English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tem dois meses....no meu ultimo ciclo(o primeiro depois que eu parei de tomar pilula) eu fiquei mestruada uns 4 dias antes e nesse ciclo eu tomei pilula do dia seguinte....ja nesse ciclo de agora estou no 30º dia ....entao qual o periodo desse ciclo de agora que eu nao podia ter tido relacao sexual sem protecao?

2006-08-29 08:43:19 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Gravidez e Maternidade Gravidez

7 respostas

(PERÍODO FÉRTIL

Dá para saber quando você está ovulando:
- Temperatura do corpo aumenta.
- Ocorre eliminação de uma espécie de muco vaginal.
- O desejo sexual aumenta.
O período fértil corresponde aos dias em que a mulher tem uma chance maior de engravidar e vai depender da duração do ciclo menstrual dela. A ovulação (liberação do óvulo pelo ovário) marca o meio do ciclo menstrual e geralmente ocorre em torno de 14 dias antes do primeiro dia (início) da próxima menstruação. A ovulação representa o período de maior fertilidade da mulher. Calculando o dia provável da ovulação, ainda temos que levar em conta uma "margem de segurança" de 5 dias antes e 5 dias depois, onde existe risco grande de gravidez.)

2006-08-29 08:46:25 · answer #1 · answered by Anonymous · 6 0

Barbara, o melhor a fazer é ir ao Ginecologista, algumas mulheres tem um ciclo diferente (variando 22, 24, 26 e até 28 dias) sendo regulares ou não. Outra as pilulas devem ser receitadas pelo médico, assim vc e ele terão mais controle.

2006-09-02 07:45:15 · answer #2 · answered by ManinhoJES 4 · 0 0

Olha, como vc parou de tomar o anticoncepcional há pouco tempo, vc deveria ter esperado pelo menos 4 meses para o seu organismo voltar a secretar os hormônios normalmente. E, para saber qual é o seu dia fértil, vc deve marcar o 1° dia da menstruação por pelo menos 6 meses, pois existe variação de dias do ciclo de mulher pra mulher.
VC não devia ter tido relações sexuais sem preservativo. Seu ciclo menstrual ainda está desregulado. E agora q vc tomou a pilula do dia seguinte, fica mais dificil saber a quantidade de dias do seu ciclo, porque essa pilula tem uma quantidade alta de hormônios, desregulando mais o ciclo menstrual. Tome cuidado por enquanto. Se vc não for mais retomar o uso do anticoncepcional, pelo menos espere esses 6 meses e use sempre o preservativo! ok???

2006-08-29 12:36:50 · answer #3 · answered by erica i 2 · 0 0

O período fértil corresponde à época da ovulação, isto é, o momento em que um dos ovários libera um óvulo, que vai ser fecundado pelo espermatozóide. Isso ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. Se o espermatozóide encontrar o óvulo e fertilizá-lo, a gravidez acontece.

Neste caso, imediatamente ocorrem intensas modificações em todo o organismo, que podem ser sentidas como sensações de inchaço, náuseas, vômitos. Dentro do útero ocorrem também alterações que são importantes para que o ovo recém-fecundado possa ali se fixar e se desenvolver. Por essa razão, durante a gravidez a menstruação desaparece. Caso não ocorra gravidez, nada disso acontece. Dentro do útero são frustradas as mudanças e o óvulo é eliminado - a mulher menstrua.

Após o término da menstruação todo o ciclo recomeça. Inicia-se nova fase na qual, no interior do ovário começa a amadurecer outro óvulo, que estará pronto para "ser ovulado" após duas semanas.

Tem-se então, no ciclo menstrual, duas fases:

1ª. A primeira é aquela que vai da menstruação até a ovulação. A duração desta fase é variável, pois depende de quanto tempo o óvulo leva para amadurecer - aproximadamente 14 dias (às vezes mais, às vezes menos).

2ª. A segunda fase vai da ovulação até a menstruação seguinte e não varia: quase sempre dura 14 dias .

Conclui-se que o ciclo menstrual normal pode variar, mês a mês (25 a 35 dias, aproximadamente), dependendo da duração da primeira fase do ciclo.

Outra informação importante é a de que o período fértil se estende dois dias antes e dois dias depois da ovulação, porque o espermatozóide pode durar no organismo feminino por cerca de 48 horas após a relação sexual.

Agora, resta a pergunta: levando-se em conta a variação da primeira fase do ciclo, como determinar exatamente o momento da ovulação? A maneira é calcular a duração de todos os ciclos (entre o início de uma menstruação e o início da seguinte), mês a mês, durante um ano - é a famosa "tabelinha".

Consideram-se os intervalos do ciclo mais longo e do mais curto. Por exemplo, suponhamos que, em um ano, o ciclo mais curto tenha sido de 26 dias e o mais longo de 32 dias.

1º. Para determinar o início do período fértil, utiliza-se o ciclo mais curto e se descontam 14 dias (segunda fase) e, como garantia, mais 2 dias:

26 dias - 14 dias - 2 dias = 10º dia = início do período fértil .

2º. Para determinar o fim do período fértil, utiliza-se o ciclo mais longo, descontam-se 14 dias e se aumentam mais 2 dias: 32 dias - 14 dias + 2 dias = 20º dia = fim do período fértil .

Assim, os dias em que há menor chance de ocorrer gravidez são: do 1º dia da menstruação até o 10º dia e do 20º dia do ciclo até o início da menstruação seguinte.

Por segurança, prolonga-se o período fértil em dois dias (no exemplo, do 9º ao 21º dia), pois o óvulo permanece "fertilizável" por 6 a 12 horas.

A eficácia deste método varia de 60 a 80%; para comparação, a da pílula é de 98 a 99%


Existem 2 tipos de pílulas:

Minipílula:
Feita com apenas um hormônio - Progesterona (em pequenas doses). Ela é tomada todos os dias, sem intervalo. É indicada especialmente para o período de amamentação.
Pílulas Combinadas:
Feitas com 2 tipos de hormônio - Estrógeno e Progesterona.
Toma-se o primeiro comprimido no quinto dia da menstruação e continua tomando até o fim da cartela (sempre no mesmo horário). Quando a cartela acaba fica-se sete dias sem tomar e volta no oitavo dia com uma cartela nova. A menstruação virá nesse intervalo de sete dias de descanso.

A utilização das pílulas reduzem as cólicas, regularizam as menstruações e protegem contra algumas doenças ginecológicas, incluindo alguns tipos de câncer. Mas é preciso muita disciplina e constância no uso.

IMPORTANTE:

ESQUECEU DE TOMAR UM DIA:

deve-se tomar no dia seguinte e continuar a cartela, portanto nesse dia a mulher tomará dois comprimidos.

ESQUECEU DE TOMAR DOIS DIAS:

jogar a cartela fora, esperar a menstruação e recomeçar a tomar no quinto dia da menstruação. Enquanto a menstruação não vem, deve-se utilizar métodos de barreira (camisinha, por exemplo).

PROCURAR O MÉDICO:

caso tenha sangramento entre as menstruações por mais de dez dias, pois um pequeno sangramento é comum nos primeiros meses de uso com pílulas de baixa dosagem.

EFICÁCIA: com uso correto, o fracasso varia entre 0,1 a 3%


O mecanismo da "pílula do dia seguinte" tem o funcionamento ébaseado numa carga extra de hormônios que irá desestruturar oendométrio (a camada interna que reveste o útero e onde o óvulo fecundado se fixa). Quando o óvulo fecundado chegar ao interior da cavidade uterina, cerca de 3 dias depois da ovulação e fecundação, o ambiente ideal para a sua implantação não vai estar adequado e aí, o óvulo não se implanta e é eliminado.

Portanto, quando se toma a pílula do dia seguinte, ela age na comunicação estabelecida entre a hipófise (uma glândula localizada no cérebro) e os ovários, por meio dos quais os hormônios são produzidos. A pílula então vai modificar a segunda fase do ciclo, provocando desarranjo funcional do endométrio.

Apesar da ingestão - mesmo que freqüente - não causar nenhum tipo de dano irreparável, o uso do medicamento não deixa de ser uma interferência antinatural no organismo. Além disso, essas pílulas proporcionam uma dose extra de hormônios na jovem. Isso pode acarretar conseqüências, como uma maior retenção de líquido no corpo (que pode causar celulite, por exemplo) e uma maior formação de acnes, dor nas mamas, náuseas e alterações na quantidade do fluxo menstrual.

A recomendação é, mesmo se você tiver que tomar a pílula do dia seguinte busque orientação com seu médico e não a use indiscriminadamente.

2006-08-29 10:18:51 · answer #4 · answered by Mauricio 7 · 0 0

O seu organismo ainda não está regulado por isso não pode ter certeza sobre qual o período infértil. Tome outras precauções quando tiver relações sexuais (o ideal será preservativo + espermicida vaginal) para estar segura.
A pílula tradicional já é usada há muitos anos e se tomar correctamente é segura, porque parou de tomar para tomar logo no mês seguinte a pílula do dia seguinte? É muito forte, ainda não há dados sobre os efeitos a longo termo no organismo, tenha cuidado! Mesmo que não tenha relações sexuais regularmente, o melhor é voltar a tomar a pílula tradicional. Você vai-se sentir mais segura e ninguém precisa saber, nem o seu parceiro - assim ele tem de usar preservativo, o que é ainda mais seguro a todos os níveis e devia ser usado sempre que não se quer engravidar.

2006-08-29 08:57:34 · answer #5 · answered by NFS 3 · 0 0

A minha esposa tomava pílula e confiava num livro chamado 'TABELINHA', como eu não gosto de camisinha a coisa é complicada.
No teu caso sugiro que sempre seja usado preservativo de boa qualidade e torcer para que ele não arrebente.

2006-08-29 08:53:01 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

vc parou de tomar a pilula sem ir ao médico? È melhor vc ir a um ginecologista para se esclarecer melhor.

2006-08-29 08:49:43 · answer #7 · answered by Nikita 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers