English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

História do Espiritismo no Brasil
Allan Kardec

2006-08-28 20:55:08 · 3 respostas · perguntado por Leandro Piazzon 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

3 respostas

A honra da fundação do primeiro centro espírita brasileiro de que se tem notícia, é baiana. No dia 17 de setembro de 1865, em Salvador, surgia o Grupo Familiar do Espiritismo, sob direção do doutor, professor e jornalista Olímpio Teles de Menezes, que também foi responsável pela tradução e impressão, em português, do primeiro livro espírita brasileiro, intitulado "Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita." Tratava-se de uma condensação doutrinária extraída da 13ª edição francesa de "o Livro dos Espíritos."

Em 1869 Teles de Menezes fundou o primeiro jornal espírita brasileiro: "O Eco D'além Túmulo." Deste modo, com o Espiritismo firme e organizado na Bahia, outros estados espelharam em seu exemplo, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Quatro anos mais tarde era fundada no Rio de Janeiro a Sociedade de Estudos Espíritas - Grupo Confúcio - cujo nome homenageava um espírito que trabalhava ensinando elevados princípios de moral (cito isso para esclarecer aos leitores que não se pretendia homenagear o antigo filósofo chinês).

O Grupo Confúcio traduziu para o português os livros básicos de Kardec nos anos de 1875 e 1876. Essas obras iniciaram várias pessoas no espiritismo. Dentre elas, uma das figuras mais marcante do espiritismo nacional de todos os tempos, o médico cearense Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, que viveu conosco entre os anos de 1831 e 1900.

2006-09-01 09:50:38 · answer #1 · answered by fredgc1 3 · 1 0

+2

2006-09-01 07:21:59 · answer #2 · answered by Júnior M 3 · 0 1

Deus Condena o Espiritismo


Sim. Assim Deus falou ao seu povo: "Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te dá, não imitarás as abominações dessas nações. Não haja no teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha, nem ADIVINHADOR, nem PROGNOSTICADOR, nem AGOUREIRO, nem FEITICEIRO, nem ENCANTADOR, nem NECROMANTE, nem MÁGICO, nem quem CONSULTE OS MORTOS. O Senhor ABOMINA todo aquele que faz essas coisas. É por causa dessas abominações que o Senhor teu Deus expulsa essas nações de diante de ti. As nações, que hás de possuir, dão ouvidos a agoureiros e a adivinhos. Mas a ti O SENHOR TEU DEUS NÃO PERMITE TAL PRÁTICA". (Dt 18.9-14). Abominações: coisas que Deus detesta e rejeita. E mais: "Quando vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?. E ainda: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a DOUTRINAS DE DEMÔNIOS" (1 Tm 4.1). Os feiticeiros não herdarão o reino de Deus (Gl 5.20-21; Ap 22.15).

2006-08-29 00:39:22 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers