English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-28 10:44:12 · 31 respostas · perguntado por X-Ladym 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

@dote um@ g@t@:

hauiahiahaiuhaouahuhauha!

2006-08-28 14:02:04 · update #1

Venho por meio deste mostra minha indignação pela sua resposta (@dote um@ g@t@ )! Que nem foi dada a pergunta!
Minha religião fala do mesmo DEUS que o seu, do meusmo JESUS que o seu!
Antes de cristicar, procuro ter motivos verdadeiros para poder relatar e discutir!
Não da pra discutir com ignorante, porque eles não sabem de nada!

Sabe o que minha religião ensina?
AMOR, CARIDADE, PERDÂO

E não para ficar preocupado e questionando o que não sabe!
Macumba é uma coisa totalmente diferente da minha religião.

Sabe o que é AMOR? CARIDADE? PERDÃO?
Não to falando de errar toda hora e perdoar depois, de dar para um pobre e querer se ver livre dele logo.

Pense menina, estude, leia, para as pessoas não rirem de sua cara e zombarem de você!
----------
Não aguento essas coisas viu rs!

2006-08-28 14:07:08 · update #2

jvcrdb:

Putz, eu faço uma pergunta sobre O CASAMENTO ESPIRITA e muitos vem falar se é religião ou não, se é macumba ou não .. Pela mor gente. E o TOPICO EM SI ???

Sobre eles não falarem sobre Jesus, Ontem fui no centro e eles abordaram várias passagens sobre jesus e suas palavras.
Que eu saiba isto é falar sobre ele ;)

2006-09-01 00:18:46 · update #3

31 respostas

OLHA O RITUAL SINCERAMENTE NÃO SEI, MAS AOS OLHOS DE DEUS CREIO TER O MESMO VALOR. SOU CATÓLICO, MAS RESPEITO.
PAX DOMINI

2006-08-28 10:47:10 · answer #1 · answered by Pax Domine 3 · 5 1

CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA? O QUE É ISSO?

Recentemente, confrades nos perguntaram se poderia e como seria realizado um casamento no centro espírita. Considerando que o assunto é de alta gravidade e de grande repercussão, deliberamos escrever o presente texto. Lembrando aos consultantes, sem muitas delongas, que não existe um "casamento espírita" numa casa espírita.

O Espiritismo é uma doutrina filosófico-religiosa, com aspectos científicos e conseqüências éticas e morais, mas não se constitui numa estrutura clerical formalizada. Desta forma, diferente de outras correntes religiosas, não comporta em suas práticas nenhum cerimonial, rito, ou aspecto específico ligado ao casamento. Ou seja, não há cerimônia de casamento religioso espírita.

“O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior”. ([i])

Por muitas razões, não há espaço no universo doutrinário para a celebração de um "casamento religioso espírita", até porque, se o Espiritismo tem seu pilar religioso é, porém, destituído de rituais ou formas de culto exterior, tornando-se, portanto, incompatível com a celebração da cerimônia formal e ritualizada do casamento, que exige obrigatoriamente uma carga de formalidade na sua celebração. Contudo “é inadmitida a realização de atos formais dentro da Doutrina Espírita” ([ii]) A rigor o casamento é contrato jurídico solene, eminentemente formal. “Isto quer dizer que tal ato deve ser sempre acompanhado de fórmulas ou formalidades, até mesmo porque não há casamento sem cerimônia formal, ainda que variável quanto ao ritual seguido"([iii])

Muitos ingressam para as hostes do Espiritismo e logo se sentem tentados a enxertar os seus hábitos à realidade doutrinária. Há, por isso, os que pretendem ter um batismo espírita; há aqueles que aguardam ansiosamente por realizar um casamento espírita; e o que dizer de um confessionário “mediúnico”? e os paramentos especiais para os dirigentes dos centros?

Existem aqueles que forçam o caminho “legal”. É importante aguçarmos a vigília até porque “tentar utilizar o Poder Judiciário para chancelar a celebração de "casamento religioso espírita", como ato autêntico do Espiritismo, “seria violar a liberdade de crença protegida constitucionalmente dos adeptos do Espiritismo, ao impor ou chancelar pelas vias judiciais um ritual que não é admitido em hipótese alguma dentro do Espiritismo codificado por Allan Kardec.”([iv])

Sobre isso, chega-nos informações que o Ministério Público da Bahia entende que casamento em centro espírita pode ter efeitos civis([v]) pois que “a negação de efeitos civis a casamento realizado em centro espírita violaria os valores constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa, aludindo que, como o Brasil é um Estado laico, não poderia recusar efeitos civis a casamentos celebrados por líderes de qualquer religião ou crença.([vi])

Mas, no Espiritismo mesmo tendo seus fundamentos religiosos (repetiremos isso mil vezes), não se admite a prática de rituais. Inexiste autoridade religiosa ou sacerdotal espírita. Portanto, "casamento religioso espírita" é um contrato jurídico inexistente. Com muita lógica o Poder Judiciário não autoriza o registro civil do mencionado "casamento espírita", sob o fundamento de que o presidente de um centro espírita não se constitui como uma autoridade religiosa.

A propósito! Um presidente de centro espírita pode ser investido na qualidade de autoridade religiosa ou sacerdotal espírita?. Bem! Se segue a coerência dos postulados espíritas, não pode ser investido na qualidade de autoridade religiosa ou sacerdotal. Não se pode falar em sacerdote ou autoridade religiosa no Movimento Espírita, já que a noção de autoridade supõe a existência de hierarquia religiosa entre seus adeptos ou entre as instituições espíritas, o que não é aceitável.

Por esse simples fato não se é possível realizar um casamento espírita, nem muito menos buscar o reconhecimento civil deste ato. Precisamos, portanto, ser enfáticos e relembrar muitas vezes que não se admite no Espiritismo, sob nenhuma hipótese, a figura dessa autoridade religiosa ou sacerdotal espírita para validar uma cerimônia de casamento. Por isso mesmo não lhe pode ser atribuída validade civil exatamente por não ter o Espiritismo uma casta de sacerdotes, nem um celebrante investido de autoridade religiosa.

Precisamos admitir que não é possível ser espírita e, ao mesmo tempo, esposar princípios contrários ao Espiritismo. Vamos pela lógica: se o Espiritismo é uma Doutrina que não admite, por exemplo, o culto de imagens, e se alguém, apesar de ler e compreender a doutrina adora imagens e “crê no fogo do inferno e outros dogmas irreconciliáveis com o Espiritismo, evidentemente não é espírita. Quem assim ainda pensa pode ser simpatizante, mas não é adepto da doutrina"([vii])

Aos fatos supracitados, não queremos radicalizar e afirmar que o espírita não possa realizar uma reunião social fraterna para o evento. Em lugar do sacerdote, terá um amigo que realizará uma prece em favor do casal e, em lugar da Igreja, utilizará os espaços do lar, ou um local adequado para reunir os amigos e familiares. Não deve, em hipótese alguma, utilizar as instalações do centro espírita.

Tudo é uma questão de lógica doutrinária.

2006-08-28 17:51:42 · answer #2 · answered by Filósofo 3 · 5 1

Só pra variar, os crentões vêm invadir perguntas que não são destinadas a eles.

2006-09-04 15:03:38 · answer #3 · answered by Christofer 3 · 3 0

O espiritismo não realiza casamentos, o casamento deve ser apenas no civil.

2006-08-28 17:52:36 · answer #4 · answered by Daniela Coelho 2 · 3 0

no civil, somente!

