O hemangioma cavernoso possui este nome devido ao
grande diâmetro dos vasos sanguíneos proliferantes,
mostrando características clínicas semelhantes ao
hemangioma capilar,iniciando na pele
como uma área plana e avermelhada, observada no
nascimento ou nas primeiras semanas de vida,
proliferando rapidamente entre seis e doze meses,
produz massa elevada e freqüentemente lobulada, que
varia do vermelho ao roxo incluindo a ocorrência na infância e
a preferência pelo gênero feminino e pela região da
cabeça e do pescoço (GORLIN; GOLDMAN, 1980;
NEVILLE et al., 1998; ROCHAet al., 2000).
Segundo Regezi e Sciubba (2000), não há
diferença clínica significativa entre os hemangiomas
capilares e cavernosos, além de estas lesões poderem
ser constituídas de um só tipo de vaso ou de
combinações de dois ou mais tipos.
2006-08-29 06:01:40
·
answer #1
·
answered by vagnervieitas 4
·
0⤊
1⤋
São tumores formados por acúmulo de vasos sanguíneos. Localizam-se mais profundamente na pele e também podem comprometer a camadas mais profundas como músculos, ossos, etc. São aqueles tumores arroxeados.Estão presentes desde o nascimento e geralmente crescem com a criança.
2006-08-29 13:05:40
·
answer #2
·
answered by Aretha 2
·
1⤊
0⤋
O hemangioma cavernoso difuso do útero é uma condição rara na qual a parede uterina é parcialmente ou totalmente substituÃda por uma grande quantidade de fÃstulas arteriovenosas de aparência cavernosa, assemelhando-se a uma esponja.
Quando a lesão é mais circunscrita, é referida como hemangioma. A diferença entre hemangioma e hemangioma cavernoso não é clara, sendo possivelmente estágios transicionais. A malformação, nessa doença, resulta da proliferação de vasos arteriais e venosos de tamanhos variados, com formação fistular entre si, os quais vão gradualmente substituindo o miométrio normal. A lesão pode ser congênita ou adquirida. Casos adquiridos estão associados a cirurgias prévias, curetagens uterinas, doença trofoblástica, carcinoma endometrial e ingestão materna de dietilstilbestrol.
Em alguns casos, podem existir áreas semelhantes a lesões de um hemangioma capilar em achados focais e, muitas vezes, os hemangiomas cavernoso e capilar podem coexistir numa mesma região. Trombose, calcificações distróficas secundárias e leve grau de inflamação são achados freqüentes.
A apresentação clÃnica do hemangioma cavernoso difuso do útero é altamente variável. Alguns relatos descrevem a presença de murmúrios, pulsações, sopros ou um útero com aparência esponjosa; enquanto há casos em que há falta de achados clÃnicos. O mais comum é haver presença de sinais hemorrágicos durante a curetagem uterina, como ocorreu no caso clÃnico acima descrito, quando o delgado tecido endometrial, que recobre o hemangioma, é removido, sendo expostos os vasos sangüÃneos. O fluxo sangüÃneo na lesão pode ser avaliado pela ultra-sonografia com doppler colorido. Calcificações em massas uterinas são achados importantes na distinção do hemangioma cavernoso com outras lesões. A tomografia computadorizada (TC) obtida sem contraste descreve uma grande massa pouco atenuada. A ressonância magnética (RM) mostra-se de ajuda no diagnóstico de grandes massas uterinas. Na RM, observa-se uma massa substituindo o miométrio, sendo que o endométrio e o epitélio vesical permanecem inalterados. Em TC, os hemangiomas cavernosos difusos são homogêneos e possuem um sinal de alta intensidade. A aparência angiográfica – densa turvação do material contrastado – com prolongada estase é caracterÃstica do hemangioma cavernoso. Apesar da acurácia destes métodos diagnósticos, na maioria dos casos o diagnóstico desta patologia é comumente feito com o estudo anatomopatológico do espécime, que revela uma impregnação sangüÃnea miometrial de aparência esponjosa.
O hemangioma cavernoso difuso do útero deve ser diferenciado de condições como mola parcial, mioma intramural com mudanças degenerativas e de lesões contendo sangue (hemangiossarcoma, hemangiopericitoma). Estas lesões são tipicamente circunscritas e não têm aparência cavernosa.
O maior risco do hemangioma cavernoso difuso do útero é a incerteza ou o erro diagnóstico, podendo complicar o tratamento da paciente. Os resultados são laparotomias desnecessárias com subseqüentes hemorragias, que demonstram a importância da acurácia do diagnóstico desta condição.
Muitos casos são resolvidos com histerectomia, na tentativa de controle do sangramento profuso. Pode-se utilizar também a embolização das artérias uterinas e a ligação cirúrgica da irrigação vascular com posterior excisão da lesão. Após estes procedimentos, o fluxo sangüÃneo decresce e a hemorragia cessa.
Hemangiomas cavernosos difusos do útero foram descritos durante a gravidez, podendo, em alguns casos, ocasionar problemas durante o parto.
O prognóstico das pacientes com este tipo de lesão é favorável, havendo uma melhora do quadro após a excisão da lesão.
2006-08-29 13:03:24
·
answer #3
·
answered by Carol 4
·
0⤊
0⤋
deve ser algum tipo de urso hibernando
2006-08-29 13:01:04
·
answer #4
·
answered by jrgs 2
·
0⤊
0⤋
O termo hemangioma é usado para denominar genericamente um grupo extenso de lesões vasculares que devem ser melhor chamados de tumores vasculares da infância ou angiodisplasias. Os tumores vasculares são os tumores mais freqüentes da infância com incidência de 3-5 para cada 100 nascimentos.
São lesões benignas que aparecem nos primeiros meses de vida e, em alguns casos, podem desaparecer até os 7-10 anos de idade. São extremamente variáveis na sua forma de apresentação clínica. A grande maioria é constituida de pequenas lesões vinhosas sem maior repercussão para a vida do paciente e são considerados pelos familiares como "manchas de nascença". Portanto este é o grupo de crianças, cerca de 85%, para os quais casos adotamos conduta expectante. Cerca de 15% dos tumores vasculares se comportam de maneira a requerer intervenção.
Confie no seu médico, espero ter ajudado.
2006-08-29 13:01:17
·
answer #5
·
answered by Helena 2
·
0⤊
1⤋