Oi novamente.
Segundo os historiadores, Jesus ingressou na Escola dos Essênios (cuja filosofia e ensinamentos eram exatamente tal qual ele pregou posteriormente). Vide "Pergaminhos do Mar Morto".
Exerceu atividade de Rabi, isto é, Mestre em Leis da Torah.
Condenou as práticas dos escribas e fariseus devido às respectivas interpretações literais e limitadas da Lei.
Pregou que a única Lei que Deus admite é "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a sí mesmo".
O Caminho que apontou é o da realização interna de seus ensinamentos, isto é, o próprio ser eliminar de sí mesmo toda mácula e viver no dia a dia o Grande Ensinamento.
Sua Palavra infelizmente foi mal interpretada e em muitos casos simplesmente suprimida no Concílio de Constinopla, e nos seguintes.
2006-08-28 22:53:45
·
answer #1
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
Ainda há algumas retificações em sua pergunta,pois ele fugiu para o Egito com seus pais não aos 12 anos mas sim com no máximo 2 anos ( a ordem que o rei Herodes dera era para matar meninos da cidade de Belém de até 2 anos).Após a morte de Herodes ( 4aC) eles retornam para Israel (vale salientar que a igreja copta - de origem egípcia - afirma ter inúmeros relatos de milagres realizados no Egito por Jesus nessa época).
Com exceção da narrativa da visita de Jesus a Jerusalém junto com seus pais aos 12 anos de idade (aos 13 anos, os meninos judeus tornavam-se membros com todas as regalias da religião judaica- alguém aí já ouviu falar em Bar Mithisvah?)a Bíblia só diz que Jesus crescia intelectualmente("em sabedoria"), fisicamente("estatura") , espiritualmente("graça, diante de Deus ") e socialmente("graça,diante ....dos homens").
Todo menino judeu recebia educação bíblica no lar e na escola das sinagogaspara crianças.Aprendia também o ofício de seu pai,aliás toda criança judia recebia intrução em alguma profissão manual.Em Nazaré ,rota comercial importante na época, Cristo pode observar a vida do mundo exteriorque por alí passava.
Depois de sua tentação no deserto . Cristo escolheu alguns dos discípulos que continuaram sua obra após sua ressureição e ascenção.Foi rejeitado em Nazaré ,fazendo de Cafarnaum o centro de seu ministério , e daí fez três viagens em Israel.A sua última semana de vida foi em Jerusalém aonde reforçou a crítica à religião mecânica e externa como fizera em suas parábolas.Após sua ressureição apareceu somente aos seus seguidores (certa feita a mais de 500 ) e culminando o seu ministério com sua ascenção aos céus.
A sua existência é comprovada pelos evangelhos(só como exemplo o papiro Rylands em grego do evangelho do apóstolo João data de 135dC ) mas também é relatada por vários historiadores do primeiro século tais como:
-Tácito(c60-c120) o decano dos historiadores romanos, liga o nome e origem dos cristãos a "Christus", que no reinado de Tibério "sofreu a morte por sentença do procurador , Pôncio Pilatos.(Tácito,ANAIS,15.44)
-Plínio escreveu ao imperador Trajano em 112dC que os cristãos eram de moral elevedo e "entoavam uma canção a Cristo como para um Deus(Plínio,Epístolas,10.96.7;10967.1)
-Luciano escreveu por volta de 170dC que Cristo era alguém "que foi crucificado na Palestina" por realizarem "este novo culto". chega ele a ridicularizar os cristãos por "adorarem este sofista crucificado"(Luciano,The Passing of Peregrinus,1,11,13)
-Flávio Josefo , o rico judeu que procurou justificar o judaísmo para os romanos ,menciona o apóstolo Tiago como "irmão de Jesus ,assim chamado Cristo". Em oltra passagem,geralmente condenada como uma interpolaçãopor cristãos mas que para muitos é autêntica, Josefo falou de Cristo como um" homem sábio" sentenciado aà morte por Pilatos(Flávio Josefo, Antiguidades dos Judeus , 20.9.1.)
Vale salientar que essenios não davam a mínima atenção a Jerusalém como centro religioso ( achavam que estava contaminada), ao contrário do que vemos Jesus fazer.
2006-08-29 07:32:17
·
answer #2
·
answered by carl.7 5
·
0⤊
0⤋
Ao colega sibério, lembro que a tal urna com a inscrição mencionando Tiago era uma fraude. A urna era verdadeira, mas a inscrição era falsa.
De resto, concordo com todas as suas recomendações, particularmente a menção a Josefo.
Quanto à pergunta, sobre o que ocorreu com Cristo entre os 12 e os 33 anos, recomendo que procure referências aos textos apócrifos internet afora. Particularmente, os manuscritos de Nag Hammadi.
2006-08-29 06:49:35
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
Não há registros da vida de Jesus em sua infância porque ele teve uma vida simples como uma criança tem, e sua juventude ele passou se preparando para o seu ministério, foi bom filho, trabalhador e sempre prestativo e obediente a Deus Pai.
2006-08-29 06:45:33
·
answer #4
·
answered by silviopessoa41 2
·
0⤊
0⤋
Não me lembro onde está escrito, mas existe uma menção sobre a passagem de CRISTO pelo mundo e fala se todos os milagres realizados por ele fossem transcrito para o papel, não heveria lugar no mundo para guardar todos os livros de sua história.
Imagine a imensurável grandeza desse DEUS.
2006-08-29 06:42:05
·
answer #5
·
answered by souzamacedo 4
·
0⤊
0⤋
olá,novamente,Sou protestante,mas eu sou mto curioso a pesquisar provas sobre Jesus e a biblia em geral.
Têm cientistas que prova a sua existência e outros que desaprovam.
Provas que já encontrei até agora são essas:
* caixa de pedra encontrada em Jerusalem escrito em aramaico:''"Tiago, filho de José, irmão de Jesus http://www.adventistas.com/outubro2002/pedras_clamam.htm *Manuscritos encontrados num túmulo faraônico em Gurna, perto de Luxor, 700 km ao sul do Cairo.(http://noticias.terra.com.br/ciencia/int...)
*Cópia autêntica da sentença de Pilatos, no processo de Jesus Cristo, existente no Museu da Espanha. Esta peça tem grande interesse histórico.(http://jus.uol.com.br/legal/historico.ht...)
Abaixo teve esses escritores que viveram aquela época citaram
Jesus em seus livro.
Flávio Josefo (37-100 d.C.).
Tácito (56-120 d.C.)
Suetônio (69-122 d.C.)
Plínio o Moço (61-114 d.C.)
Tertuliano (155-220 d.C.)
Portanto acreditar ou não é uma questão de opnião própria,pq Jesus não permitiu que a gente se apegasse a nossa fé em provas materiais ou doucumentadas.
Vc sabe mto bem que desde o começo do mundo lá na terra Santa sempre houve guerra,vc acha que a alguma outra prova a + do que eu mencionei acima conseguiria sobreviver a todas essas destruição?E tb no começo do cristianismo houve mta perseguição por parte do império romano que o considerava como uma peste que infestava campos e cidades.
2006-08-29 06:25:07
·
answer #6
·
answered by Servo 4
·
0⤊
0⤋
Interpretações biblicas?? Não existem. O que existem é algumas evidencias[eu particularmente acredito na existencia]. Mas se formos colocar tudo no mesmo patamar é só regreção 'historica'. Pois não existem provas concretas nem de que Cristo tenha existido de verdade. Tudo que se sabe é baseado nas escrituras biblicas. E a maioria dela, nem o minimo, se comprova que é verdade. Acho que tem que se ter muita fé. Eu não tenho.
2006-08-29 06:09:51
·
answer #7
·
answered by Lord Byron 6
·
0⤊
0⤋
Acho melhor Você ir zangar-se com quem escreveu esse EVANGELHO...
Na antiga JUDEA, um JUDEU só era maior aos 33 anos !
Todo o período anterior, era de pouca importância social e religiosa...
Provàvelmente Jesus esteve-se preparando para ser um RABI .
O ISLÃO considera Jesus como um RABI ...
:-)
2006-08-29 06:06:22
·
answer #8
·
answered by nuno vaz 4
·
0⤊
0⤋
Muito provavelmente os verdadeiros fatos deste período da vida de Jesus estão suprimidos, pois poderiam macular a fé cega que os cordeirinhos têm a respeito desta pessoa incrível que foi Jesus e seus ensinamentos, tão mal interpretados. E assim poderiam causar o fim do uso deles como instrumento de dominação e controle por um bando de espertinhos...
Vai se acostumando - não dizem que "ignorância é uma bênção"?
2006-08-29 06:04:03
·
answer #9
·
answered by Mad B 4
·
0⤊
0⤋