Na verdade a fábrica de Caxias do Sul foi desativada e a de Canoas-RS, fabrica somente os motores para exportação, o caminhão deixou de ser fabricado aqui no Brasil. E por lei o fabricante tem a obrigação de manter estoque de peças de reposição para seu caminhão, mesmo que não seja mais fabricado. Segue nota do fabricante emitida em 2002:
"INTERNATIONAL CAMINHÕES DO BRASIL
NOTA OFICIAL
• Comunicado distribuído ontem, 29 de outubro de 2002, pela International Truck and Engine Corporation, em Warrenville, Illinois, EUA, informa que a partir de 31 de outubro de 2002 , sua subsidiária International Caminhões do Brasil Ltda., localizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, cessará a sua operação de comercialização de caminhões no mercado brasileiro, como parte de um programa de reestruturação da companhia aprovado pelo seu Board of Directors.
• A decisão de sair do mercado brasileiro de caminhões é resultante dos sucessivos prejuízos ocorridos desde que iniciou suas operações no País, em 1998, devido ao forte incremento de custos causado pela desvalorização do Real, que acumula mais de 200% nesse período, e à impossibilidade de repassar esse aumento aos preços de seus produtos. Apesar do plano intensivo de nacionalização implantado pela empresa, a instabilidade cambial não lhe permitiu atingir o ponto de equilíbrio esperado, em que pese os altos investimentos da matriz americana para suportar os custos da operação.
• A International Caminhões do Brasil Ltda. vai assegurar todo o apoio de assistência técnica à frota de caminhões International que circula pelo País, através de seu centro de peças e mantendo sua rede de postos de serviço no território nacional, bem como toda sua equipe de assistência técnica.
• A International Caminhões do Brasil Ltda. continuará também fornecendo para os mercados de exportação, a partir do Brasil, nomeadamente a África do Sul, onde mantém uma operação de montagem. A empresa manterá seu contrato com a Agrale S/A para atender a seus negócios na área de exportação.
• A International Caminhões do Brasil Ltda. cumprirá plenamente todas as suas obrigações com clientes, concessionários, fornecedores, funcionários e entidades governamentais no Brasil.
• É importante destacar que esta decisão em nada afeta as operações da International Engines South America Ltda., maior fabricante independente de motores diesel da América Latina, instalada em Canoas, Rio Grande do Sul, unidade lucrativa que continua produzindo normalmente dentro de seu programa de investimentos no Brasil, que totaliza mais de US$ 200 milhões desde 1999.
International Caminhões do Brasil Ltda.
Diretoria
Porto Alegre, 30 de Outubro de 2002"
2006-08-29 07:31:16
·
answer #1
·
answered by luciano m 2
·
0⤊
0⤋
Não existem mais fabricas da Navistar no Brasil;
Mas o dia que conseguir as peças arrume e venda para evitar mais problemas !!!!!!!!
2006-08-30 05:55:02
·
answer #2
·
answered by Guto 3
·
0⤊
0⤋