Hoje já existem muitas pesquisas provando que não, não é uma opção ecologicamente correta a alimentação carnívora.Embora vc tenha dito que a pecuária no Brasil é extensiva, devemos lembrar que o desmatamento ocorre por causa dela e Principalmente para o plantio de soja para a alimentação de ruminantes não apenas no Brasil, mas em outros países.
A carne na Europa é vendida a peso de ouro, ou seja, não chega em todos os pratos, e a fome nos países sub-desenvolvidos é exatamente porque não há como comprar esse alimento tão caro.
O impacto ambiental seria bem menor se o consumo de carne diminuísse, já que sim, embora alguns tenham aqui, dito que não, a criação influi e muito na ecologia gerando mais uma fonte para o aquecimento global, outro detalhe é que, não importa se fazemos isso há milhões de anos, também escravizavamos há alguns anos atrás e paramos, não temos que nos manter presos a tradições arcaicas e sim ver o que é bom hoje ou não, e parar quando descobrimos(mesmo depois de milhões de anos, que estávamos errados. O consumo de carne não é bom, nem para humanos nem para animais e a carne não é, seguramente, a única fonte de proteina, um prato de arroz e feijão contém mais proteina que a carne, isso que só a carne tem vitaminas e proteinas já virou mito, estudem mais no site www.nutriveg.com.br.
Tenho muitas pesquisas sobre alimentação carnivora e impacto ambiental se alguém desejar.
Dois sites bons para ver se o consumo de carne é mesmo uma opção ecologica são estes dois:
http://www.harekrishna.com.br/veg/
http://www.efatah.com/article64.html
Até mais
2006-08-29 13:00:20
·
answer #1
·
answered by Simone 4
·
2⤊
0⤋
Se olharmos para o cenário e apenas repararmos que a produção de carne implica na destruição de grandes florestas, também podemos dizer o mesmo da agricultura.
Alguém poderia argumentar que plantas não podem sentir dor, já que não possuem sistema nervoso. Mas é bem conhecido de muitos que as plantas, quando sob situações de estresse, de senescência e "morte programada", produzem hormônios que podem ser percebidos por outras plantas à sua volta, o que poderia sugerir que matar plantas pode desencadear uma sensação análoga à dor em plantas à sua volta. Uma dor coletiva, em outras palavras.
"Chega de maldade contra as plantas! Vamos parar a agricultura." Tudo bem, talvez também seja uma solução.
Mas veja o ponto de vista a seguir. Isto que vou dizer é uma autocrítica: nós, humanos, incluindo aqui eu, você e todos os outros, somos uma opção ecologicamente MUITO incorreta. A nossa tecnologia serve para que possamos habitar qualquer ecossistema, sempre na "honrada" posição de predadores, sem deixar nenhuma margem para competições, sem nenhum agente externo para limitar nossa difusão dentro desse ecossistema. O discurso ideológico varia desde "crescimento econômico", "progresso tecnológico" até "nacionalismo" ou "saúde faz bem".
Dito isso, vou usar a mesma solução que muitos deram para acabar com o "problema" da pecuária extensiva: vamos acabar com o homem. Explicando melhor: vamos parar a ocupação desenfreada do meio ambiente; vamos controlar a taxa de crescimento vegetativo mundial; vamos nos conformar em sermos vencidos pelas epidemias e tantos outros fatores que "descontribuem" para o avanço da atividade humana no mundo.
Talvez só assim teremos a nossa querida política ecologicamente correta. Mas que ser humano em sua "perfeita lucidez" vai querer sucumbir às doenças, frear o avanço tecnológico ou deixar de se reproduzir...?
2006-08-29 21:48:24
·
answer #2
·
answered by Illusional Self 6
·
1⤊
0⤋
Não é ecologicamente correto, pois são seres que sentem dor e já foi constatado que quando um boi está no matadouro , acho que é adrenalina, sobe drasticamente de tanto medo, o carneiro chora, sai lágrimas e etc... e o que é pior , o desmatamento está descontrolado, principalmente na Amazônia, com a desculpa de criação de fazendas de gado.
Não adianta ter fazendas se o homem está criando deserto, desrespeitando o meio ambiente
2006-08-29 20:19:19
·
answer #3
·
answered by tarta 3
·
2⤊
1⤋
O grande problema está no desperdício e não no consumo.!
2006-08-29 19:23:22
·
answer #4
·
answered by Melissa 2
·
1⤊
2⤋
Entendo que é bem complexo o assunto, e não é somente cultural, mas sem aprofundar muito, vamos lá. Deveríamos ter a meta de se alimentar para repor energia, pois o consumo pelo simples prazer, pode trazer conseqüências graves, a quem o faz sem responsabilidade, com educação adequada e informação suficiente, pode se chegar a limites aceitáveis de sustentabilidade.
2006-08-29 19:20:40
·
answer #5
·
answered by Carlos Eduardo B 3
·
1⤊
2⤋
e porque não seria?
a carne é um alimento natural, o homem come desde os primórdios da humanidade, algumas pessoas sentem nojo, ou não comem, isso pq nunca passaram fome na vida...
não tenho nada contra quem é vegetariano, afinal temos liberdade pra escolher o que vamos comer...
o que não devemos é criticar o desejos e as vontades dos outros...
o que não é correto é ter crianças passando fome em alguns países enquanto em outros lugares patricinhas e mauricinhos comem presunto de peru...
2006-08-29 19:18:36
·
answer #6
·
answered by ? 3
·
1⤊
2⤋
Considerando que a Carne é a melhor fonte biodisponivel de proteina, eu considero que SIM, VALE MUITO A PENA.
Como você mesma falou, a carne é muito difundida, e considerando que nem em todos os lugares o acesso aos outros tipos de carne é rápido, a carne "terrestre" é o melhor meio, principalmente para pessoas com necessidades especiais de alimentação e pouca verba.
2006-08-29 19:15:03
·
answer #7
·
answered by Livia 4
·
1⤊
2⤋
O homem vem comendo carne há milênios.
Até agora não afetou a ecologia.
O problema está no consumo desenfreado e no percentual de disperdício.
Isso sim, é problema.
2006-08-29 19:14:49
·
answer #8
·
answered by Andre 5
·
1⤊
2⤋
Não, carne é tóxica.
2006-08-29 19:14:51
·
answer #9
·
answered by Leone 6
·
1⤊
3⤋
Sim, é ecologicamente correta, desde que respeitemos as estações propícias de cada espécie."Sabendo usar nunca vai faltar".Deus criou os habitantes do mundo, cada um no seu papel.
2006-08-29 19:25:44
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