2006-08-28 17:47:29 · answer #5 · answered by Paulo Henrique 6 · 3 0

ESSE RECADINHO VAI PRA PATTY E UM BOCADO DE GENTE DESINFORMADA

TEM UM MONTE DE GENTE MAL EDUCADA DESINFORMADA E ACIMA DE TUDO O ESPIRITISMO ACREDITA EM DEUS, O MENININHA QUE DISSE QUE ISSO É MACUMBA, NÃO É SO PQ PESSOAS FALAM MAL DE OUTRAS RELIGIÕES QUE VC TEM QUE FALAR TMB, ISSO PRA MIM É FALTA DE CARATER E PERDONALIDADE, QUANDO QUISER DESCUTIR ALGUMA COISA, VÊ SE PELO MENOS TENHA ARGUMENTOS CONVINCENTES, ANTES DE FALAR UMA COISA QUE VC NEM SABE.

2006-09-03 20:47:01 · answer #6 · answered by Gatinha 2 · 2 0

Querida irmãzinha Rafa. Responda-me: "Como transformar uma lagarta em uma águia?"

A evolução não dá saltos.

Querer que religiosos dogmáticos, iludidos com suas liturgias de cleresias inventadas por homens errados e interesseiros compreendam a Verdade sem apegos e sem limitações é muito. Tu não achas?

Quando eclode um pintainho de seu ovo dá-se-lhe fuba como alimento. Depois que ele cresce e torna-se um frangote, dá-se-lhe quirela. Quando ele for adulto poderá receber grãos inteiros.

Não adianta querida irmã querer iluminar quem não queira sair das cavernas escuras do religiosismo formal e viciante. O que os prende lá é o medo. Medo que é aproveitado pelos que comerciam a religião para fazer prosélitos.

Como se Deus fosse um ser raivoso.

São dogmáticos e medrosos.

Exponha tu o que sabes e não te preocupa com os que gritam bobagens. Só não queiras impor. Convida teu irmão para o Caminho da Verdade, uma, duas, três vezes, depois segue teu caminho. Se teu irmão te ofender ou te cuspir, como disse Jesus, bate o pó de tua sandália e deixa-o para trás.

Esta humanidade está cheia de promiscuidade na vida carnal, aqui tu encontras santos e devassos, sábios e ignorantes, amorosos e rancorosos, de todos os matizes.

Esteja sempre pronta a ajudar quem queira ajuda. As vidas ensinam a quem não queira e no momento certo a alma acorda para quanto tempo ficou plantada no caminho sem nada aprender de novo.

PAX! Fiat Lux!

2006-09-03 11:21:09 · answer #7 · answered by Tupã Mirim 4 · 2 0

O casamento espírita é realizado apenas no civil. Para satisfazer a necessidade jurídica da união. Hoje com as novas leis, que reconhecem a união estável entre os casais, nem disso mais necessitamos. Como Jesus, nós espíritas, não realizamos nenhum ritual sacro. Visite uma casa espírita, para conhecer a doutrina e leia as obras codificadas por Kardec para entender sobre a doutrina de amor do Cristo. Abraços fraternos

2006-09-04 22:17:11 · answer #8 · answered by Sônia Sant'Anna 5 · 1 0

Nunca ouvi falar em casamento espírita.Agora tem muitos espíritas que sem casam na católica ou outra.Agora não se apegue a bogagens do tipo "Seu Deus"o "seu Jesus" o "meu Deus" o "meu Jesus".Detestos discutir religião que não leva a nada, mas não há nada mais absurdo que essa colocações!. Ora Deus e Jesus são um só para todos, e com certeza ama a todos nós independente de credo. Cada um que tenha sua religião... mas não a prepotência...E tenho o dito!.

2006-09-03 23:24:48 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Não existe casamento espírita,pois o espiritismo é uma doutrina,portanto,não existe CASAMENTO,mas sim uma benção em comemoração ao fato de um casal se propor a formar família.Sem mais...
Em tempo:Existem outros credos espiritualistas,sejamos ecumenicos,RESPEITEMOS TDOS,ok?Bjocas

2006-09-03 23:24:48 · answer #10 · answered by InsoneQuaseInsana 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers