
Realmente, qdo estamos c/ problemas de estomago, pode aparecer afta, qdo batemos c/ a escova, lesando os tecidos moles podemos ter uma afta, certos microorganismos tb propiciam o seu desenvolvimento, qdo mordemos a lingua ou mucosa jugal (bochecha)pode se transformar em afta, qdo estamos mto estressados, onde ocorre uma baixa no sistema imunológico ela tb pode aparecer (como no caso da herpes), enfim... são n fatores e não se pode classificar os tipos de aftas dessa forma.
A unica classificação existente são as UAR's(ulceração aftosa recorrente) dos tipos: menor, maior e herpetiforme, onde as caracteristicas de cada um está no tamanho da ulceração, na quantidade de ulceras e no tempo que demoram a cicatrizar. mas não vou entrar nesse detalhe, se vc se interessar, pode me mandar um e-mail q estou a disposição p/ esclarecer suas duvidas.
Espero ter colaborado.
Bjinhos

2006-09-02 21:33:08 · answer #4 · answered by Andressa Andres 3 · 0 0

Ainda não se conhece extamente a etiologia que causa a afta, mas já é sabido que existe uma relação estreita com a imunidade, por isso toda vez em que há uma baixa no sistema imunológico é comum o aparecimento de aftas, como por exemplo nos casos de gripes, viroses, amigdalites e momentos de estresse(também influi no sitema imunológico).

Existem outros estudos que correlaciona afta como uma resposta alergênica, ou seja, determinadas pessoas possuem alergia a determinados alimentos, como por exemplo salame, abacaxi, limão, vinagre etc...

Quando é causada por trauma é chamada de úlcera traumática, pois a úlcera é a forma fundamental da lesão da afta, que é a mesma causada por um trauma(mordidas, com a escoba etc...)

Infelizmente como não se sabe a causa, exceto quando traumática, a afta não tem um tratamento específico, sendo realizado procedimentos que diminuem os sintomas da ulceração!!

2006-08-30 09:08:59 · answer #5 · answered by Rodolfo M 2 · 0 0

Com certeza é o estresse da viada moderna que deixa fraco o nosso organismo. Vale lembrar que voce sempre terá algo de errado com sua saúde vivendo assim. Coisa difícil de se obter hoje em dia é saúde absoluta, ela sempre será relativa ao seu modo de vida.

2006-08-30 05:18:31 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Olha minha linda, foram uns dentistas esses dias no meu colégio, aí eles falaram sobre muita coisa, inclusive sobre a áfta, não é querendo tirar, mas eles disseram que é por mau escovação dos dentes......Ah, e outra coisa que pode alegrar muito quem não sabia, é que chiclete não prajudica os dentes, disse que é só papo dos mais velhos, legal nê...

2006-08-30 05:17:57 · answer #7 · answered by Bladyny 4 · 0 0

Definição
A palavra afta é, em geral, usada para denominar qualquer úlcera dolorosa da mucosa, em especial da oral, porém as aftas verdadeiras são consideradas uma ou múltiplas áreas de perda de substância, com erosão ou ulceração, não traumáticas, de localização na mucosa oral, dolorosas, de apariç dolorosas, de aparição subaguda, bem demarcadas, inicialmente necróticas e não vesicobolhosas, com padrão recorrente. O melhor termo para definir a entidade da mucosa oral de etiologia múltipla é estomatite aftosa recorrente.
Pelo conceito atual, outros processos ulcerosos da mucosa oral não devem ser denominados afta, como é o caso das úlceras traumáticas, de contato ou venenata, medicamentosa, da doença de Behçet, entre outras.
A estomatite aftosa recorrente é processo bastante comum, acometendo de 10 a 30% da população; afeta qualquer idade e é ligeiramente mais freqüente no sexo feminino (57% : 52%). As mulheres, além de deterem a maior freqüência, quando apresentam a aftose recorrente, têm maior número de lesões do que os homens acometidos pela entidade. Outra característica é ser doença da classe média e alta, em especial de profissionais de bom nível cultural.

No ambulatório de Dermatologia Oral do HUCFF-UFRJ, o tratamento é sempre precedido de avaliação clinico laboratorial completa do paciente, e a prescrição é muito individualizada, dependendo das alterações encontradas no paciente. Os problemas gástricos, infecciosos, hormonais, psicológicos e nutricionais, entre outros, devem ser corrigidos logo no início, às vezes sendo o suficiente para regredir o quadro oral. A relação médico/paciente é primordial, em especial para a detecção de problemas psicológicos, que podem exacerbar o quadro. Nunca se prescreve um agente cáustico, pois, apesar de aliviar a sintomatologia, retarda a involução da lesão. Atualmente, avalia-se, entre os pacientes do Serviço, a possibilidade de relação com giardíase e a conseqüente melhora da aftose com o metronidazol.


A prescrição é inicialmente mais voltada para a regressão da sintomatologia, tendo os bochechos com anti-sépticos e os antibióticos lugar garantido nesse arsenal. Já a talidomida é medicação bastante utilizada com excelentes resultados, especialmente nos casos de recorrência freqüente e quando não são encontrados outros fatores que possam ser responsabilizados. Deve-se, no entanto, atentar para seus efeitos colaterais, em especial no que tange à neuropatia periférica, e também nunca usá-la em mulheres na idade fértil, por seu intenso efeito teratogênico. Nos casos mais graves, usa-se corticóide sistêmico, colchicina, dapsona e, raramente, imunossupressores, com resultados diversos. Na terapêutica da estomatite aftosa recorrente, até hoje, quase tudo é empírico, e cada paciente deve ser avaliado com bom senso e de maneira individualizad

2006-08-30 05:17:05 · answer #8 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 0

Nas grande maioria das vezes é causado por hiper acidez estomacal e concordo com nossa amiga ai em cima que diz:
afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias.
Todas as aftas são iguais?
Não. Atualmente são reconhecidos três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor a forma mais prevalente. As outras formas são mais raras: uma delas é conhecida como herpetiforme, porque lembra a manifestação do herpes simplex, apresentando um grande número de pequenas ulcerações superficiais arredondadas e agrupadas, que também perduram por cerca de 10 dias; a outra forma é chamada afta major, que, como o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.

Qual o melhor tratamento para as aftas?
Não existe tratamento que seja eficaz para todos os portadores de aftas. Alguns têm uma lesão aftosa uma vez por ano; outros apresentam lesões múltiplas diuturnamente. As medicações de uso sistêmico, como os imunossupressores, são mais efetivas na redução dos sintomas, mas possuem efeitos colaterais indesejáveis, às vezes graves, sendo, por isso, reservadas para os casos mais severos da doença, exigindo o acompanhamento atento de um especialista. Para os indivíduos com quadros clínicos mais leves, a melhor abordagem é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios, anestésicos ou protetores de mucosa, naturais ou sintéticos. O cirurgião-dentista deve ser consultado para um adequado diagnóstico e orientação terapêutica.

2006-08-30 05:16:30 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias.
Todas as aftas são iguais?
Não. Atualmente são reconhecidos três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor a forma mais prevalente. As outras formas são mais raras: uma delas é conhecida como herpetiforme, porque lembra a manifestação do herpes simplex, apresentando um grande número de pequenas ulcerações superficiais arredondadas e agrupadas, que também perduram por cerca de 10 dias; a outra forma é chamada afta major, que, como o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.

Qual o melhor tratamento para as aftas?
Não existe tratamento que seja eficaz para todos os portadores de aftas. Alguns têm uma lesão aftosa uma vez por ano; outros apresentam lesões múltiplas diuturnamente. As medicações de uso sistêmico, como os imunossupressores, são mais efetivas na redução dos sintomas, mas possuem efeitos colaterais indesejáveis, às vezes graves, sendo, por isso, reservadas para os casos mais severos da doença, exigindo o acompanhamento atento de um especialista. Para os indivíduos com quadros clínicos mais leves, a melhor abordagem é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios, anestésicos ou protetores de mucosa, naturais ou sintéticos. O cirurgião-dentista deve ser consultado para um adequado diagnóstico e orientação terapêutica.

2006-08-30 05:14:44 · answer #10 · answered by bina 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers